Pages

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Ecos do baile da Alemanha 1

 Chagas Filho, do Terra do Nunca:

A chuva e os Finados (Enquanto)
Enquanto a periferia da cidade se dissolve em meio ao líquido fantasma que emana das necessidades sociais urbanas, numa dança de colchões, sofás, fogões e geladeiras, nadando pela manhã melancólica dos mortos, a Defesa Civil cochila sob edredons aquecidos de despreparo e medo de morrer de frio.
Enquanto a lama desenha rostos de perplexidade num mar cercado de tomadas elétricas e paredes derretidas, molhando até os ossos dos marinheiros, o avião cruza os céus do mundo levando gente que vai mentir na Europa.
Enquanto o plangente solilóquio dos sapos no brejo aumentava debaixo das catacumbas silenciosas e resfriadas, pelo receio de morrer com a boca cheia d’água, a ONG que cuida do sorriso das crianças que não existem enchia seus bolsos imprudentes e fedorentos a vela e incenso.
Enquanto a Transamazônica se gelatinava encaldando carros, motos e bicicletas, numa sepultura gordurenta de isolamento dos 33 cavaleiros do Apocalipse, o dinheiro passeia livre pelo ralo entupido da Criminosa Grota, que mata de vergonha e de cansaço.
Enfim: Enquanto a periferia do mundo real se desmancha, sufocando os pulmões e arregalando os olhos encharcados dos quase mortos, o céu ainda é de brigadeiro no cume da árvore de folhas caídas.

6 comentários:

Luciano disse...

Meu caro amigo Ademir, Se o (des)Prefeito de nossa desafortunada população, o Maurinóquio, é, por assim dizer, irmão bastardo do renomado mentiroso Pinóquio, a pergunta que não quer calar, seria: Quem seria o Gepeto? O Diabo, talvez?

Anônimo disse...

Parabenizo vc Dr.Ademir Braz pela radiografia real desta situação caótica que ora vivemos...e o dinheiro via grota criminosa se esvai via Europa na mais deslavada historia de um premio que nunca existiu, e o município sendo apontado pela revista Veja, como sendo um dos piores do Brasil quando se fala em lixo, esta e a nossa querida Marabá nas mãos do desprefeito.será mentira ou será verdade...que este lixo possa se decompor rapidamente para o bem desta cidade.
Carajaense

Anônimo disse...

Verdade, a chuva torrencial que caiu em Marabá é culpa do Maurino.

Anônimo disse...

O maurino voltou da europa muito sangado com o povo de maraba. Mesmo ele distante representando os na alemanha.
Povo ingrato que não sabe reconhecer a grandeza dos seus atos, sai lhe vaiando so com a pronuncia do seu nome.Não deixaram sua digna representante externar sua mensagem.
com a revolta ele resolveu não dar mais 15% de aumento no pccr para os professores em sala de aula e tambem vetou o aumento de 10% para os professores readptados.
O grande guia do prefeito, o timotinho cabral da semed ao sair da camara disse ,aos seus fieis seguidores"esses vereadores acham que vão mudar o meu plano, estão muitos enganados ,aqui quem manda sou eu"...E assim esta acontecendo, as ultimas noticias na camara e que o prefeito vetou as emendas dos vereadores.
Como ja dizia um companheiro, aquela seção foi um circo montado e nos servidores fomos os palhaços.

Anônimo disse...

Não seja irônico, a chuva que caiu não foi culpa dele, mais a coleta de lixo, e a limpeza de bueiros sim, mais ele vive mais viajando em vez de esta trabalhando.

Anônimo disse...

Ele nao tem culpa da chuva,mais da sua mau Administração, pois esgotos emtupidos ruas sem drenagem lixo nas ruas tudo isto e muito mais, faz parte da incompetência do desprefeito.