(Foto: Mario Quadros/Arquivo)
As tropas de segurança já estão no Pará desde o ano passado para evitar conflitos agrários com ameaça à vida de líderes ambientalistas. No final de agosto, o governo federal autorizou a manutenção da Força Nacional de Segurança Pública nos estados do Pará, de Mato Grosso e da Bahia.
PORTARIA
PORTARIA
A Portaria 1.884, publicada no Diário Oficial da União, e assinada pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, estabeleceu 60 dias para a permanência das tropas, prorrogáveis por mais 60. O objetivo é que a Força Nacional garanta a segurança devido a conflitos indígenas nos três estados. É este efetivo que vai cuidar da segurança nos municípios durante as eleições.
Segundo o TSE, em 2008, as tropas federais foram enviadas para 135 cidades, em 13 estados. Já em 2010, o número saltou para 257 municípios, em 12 estados. A solicitação de contingente federal para segurança é requisitada, primeiramente, pelo juiz eleitoral ao Tribunal Regional Eleitoral.
Caso o órgão julgue procedente o pedido, a requisição segue para o TSE, que fará nova análise. Aprovado o pedido, o TSE encaminha a solicitação para a Presidência da República, que autoriza o envio dos militares.
(Diário do Pará)
Nenhum comentário:
Postar um comentário