Pages

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Prefeitos denunciados por crime eleitoral


O Ministério Público Federal no Pará, através do Procurador Regional Eleitoral, Daniel Azeredo Avelino, encaminhou denúncias ao Tribunal Regional Eleitoral, acusando a prefeita de Altamira, Odileida Maria de Sousa Sampaio, e o prefeito de Itaituba Valmir Clímaço de Aguiar por crimes eleitorais na eleição de 2008.
Odileida Sampaio, o vice prefeito, Silvério Albano Fernandes e o candidato a vereador Francisco Eduardo da Silva teriam oferecido uma doação no valor R$ 20 mil em troca de apoio político. O dinheiro captado ilicitamente seria para construção de três piscinas no Grêmio de Cabos e Soldados de Altamira, em troca de divulgação da candidata junto aos sócios.
De acordo com a denúncia encaminhada ao TRE-PA, Francisco Eduardo Modesto da Silva e Osni Alves dos Santos também estão envolvidos no crime. Eles foram os que receberam o dinheiro. O MPE enviou notificação a cada um pedindo esclarecimentos em quinze dias, a partir da data de recebimento da denúncia.
Em Itaituba, o prefeito Valmir Climaço de Aguiar e mais cinco pessoas também foram denunciados ao TRE. O então candidato a prefeito, Valmir Climaço, estaria envolvido com emissões fraudulentas de títulos eleitorais. A primeira denuncia teria sido feita por uma funcionária da prefeitura cedida ao cartório eleitoral do município. Valmir também é acusado de oferecer empregos na prefeitura, para parentes dos funcionários do cartório eleitoral, caso esses funcionários expedissem os títulos eleitorais fraudulentos. Ele é caracterizado na denúncia como mentor do crime e maior beneficiado.
Outros quatro envolvidos no crime eleitoral em Itaituba são Sidney Vieira, Márcia Maria Vieira, Antônio Ricardo Tapajós e Delma Bessa Martins. Eles inseriram declarações falsas em documentos públicos com objetivo de benefícios eleitorais.

2 comentários:

Anônimo disse...

Sr. Adémir, essa Odileida e o prefeito seu marido Tarcisio,deveriam estar na cadeia a muito tempo. Eles e o sócio Epitácio esposo da Vereadora Mercez,estão rícos,são proprietarios de quatro grandes fazendas e criam aproximadamente 8.000 Boís pra corte. Possuem também, muitos imoveis em Belém,Fortaleza e Natal.Tá demorando muito, a sua cassação e prisão.

Anônimo disse...

Meus amigos, a coisa aqui em Altamira,é caso de policia mesmo,os vereadores são todos comprometidos.Aqui existe o mensalinho,coordenado pelo marido da prefeita " TARCISIO"que segundo fontes,todo dia 11 de cada mês, é repassado 5.000,00 pra cada malvereador. Quem lava todo dinheiro, é o marido da presidenta da câmara, vereadora Mercez,com notas frias de suas empresas.