Pages

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

O MP e a sociedade

A propósito de comentário recente postado neste blog sobre o MP, do qual discordo inteiramente, vale transcrever o que disse o promotor José Maria Costa Lima Jr., titular da 9º Promotoria de Direitos Constitucionais Fundamentais, Defesa do Patrimônio Público e Moralidade Administrativa:

“O Ministério Público é uma instituição vocacionada para a luta em defesa dos mais relevantes valores sociais, sendo formado por diligentes e dedicados membros  que procuram diariamente servir à sociedade, ajuizando e atuando mas mais diversas ações civis e criminais, nos mais variados trabalhos extra-judiciais e, ainda, dando exemplos marcantes de probidade, honra, garra e dedicação aos que nos procuram e na luta contra os mais poderosos que agem à margem da lei.
Logo, o desmonte do perfil constitucional do Ministério Público nos preocupa, e já está em marcha há algum tempo, e nisso se empenham poderosos criminosos, independentemente de coloração ideológica. Tentam calar a imprensa, calar o Judiciário, manipular o Legislativo e acuar a sociedade. Assim, resta refletir: a quem interessa um Ministério Público letárgico e subserviente? A quem interessa um MP inerte e omisso?
Por isso, precisamos defender nossas garantias constitucionais em diversas frentes, inclusive no legislativo e na formação de opinião nas academias jurídicas, mas principalmente prestando um serviço cada vez mais eficiente para nossa sociedade.”
(Promotor de justiça José Maria Costa Lima Jr., promovido pelo critério de merecimento a titular da 9º Promotoria de Direitos Constitucionais Fundamentais, Defesa do Patrimônio Público e Moralidade Administrativa, em pronunciamento em nome também das promotoras Maria da Penha Mattos Buchacra Araújo (sua colega na 7ª Promotoria) e Helena Maria Oliveira Muniz, esta na 11ª Promotoria de justiça da Infância e Juventude.) - Do blog de Franssinete Florenzano

4 comentários:

Anônimo disse...

Dr.Jose maria, o seu discurso é lindo mas e a corrupção em marabá? que vem crescendo e acontecendo a luz do dia como fica? por falta de punição cada vez mais o grupo que assalta nossa cidade esta mais faminto.
Nos precisamos de MP,ativo,comprometido com a justiça, transparência e aplicação dos recursos com probidade,um MP que se adiante aos fatos, pois nos sabemos que dinheiro desviado nunca mais volta para educação, saúde,saneamento.
Infelizmente DR.Jose Maria a historia que esta sendo contada hoje é muito diferente do seu discurso.
Queremos aqui em marabá um MP pro ativo , defensor, que cumpra com papel constitucional e não seja Igual MP/ marabá, omisso, tíbio e indiferente as denuncias de corrupção.

Anônimo disse...

Ô das 14:40 hs., tens razão. Os digníssimos Juízes/Promotores, pelo colocado em suas defesas, dão a entender - e parece ser o mais plausível - viverem em outro país, em outro estado. Se os provocam com denuncias solicitam provas. Ora, quem pratica qualquer tipo de crime, lógico, procura não deixar rastros (provas), principalmente os de "colarinho branco" protegidos pelos cargos que ocupam e etc...Ora, amigos, é justamente o trabalho que se impõem aos magistrados. Aquí em Marabá, o prefeito faz-e-acontece e permanece na PMM. Falhas ? Sim. De quem ? Minha é que não é. Em 01.12.11, Marabá-PA.

Anônimo disse...

Queríamos ver o Ministério Público se manifestar e pedir a prisão dos senhores que saqueiam o dinheiro público e se colocar a favor da legislação mesmo que contrarie o governador, o prefeito ou o presidente. No entanto nem sempre temos promotores zelosos como o Drº José Maria. Acho que deve haver uma maneira de extirpar do judiciário aquelas figuras que não zelam pela legaligalidade e boa imagem do MP, nos Estados Unidos os promotores são eleitos pela comunidade a que servem.
Fatos recentes vem nos fazendo duvidar da vocação do MP para a luta em defesa dos mais relevantes valores sociais, da formação dos diligentes e dedicados membros, e de sua servidão à sociedade na atuação nas mais diversas ações civis e criminais.

Anônimo disse...

Juiz, promotor, coronel, delegado e outros figuraças da administração pública, salvo as raríssimas exceções, não vem à Marabá pra trabalhar, vem pra ficar ricos.

ARNALDÃO