Pages

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

A coerência do Salame

No Contrapontomarabá, do Wilson Rebelo, na terça-feira:


João Salame renúncia ao cargo de Vice-Líder do Governo Jatene na Alepa

João Salame não é mais Vice-Líder do governo na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa).
Em ofício ao governador Simão Jatene, datado de 22 de dezembro, o deputado marabaense formalizou a renúncia ao cargo, colocando ainda à disposição de Jatene as indicações que fez para cargos estaduais.
A decisão em afastar-se da vice-liderança do governo, claro, tem relação direta com a atuação do parlamentar na defesa de Carajás e Tapajós.
Depois de confrontar a elite belenense (da qual o governador é exemplo melhor acabado), com análises ácidas que mostram a real situação de penúria do Governo do Pará, Salame realmente não poderia seguir defendendo Jatene sem parecer incoerente.
Em seu ofício, Salame afirma que não entregou o cargo durante a campanha do plebiscito nem imediatamente após para "não criar nenhum factóide que esgarçasse ainda mais" o relacionamento com Jatene.
Fez bem o deputado.
O maior compromisso que precisa ter e demonstrar é com a luta pela criação dos estados de Carajás e Tapajós.
A derrota do SIM apenas adiou o desfecho desta história. Mas, a postura dos líderes políticos e empresariais neste plebiscito (e logo após) ainda precisa ser melhor avaliada.
Salame, por seu empenho, tornou-se líder de um movimento que seguirá latente. Por sua atitude, ao devolver o cargo a Jatene, merece o respeito de todos nós.
Segue a íntegra do ofício de João Salame:

Senhor Governador,


A par de cumprimentá-lo, serve o presente para comunicar a Vossa Excelência minha renúncia à função de Vice-Líder do Governo na Assembleia Legislativo do Pará.
Os recentes acontecimentos políticos envolvendo o Plebiscito sobre a Divisão do Estado tornam insustentável continuar nessa função. Não lhe entreguei o cargo durante o plebiscito e no momento imediatamente posterior para não criar nenhum factóide que esgarçasse ainda mais nossas relações. Permanecer na função, no entanto, seria demonstrar apego demais por cargos, o que não coaduna com minha história de lutas em defesa de uma sociedade mais justa e da ética na política.
Nesta oportunidade quero deseja a Vossa Excelência e à sua família um Natal com muita paz e saúde e um Ano Novo repleto de realizações.
Atenciosanente,


JOÃO SALAME
Deputado Estadual

16 comentários:

Anônimo disse...

Parabens,
Deputado João Salame.
Paulo Silva

Paulo Pereira disse...

Caro jornalista Ademir Braz.

Sem dúvida nenhuma a atitude do Deputado João Salame o credencia a merecer cada vez mais o apreço dos que sonham com a volta da ética à politica e à sua prática como a arte de servir aos outros e não a si mesmo.Aliás, o Deputado João Salame é o único em Marabá que possui um projeto politico, todos os outros se movem ao sabor dos acontecimentos, são fruto das circunstancias.Ele só necessita libertar-se do apego ao nepotismo e deixar de querer impor a sua mulher como politica.No dia em que ele decidir formar um grupo politico e fazer um projeto para Marabá, eu e muitos, estaremos com ele.

Anônimo disse...

Fez valer sua opção!
Ganhou muito na sua defesa do estado de carajás.
Parabéns!

Raimundão disse...

Ele fez isso, para agradar o eleitorado do Sul do Pará, pois é onde ele tem votos, porque lá na região metropolitana de Belém e norte e nordeste do Estado, tem nada pra ele.

Política é isso aí.

Anônimo disse...

Marketing é o resumo da ópera orquestrada por ele e a trupe que queria, mesmo sabendo que não ia dar certo, dividir o Pará. Mas mesmo assim usaram esse "facto" visando somente os dividendos eleitorais que isso poderá lhes render daqui pra frente. São maquiavélicos. Ele agora quer aproveitar os holofotes e se apresentar como a opção certa à prefeitura. "Afinal fui eu que teve coragem de dar a cara a tapa", dirá. Tião que abra o olho, pois na política esses "factos" contam muito, já o que os mandatários dos partidos querem são nomes festivos sem nenhum compromisso com o eleitorado. Esse é o perfil. Jatene e sua trupe não são diferentes. Vai que dão uma doideira e apoiam a Salame em Marabá, deixando Tião na beira da estrada, sem eira nem beira?! Salame parece estar apostando nisso, por isso esse estardalhaço todo, querendo agora ser o Dom Quixote do Sul do Pará. Apenas supondo que fosse eleito com o apoio de Jatene, continuaria serviçal igual os outros. Esse filme já passou na globo uma dúzia de vezes, mas eles insistem, todo ano, em dizer que é inédito. Marabá tem jeito não. É daqui pra pior. Poder, poder, poder é a meta. Agora, quem quiser que brinde e comemore a opção. O CÉTICO.

Anônimo disse...

Vanos continuar a luta pela criação dos Estados de Carajás e Tapajós e precisamos de politicos que não estejam atrelados a este governo que ora só nos tem relegado a propria sorte.Sua atitude João Salame foi de uma pessoa equilibrada e que não esta a ser puxado pelo beiço como muitos que ai estão parabens.Estamso com vc SIM Carajás
Feliz 2012 para todos.
Marabá Melhor.

Ademir Braz disse...

Ao das 09:18:
Pelo visto, ao aconselhar Tião a "abrir o olho", você já o tinha como candidato eleito e que Salame tornou-se uma ameaça.
O Salame já foi prefeito, ou teve seu desempenho em administração pública questionado por incompetência ou improbidade? Não. Então você o está pré-julgando até porque nao tem coisa alguma a assacar contra ele, nesse terreno.
É pura especulação sem fundamento.
Já Tião Miranda foi afastado duas vezes por improbidade da prefeitura, à qual ele quer voltar. E se o Tribunal de Contas da União ou do Estado funcionassem, ele não voltaria de jeito algum porque teria suas contas condenadas e seria impedido de reeleger-se por um bom tempo.
No caso de Carajás, Tião OMITIU-SE e ainda manifestou soberba: "Só arrecado para minha campanha".
Salame, ao contrário, foi à luta. E se deu bem. Com ou sem marketing (recurso indispensável por qualquer político). Isso é crime? Não é. Crime é omitir-se nos momentos decisivos da história de um povo ou uma região.
Por favor,não me tenha por eleitor do Salame ou desafeto do Tião. Pessoalmente acho que precisamos de administradores centrados na administração pública e não no aventureirismo político.
Mas não posso negar a Salame o direito de concorrer à prefeitura de Marabá, se ele acha que tem respaldo para isso.

Anônimo disse...

Ademir, você é um sujeito engraçado ao extremo. E antes que você repita, quero dizer que nunca votei ou votarei no Tião. Não sei mesmo a diferença entre os dois que já foram quase carne e unha não faz tanto tempo. Em 2010 você publica uma matéria dando conta de que a esposa de um "suposto" assessor de certo deputado estadual e candidato a reeleição teria sido presa pela PF, portando uma bolsa com uma bagatela perto dos 13 mil reais em espécie, sob a acusação de está comprando votos. Bom, ela poderia estar comprando votos pro Obama, fazendo isso com o próprio dinheiro e por conta da ideologia dela, não é? E agora você vem dizer que "precisamos de administradores centrados na administração pública e não no aventureirismo político". Pra mim quem compra voto não tem respaldo moral nenhum, e colocado na balança não pesa mais ou menos que qualquer aventureiro. No caso me refiro a "Obama". Não se ofendam os pelegos de plantão, por favor. Mas se a população quer endossar, que fique a vontade. Os EUA é um grande país. O CÉTICO

Ademir Braz disse...

Peraí, peraí, cético! Eu não estou te indicando este ou aquele candidato. Nem o Obama (eu preferia o Bin Laden. Quando te digo ue precisamos de administradores enão de aventureiros, não significa que estou indicando qualquer um desses nomes mais em evidência atualmente (enquanto não surge uma alternativa possível e mais qualificada). E não tenho nada a ver com dinheiro na bolsa, nem com compra de votos. Caixa 2 é com o Maurino!

Anônimo disse...

Caros é coerente pensar que não podemos apoiar A ou B por falta de melhor opção para ser governantes de nossa cidade. É preferivel fazer análise critica, ou entrar na politica( voces podem) do que apoiar por falta de opção. João Salame para mim é um articulador e tem claro em seus propositos a prefeitura de marabá, a qualquer custo e Tião da mesma forma. Sendo certo que tanto um como o outro representam a oligarquia desta nossa terrinha. PS; sem panelinha.

Wesley Zenóbio de Souza disse...

Ô Anônimo das 9h18, pois bem, você, que é o sabichão da política local, o analista nota 10, o catedrático no assunto, aponte uma solução, diga o que todos devemos fazer. Vamos, vamos lá... Sugira, aponte os caminhos as saídas... Ah, mas, antes, saia do anonimato, mostre a cara, assim, escondido, você não vao começar a mudar NADA!

Anônimo disse...

Pelo teor do bilhete já se vê que Salame ta jogando pro público, ou melhor, pro voto. Ta muito piegas, populista e heroica a cartinha. Não podemos esquecer que Salame criou e coordenava o tal G8 no governo de Ana Júlia, que jogava conforme a conversa ao pé do ouvido com a governadora. Agora virou santo? Entendo que nesta hora mais que nunca Mba e nossa região precisava de um deputado com força pra poder cobrar melhorias pra cá, se reclamamos de falta de força política, a atitude de Salame de trocar a vice-liderança pela tentativa de eleição em Mba mostra-se egoísta e prepotente. Infelizmente nosso Carajás ainda não se concretizou, o que exigia para o momento lutar por mais espaço na estrutura do estado, e não o contrário como fez nosso deputado em troca de seus planos pessoais.

Anônimo disse...

Engaçado, se o Salame não renunciasse a vice-liderança do governo e continuasse apoiando o Jatene, iam chamar ele de traíra. Agora, o cara renuncia e é chamado de oportunista...vai entender.
De qualquer forma, meus parabéns ao Salame. Estou mudando minha postura com relação a ele.

José Almir Soares

Anônimo disse...

Parabens JoÃO! Só de ter a corágem que o Tião não tem, você já conquistou um monte de duvidosos. Você provou que sabe o que é HONRA.

KIABO

Anônimo disse...

Caro Wesley, o problema é esse é esperar que os outros digam o que façam, como sujeitos politicos podemos propor tranformações, pensar do micro para o macro,entrar nas lutas e causas pode ser uma das formas de conhecer nossas mazelas e assim cobrar coletivamente uma mudança. PS: sem panelinha!

Anônimo disse...

O joão ttta fazendo cena, se a intenção era se desligar, cortar relações, a primeira coisa a fazer era devolver todos os cargos e DAS que ele deu para os cabos eleitorais, irmãos e amigos.
Oque ele fez?fez uma cartinha muito mequetrefe, sem muita conviquição esperando o governador chama-lo para a conversa.
Esse jogo ele fez com a ana julia e nunca abriu mão dos cargos dado pelo governo.
Na verdade ele deseja usar essa onda do carajas para melhorar sua votação aqui em maraba.