Pages

quarta-feira, 30 de março de 2011

Devassa nas casas de Curió, em Brasília

Diversos documentos, um computador e uma arma de fogo sem documento foram apreendidos na manhã de quarta-feira, 29 de março, durante operações de busca e apreensão nas duas residências do oficial da reserva Sebastião Curió Rodrigues de Moura, conhecido como major Curió, no Distrito Federal.
Os mandados foram concedidos pelaVara da Justiça Federal, a pedido do Ministério Público Federal no DF.  Segundo o procurador da República Luciana Loureiro, “as buscas e apreensões são uma tentativa de localizar documentos que possam revelar o paradeiro de corpos de militantes políticos que participaram da guerrilha do Araguaia”.
Além disso, por iniciativa própria, o major Curió prestou, também na manhã de hoje, novo depoimento à Justiça e ao Ministério Público Federal.  Em seguida, o oficial foi encaminhado à Superintendência da Polícia Federal, onde será lavrado um auto de prisão em flagrante por porte ilegal de arma.
Curió foi um dos líderes da repressão à guerrilha do Araguaia (1972-1975).  Em recente entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, ele admitiu que pelo menos 41 militantes foram executados após serem rendidos pelo Exército.
Todo o material recolhido nas operações será encaminhado pela Justiça para análise do MPF/DF.

4 comentários:

Anônimo disse...

Um carrasco da ditadura também denunciou o Curió, ontem no SBT no Programa do Roberto Cabrini.

Anônimo disse...

Como era de se esperar, a "forra" começa bem. Dá-lhe Dilma!!

Anônimo disse...

Curió,

Junto com Brilhante Ustra, também torturador (Ver, Brasil, Nunca Mais), Curió foi um dos mais ativos e "competente", membro do melhor quadro do agentes do SNI. Atuou em várias missões, sempre com incrível sucesso.É condecorado com a Medalha do Pacificador - Com Palma, a maior e mais cobiçada condecoração do Exército. Essa figura, agente secreto,torturador,sabe muito. Por isso, nunca saberemos o que se passou na guerrilha. Nem quem enforcou Herzog, por exemplo.É triste, mas verdade. Curió é exemplo dentro do Exército e abominado por quem defende os direitos humanos.

Anônimo disse...

Não defendo Curió. Mas a que forra se refere o das 14:50 hs.? Aquilo foi tudo "acertado" antes do programa. Jogo de cena. Quem achou que Curió iria fazer alguma revelação/declaração de relevancia se decepcionou. Curió é mestre do disfarce/engodo. Só disse, literalmente, o que não lhe comprometia. E nada dirá. Em 31.03.11, Marabá-PA.