quinta-feira, 1 de maio de 2008
O Haiti já foi aqui
Durante dias, a cidade de Marabá foi sobrevoada por helicóptero de guerra e suas ruas fiscalizadas por tropas do Exército em treinamento para ocupação, em nome da ONU, daquele estado lamentável chamado Haiti. Foi interessante observar que nossos terrores, diante de toda a ação, permanecem os mesmos desde o golpe militar de 1964que enlutou a democracia e o Brasil por mais de duas décadas.
Em Marabá, uma das sedes do combate à Guerrilha do Araguaia, as lembranças são agravadas ainda pela insegurança generalizada daqueles anos 70, quando nos sentíamos reféns num campo de concentração, cercados de olhos dissimulados mas vigilantes.
Uma vez, numa demonstração de poder bélico, o Exército simulou um bombardeio na Praia do Tucunaré quando, na verdade, ao mesmo tempo arrasava a Serra das Andorinhas, em São Geraldo do Araguaia, sul do Pará, foco central da resistência guerrilheira.
Algumas perguntas ficam desse experimento exemplificativo:
1.quanto custou ao contribuinte esse assustador faz-de-conta?
2. por que aqui, e não lá em caixa-prego, à beira da estrada, onde Ibama, Guarda Nacional e Polícia Federal se esforçam em vão para coibir a bandidagem predadora da fauna e da flora?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário