Pages

domingo, 16 de maio de 2010

Uma pessoa é assassinada a cada dois dias em Marabá

A escalada da violência ganha cada vez mais contornos assustadores. Em Marabá, a cada dois dias uma pessoa é assassinada. Até a última quinta-feira (13) havia sido registrados 92 homicídios, segundo dados de fonte segura ligada ao sistema de segurança pública. Destes homicídios, 80 foram registrados na 21ª Seccional, enquanto que na Delegacia Distrital da Cidade Nova foram registrados 12 homicídios, além de 5 tentativas de homicídios e outras 12 tentativas na 21ª Seccionar Urbana. Se a violência continuar nesta mesma escalada, Marabá deve fechar o ano com mais de 500 homicídios, considerando que a população do município de 200 mil habitantes este índice representa 0,25% que serão tombados violentamente. As estatísticas atuais comprovam que a grande maioria destas vítimas são jovens de até 24 anos, tanto que Marabá figurou recentemente como a segunda cidade mais violenta do país envolvendo jovens na faixa etária de 15 a 24 anos. Um dos casos mais emblemáticos registrados no município envolveu a morte do menor Osmar da Silva Arruda, o Bebê, morto estraçalhado nos trilhos da Ferrovia em Marabá em março deste ano. A maioria dos homicídios envolvendo os jovens, segundo outra fonte tem ligação com o tráfico de drogas. Outros - De outra parte os crimes envolvendo roubos e furtos desafiam a Polícia e causam prejuízos à sociedade. Até quinta-feira (13) foram registrados em Marabá 1.487. Sendo que 998 na 21ª Seccional Urbana e 489 na Delegacia Distrital da Cidade Nova. Vale lembrar que a grande maioria são roubos de motos. Pra se ter uma idéia, pelo menos uma moto é roubada por dia em Marabá. De outra parte a última prisão de ladrões de moto, efetuada pela Polícia Militar, aconteceu há três semanas.(Edinaldo Sousa)

4 comentários:

Anônimo disse...

quer o quê?
Polícia corrupta, de ambos os lados.
Policiais militares envolvidos em esquadrões da morte.
Juízes que não fazem tribunais de juri. Milhares de processos criminais mofando nas gavetas.
Promotores que não investigam os casos mais sérios.
Nenhum desbaratamento das organizações criminais locais, como a de tráfico de drogas e de favores sexuais.
Corrupção nos órgãos públicos municipais.
Existência de caixinhas de arrecadação nas polícias.
E uma sociedade acorvadada, extremamente acorvadada.
Vai é aumentar muito mais com a instalação da ALPA, vai ser dois por dia.
E o governo do estado, o que faz? Apenas distribui veículos, etc e etc.
A Câmara até que espernuu um tempo, depois viu que era pregar no deserto.
Valha-me Deus!
Cruz Credo!

Anônimo disse...

Caro Ademir, a coisa está feia e piorando. E o Supertintendente da PC ainda vem a público (materia no CT alguns dias atrás) dizer que tá tudo bem, dentro das perspectivas.Em 15.05.10,Marabá-PA.

Unknown disse...

Boa Tarde Ademir,

Escrevo em nome de Joel Leite - jornalista responsável pela Agência Autoinforme e pelo site Ecoinforme, gostaríamos da sua autorização para publicar matérias que estão no seu blog.
Por favor, entre em contato com o Joel através do e-mail joelleite@autoinforme.com.br

Muito Obrigada

Juliana

Anônimo disse...

É meu caro Braz, a violencia solapa nossa paz, o Pará virou cenário de velho oeste, por aqui as coisas não são diferentes veja meu caso: A coisa tá selvagem, as vezes acho que voltamos ao periodo Hobbesiano, da guerra de todos contra todos, quando o Estado ainda não existia. Mas, agora que o Estado existe, então ~esta barbárie não pode acontecer... Esta explicação eu dei ao meu filho de 14 anos que voltava da Escola Emilia junto com 4 colegas na Cidade Nova, e foi assaltado, o caso é que não foi a primeira vez, e sim a terceira, ele bem amis jovem presenciou um violento assalto no onibus Marabá Belém, já viu. Já viu assaltantes com a mãe na mira de revolver levarem-lhe carro e pertences na porta de casa na Cidade Nova. isto entre outras coisas...Magoadissimo e triste ele pensou que na proxima pensa em regir, e eu fui explicar~lhe os graves riscos, deixando=lhe claro que cabe ao Estado resolver isto, o cidadão deve ser cuidadoso no ir e vir e exigir do Estado que é o único que detem o uso da força e da violencia legitimos. Meu pupilo muito chateado respondeu:mas mãe esta mulher não manda nada, e eu corrigi ela Não é Estado ela é o governo; e ele Mas mãe, por isso que tá assim, existe Estado, mas sem Governo, É meu filho crexceu, acho que fiz um bom tabalho, pois ele começa a me deixar sem palavras, me fazendo pensar? Temos Estado sem governo? Temos um governo que funcione? Sinto filho, estamos pra fazer o que faz o Chico Buarque: Chame ladrão! Chane ladrão...Resultado esta cronica termina com mãe professora estourando seu orçamento e comprando outra bicicleta que não sei até quando meu filho vai ter...ei por exemplo sóalterei a identidade, mas tu me conehces e adoro teu blogue, desde antes de ele se oficializar Quaradouro... O José Admeir Passou no vestibular, hiatória e veterinária. Ele é cotista do Prouni. Mas só vi o listão... nãotenho contato; Abraço Lisa