Pages

domingo, 8 de maio de 2011

Eucalipto, não!

Justiça de São Paulo concedeu liminares que proíbem o plantio, o corte e o transporte de eucalipto em cidades do Estado. Pelo menos três municípios do Vale do Paraíba tiveram decisões judiciais que restringem a atividade: Guaratinguetá, São Luiz do Paraitinga e Piquete. Em outros dois, Redenção da Serra e Taubaté, uma ação civil pública para suspensão do plantio foi encaminhada pela Defensoria Pública do Estado. A informação é do Jornal Folha de S.Paulo.
Para o defensor Wagner de La Torre, que entrou com as ações, o plantio de eucalipto traz prejuízos ambientais, como redução no abastecimento de água potável, contaminação do lençol freático e êxodo de animais silvestres. "Há casos em que o plantio é feito em áreas de preservação, como topos de morro", afirma La Torre. Nos últimos anos, as plantações da espécie cresceram em ritmo acelerado pelo país - chegaram à taxa de 720 hectares a mais por dia.
Em Marabá, segundo consta, guarda-se a sete chaves a informação de que um fungo, ou parasita, vem dizimando as plantações uniformes de eucalipto, árvore estranha à biodiversidade florestal da Amazônia. 

Nenhum comentário: