Pages

sábado, 7 de janeiro de 2012

Acidente é fruto do descaso com a Transmangueira

No Correio do Tocantins on line


07/01/2012
 Manifesto por quebra-mola fecha "Transmangueira"

O trecho de 900 metros da Avenida Transmangueira que corta o Bairro Santa Rita, na Marabá Pioneira, e às margens do qual vivem cerca de 200 pessoas, foi de meia volta na manhã de ontem, sexta-feira (6). É que os moradores da localidade resolveram, de uma hora para outra, interditar a via, fazendo um verdadeiro fogaréu a céu aberto, com paus, pneus e restos de móveis. Eles exigiam a presença do poder público e a colocação de quebra-molas no local.

Quem pretendia passar da Velha à Nova Marabá ou vice verso, pela Transmangueira, teve de queimar gasolina em ao menos 14 quilômetros de “passeio” forçado, pegando a Rodovia Transamazônica (BR-230), o que deixou muitos condutores irritados.
O agente de trânsito Ademar Dias esteve na local do bloqueio e declarou à Reportagem que os moradores estavam com razão em fazê-lo, já que ao longo da história da Transmangueira muitas vidas foram perdidas por excesso de velocidade. “Temos consciência de que é preciso sinalização no local”, reconheceu o agente do DMTU.
HORÁRIO DE PICO
O ponteiro do relógio marcava 8 horas, vários condutores precisavam chegar a seus destinos, e trabalhadores, a seus postos. Filas de carros se formavam de ambos os lados da pista, mas ninguém passava pela fogueira extemporânea que tomava os cinco metros de largura da pista, nas proximidades de uma náutica.
A motociclista Maria Aparecida ficou superchateada e não concordou com a atitude. “Isso não resolve, só atrapalha a vida das pessoas. Os manifestantes deveriam reivindicar diretamente à prefeitura, e não prejudicando os outros”, reclamou.
Natanael Fernandes, motorista, desabafou: “Tá tudo errado”. Por quê? Ele indica. “Eles deveriam queimar tudo na porta da prefeitura ou do DMTU. Fazer uma coisa dessas numa via tão importante e em horário comercial não tem mesmo como apoiar”, indica.
Por outro lado, seu Ciro Antônio da Silva, morador da beira da Transmangueira, intitula-se “vizinho da morte”, por já ter visto de perto três acidentes e quatro pessoas se acabarem na avenida devido à falta de sinalização. Apoiador incondicional da manifestação, ele reivindica quebra-mola para o local.
QUEBRA-MOLA RESOLVE?
“Queremos faixa de pedestre, sinalização e quebra-mola. Enquanto não tivermos, vamos protestar até que as autoridades se sensibilizem”, reclamou a vizinha dele, Neci Lima.
Para Oswaldete Barbosa dos Santos, quebra-mola não resolve a falta de educação no trânsito nem breca velocidade. Para justificar, ele lembrou as quatro lombadas feitas pelos moradores no trecho da avenida na Nova Marabá as quais não foram suficientes para evitar que o cantor Marcelo Mohry e um amigo fossem atropelados e perdessem a vida. “Os moradores deveriam procurar o poder público e resolver isso porque, da maneira como estão fazendo, acabam atrapalhando a vida de quem quer e precisa trabalhar”.
“É uma palhaça. Fazer protesto a esta hora, no meio da rua. Por que não vão fazer isso lá em frente à prefeitura? Aqui, problema nenhum vai ser resolvido com quebra-mola, mas sim com a colocação de um semáforo, para reduzir acidentes”, gritou um motoqueiro, irritado por não conseguir passar à Nova Marabá, tendo de dar meia volta à Velha Marabá para pegar a Transamazônica.

10 comentários:

ANdre disse...

Ademir,
Isto é uma questão de planejamento habitacional e de trafego. Quando da construção da Transmagueira pelo entao "Tiao Dinamite, O Bionicao" não houve planejamento e nem preocupação com a ocupação desordenada dos moradores que por outro motivo, que é cultural, querem construir suas ediculas ao lado da pista. Neste caso o poder publico foi omisso nestas ocupações. Agora lá virou um Deus nos acuda.
Marabá sem planejamento vai virar um CAOS.
Agora pra resolver o problema de lá é só chamar o pai do menino, o deputado Tiao Miranda, e pedir a ele uma emenda para sinalização horizontal, vertical, luminosa com sinal intermitente e passarela para os moradores.
Quebra-molas não resolve o problema.

Anônimo disse...

Maulino,cria juizo e demite o Araújo, senão cada vez mais caos vai aumentar no nosso transito.Pois, o mesmo só entende de fazer farra,junto com o lapeta.Te cuida Maulino!MPF,MPE neles!

Anônimo disse...

Adémir, concordo plenamente com o ANdre das 15:37, e com o das 15:58.O planejamento é de fundamental importância em tudo,principalmente no nosso caso aqui de Marabá, pois a migração é grande e nossa estrutura não tem suportado. Agora suportar incompetentes à frente desses grandes desáfios, aí amigo,vai além do suportável, o graú de inconsequência e de iresponsabilidade do desprefeito com os Marabaenses(da gema ou adoção).Reitero, o que disse o das 15:58, demita o (cel)aposentado Araújo, pois as suas farras são bancadas com a influência do cargo que ocupa,ao lado do preguiçoso e ocioso, que engana todos de quem ele se aproxima, o tal lapeta.Portanto será importante que o MPE,MPF se manifestem, pois Marabá, está no fundo do poço.Um abraço, Adémir!

Anônimo disse...

Amigos,certissimo o das 15:58,pois o pijameiro aposentado" araújo" jamais, deveria assumir cargo algum aqui, mais sabem quem nos deu esse despresente, ele mesmo Tião Miranda,deixou para o desprefeito esta peça de museu. Também, lembro aos amigos que o malcarater do lapeta,só tem causado danos a Marabá,junto com esse elemento"Araújo". Com a palavra o Dr. Libio Matos(ex-superentendente do INCRA Marabá)uma das vitimas do pilantra lapeta.Aliás, para quem não sabe "lapeta" é nimguém mais,nem menos que o talWilson Paixão.Agora, vc pode tirar suas conclusões!Dr.Adémir,precisamos apelar aos Ministerios Publicos,Federal e Estadual,para que façam alguma coisa,pois o mandato do desprefeito já começou o seu final.Que bom sería,se a Ordem dos Advogados do Pará(Marabá)entrassem nessa questão,como em tantas outras.Abraços,Dr. Adémir!

Anônimo disse...

O ausente deputado Tião, não bastasse ser contra a criação do estado de carajás e nõa trazer ou lutar por nenhum recurso para essa região. tem o desplante de talvez, ser eleito prefeito e dar vacância em seu cargo de deputado. dando a vaga para alguem que não representa nossa região. Por que não esperou e se candidatou apenas para Prefeit? Ao invés disso, tirou, de certeza, uma vaga para para que outra pessoa nos representasse na assembleia legislativa. Isso é que é olhar só pro próprio umbigo. Marabá não merece isso!

Anônimo disse...

O que sabemos é que Marabá não tem e nunca teve uma politica seria ou avacalhada de engenharia de trafego. Quem a faz, de qualquer maneira é a empresa única que realiza as sinalizações sem o menor critério tecnico. O Comandante Araujo, infelizmente é um ignorante em relação a engenharia de trafego, onde apenas sempre houve a politica da arrecadação e da propina dos agentes contaminados. Uma pena. Está na hora, pelo porte de Marabá, de se criar um departamento de Transporte, com técnicos em engenharia de trafego, criando um sistema binario de transito nas ruas, para melhor escoamento de veiculos, desobistrução de calçadas para pedestre que ora é ocupada por veículos ora por comerciantes, onde todos se acham donos de suas calçadas!
Um absurdo.

Anônimo disse...

Meu amigo de 8 de janeiro de 2012 14:44, a OAB - Odem dos Advogados do Brasil, subseção Marabá é presidida por Junior Araldo, que por sua vez tem defendido sistematicamente Maurino em suas causas criminais, e não são poucas. Junior tem se valido do anonimato, atraves do advogado, bom por sinal, de nome... Esqueci o nome. risos. Em resumo de opera a OAB em Marabá é inexistente para tudo, não so pra isso.Vc ja viu ou ouviu alguma ação da OAB em Marabá defendendo interesses dos cidadãos??

Luís Pinheiro disse...

Está tudo errado, apenas uma empresa asfalta, apenas uma empresa sinaliza. Que monopolio doido é esse? O pior de tudo que aplicão dos serviços é de terceira "catiguria". E nós, otários de plantão, engolimos seco. O Tião asfaltou muito, mas com um asfalto tão ruim, que antes de inaugurar ja precisava de recuperação. O Maurino está querendo aplicar um tratamento asfaltico, dizendo que é asfalto, até é, mas... Seja o que Deus quiser!
Marabá nunca teve serviços bons, nem digo otimos. As sinalizações aplicadas pela empresa monopolista desse serviços aplica faixa de pedestres em lugares menos provaveis, orientado por sabe lá quem, onde uma semana depois a pintura ja começa a apagar. Meu Deus é tudo na cara limpa que se chega a desacreditar em tudo, até na "Galinha Pintadinha".
Maurino, vez estacionamentos nos canteiros centrais da VP-08, mas sua utilização esta sendo para depósito e mostruário de veículos de lojas das imediações, que vendem carros novos e usados.
Para nossos vereadores micionarios, OPS, mecenários! Talvez vocês não saibam, mas existe um Plano Diretor em Marabá, validada por Lei Municipal onde vocês, caros legisladores, votaram sim, e o prefeito sancionou. Então ja pensaram em dar uma olhadinha nas diretrizes do Plano Diretor? Vocês veram que ele está sendo violentado de uma forma tão violenta e desrespeitosa, onde a diginidade dos teus eleitores marabaenses está lá no chão. Pessoas morrem por causa disse. Como? Imagina um comercio grande, onde se usa a calçada como estacionamento, onde os pedestres têm que trafegas em vias de veículos para transpassar esses obstáculos, e volta e meia um é atropelado. Vocês querem 3 exemplos? Medical Center, Folha 26; Big Bem, Folha 26; Extrafarma, folha 32; Toyota Canopus Folha 32; Hi, já passei de 3. mas de vocês nobres vereadores andarem ao longo da VP-08 verão muito disso. Então cobrem a execução de construção de estacionamentos na área da própria empresa beneficiada, e vão junto ao executivo cobrar punição aos motorista que estacionam em calçadas, pois marabá já está unsuportavel andar!

Anônimo disse...

Amigo,de 9 de janeiro de 2012 19:06,esperar qualquer ação,por parte dos tais vereadores, é no minímo meu caro das 19:06,acreditar que o mar vai virar sertão.Portanto, a única ação que devemos esperar, é dos MPF,MPE, uma hora eles vão agir.Abs

Roberio Maia disse...

Marabá está retroagindo de uma forma grotesca em todos os aspectos. Coisas indignas ao ser humano, agora são fatos banais, do nosso cotidiano. Causa disso é a corrupção desenfreiada. Vereados com etiqueta de preço na testa, judiciario comercializando senteças e liminares, e, os poucos, que tentam mudar a situação, se sentem impotentes, por que sabem que suas ações, de uma forma ou de outra, lá na frente, serão colocadas em uma gaveta. Pior de tudo, o povo não tem mais poder de reação, de gritar. Só um apocalise para nos redimir de tanto mal. Ou como na música de Chico Buarque, aqui passar um zepelim e destruir tudo, mas temos Geni demais na camara dos vereadores para cederem seus corpos ao comandante do zepelim!