Pages

sábado, 22 de janeiro de 2011

Giordano Bruno


Giordano Bruno (1548-1600) era astrônomo, filósofo e matemático, importante pelas suas teorias sobre o universo infinito e a multiplicidade dos sistemas siderais, no que rejeitou a teoria geocêntrica tradicional e ultrapassou a teoria heliocêntrica de Copérnico que ainda mantinha o universo finito com uma esfera de estrelas fixas.
Intelectual de vanguarda e iconoclasta, foi assassinado pela Igreja Católica, durante a Inquisição Romana.   
“Foi, sem dúvida, um pioneiro que acordou a Europa de um longo sono intelectual
Ele cunhou a frase "Libertas philosophica", o direito de pensar, sonhar e filosofar, e foi martirizado devido ao seu excessivo entusiasmo. A idéia do universo infinito foi uma das mais estimulantes idéias do Renascimento”, diz dele o estudioso Fábio Santibánez Merino (Lógica transfinita e conocimiento complejo).
Por essas coisas dei a meu filho o nome desse mártir da ciência e da filosofia
Meu Giordano Bruno ( aí na foto, ele tinha 13, hoje tem 17 anos), que nesta sexta-feira teve o nome no listão de classificados da Universidade Federal do Pará (UFPA) para o curso de Bacharelado em Sistemas de Informação. O desejo dele.
Escrevo esta nota às 02:50 da madrugada de sábado (22/01), porque durante todo o dia a emoção causou-me angústia, inquietação, alegria, a pressão arterial - sempre alta - quase bate nas nuvens juntamente com meu coração.

Eu amo meu filho.
Profundamente.

15 comentários:

Prometeu Liberto disse...

Parabéns a você e ao filhão, amigo. Que ele possa entender desde cedo o quanto pode fazer a diferença neste mundo, e busque por isso.

Grande abraço.

Marcus Almeida.

Andre Ribeiro disse...

Caro Ademir,
Parabens a vc e a seu filho que trilhou esta empreitada dificil.
Tambem tenho um filho, adotado, que se parece muito com o seu. Tomei até um susto quando vi a foto. As aparencias sao entre eles me impressionaram.
Tenho um outro filho tambem e crio ambos com a mesma igualdade de direitos e deveres.
Sempre ensinei ou instrui para o bom caminho (coisas de pai - vc entende) pois neste mundo e na nossa cidade queremos o melhor para eles como foi para nós.
É por isto, acredito, que vc Hiroshi, Ulysses, Laercio e outros tentam lutar por uma Marabá melhor. Sem corrupção na politica, bons constumes dos municipies, entre outros.
Mais uma vez desejo a seu Giodano muito sucesso e ele deve saber que a empreitada é dificil, pois sou filho de tocador de burros dentro deste marabá e de dona de casa com muito orgulho. Hoje sou empresrio e tenho orgulho d efalar de minhas origens e de meus pais o que fizeram para estar onde estou.
Sempre me ensinaram que o conhecimento é uma coisa que ninguem tira de vc; somente Deus. Vc tendo conhecimento vc conhece o mundo atraves da leitura.
Espero em Deus um dia lhe falar a mesma coisa a respieto dos meus.
Abraços.

Telma Christiane disse...

Parabéns Ademir, Giordano estudou com a Amanda em alguma série que não me lembro mais, ela está indo embora cursar veja só, Jornalismo na Unama, um curso que sempre sonhou, eu dei meu total apoio, e realmente ver o nome de um filho no listão dos aprovados é uma emoção que não tem preço.

Ulisses Silva Maia disse...

Parabéns Giordano, parabéns Ademir. E Ademir, não esqueça de dizer a ele que o conhecimento na Universidade se constrói mais por nossas buscas e pesquisas do que propriamente pelas aulas. Com as perspicácia que acredito que tenha herdado do pai, ele logo saberá diferençar conhecimento de pseudoconhecimento. E sei que o Derze estará lá para recebê-lo. Um forte abraço. Ah, e fala pra ele só ir ao Tapiri para bater papo com o Derze, e não para se divertir em um velho e bom bilharito que lá se encontra. Mais uma vez, PARABÉNS.

Adir Castro disse...

Parabéns aos dois e principalmente a você Ademir. Você sabe que atualmente são raros os filhos que dão alegria aos pais.

Diante dessa benção, só tem mesmo que agradecer a Deus.

Sucesso ao Giordano Bruno.

MARICOTINHA disse...

Parabéns ao meu enteado (rsrsrsr) e ao paizão. Que ele seja bem sucedido na vida acadêmica e profissional. Ainda tá rolando cerveja???

Anônimo disse...

Parabéns! o sucesso dos nossos filhos representam felicidade e realização dos pais.
Eu sentir essa alegria no ano passado quando meu filho passou para engenharia civil na federal.
Parabéns pra vc, Helena e giordano.

Anônimo disse...

Parabéns, Pagão, meu caro beletrista e imortal, a você e ao Giordano Bruno. Que ele seja tão bom e competente na carreira para a qual agora vai se preparar quanto você com as palavras!
Um grande abraço nos dois!

Ademir Braz disse...

Maricotinha, donzela,você bebe água?
Eu, não! Conselho da minha pediatra.
Um dia, ela me recordou que nasci numa enchente, passei infância e pré-adolescência correndo de enchente, meu corpo físico era só carne encharcada.
Por isso, que eu bebesse cerveja, até por questão de independência em relação à água da Cosanpa.
Tenho um e-mail: ademirbraz@hotmail.com
Quando você quiser tomar umas, me informe. Vamos falar de tudo! Principalmente da vida alheia.

Ademir Braz disse...

Amigos:
passei a tarde com Giordano, e a companhia sempre adorável da doutora Idelma Santiago. Almoçamos na orla, tomamos sorvete, passeamos nas ruas.
Caro Ulisses, Giordano não tem vícios. Eu tenho alguns e isso já nos basta. Sim, vou apresentá-lo a nosso amigo Derze, gente finíssima e que eu gosto muito. Nossa amizade, desde os tempos de campus, só cresce. Giordano seguramente será acolhido por aquela alma santa.
A todos os amigos e leitores, minha gratidão pelo afeto e carinho para com meu menino.

Plinio Pinheiro Neto disse...

Amado amigo e colega.

Quero parabenizar-te e ao Giordano Bruno, pela bela vitória.Sem dúvida alguma o conhecimento é o maior patrimônio que se pode deixar para um filho, pois os bens materiais podem desaparecer a qualquer momento, ele porém permanece.A Palavra de DEUS nos diz que nossos filhos são herança DELE e o Giordano Bruno é uma bela parte desta herança que ELE colocou em tua vida, para alegrar-te e encher-te de um justo orgulho.Que DEUS abençoe voces todos e que o caminho do Giordano Bruno seja preparado por Aquele "que tem Seus olhos sobre o caminho dos homens e vê todos os seus passos".
Um grande abraço do amigo e colega

Plinio Pinheiro Neto

Anônimo disse...

Parabens Demir, à você e ao pimpolho, diga à ele que cada vitória em nossa vida é apenas mais um passo em uma história a qual somos nós mesmos os responsáveis por elabora-la. Um abraço duplo, CEBINHO.

Ademir Braz disse...

André Ribeiro, você pode entrar em contato comigo?
ademirbraz@hotmail.com

Dr. Valdinar Monteiro de Souza disse...

Parabéns, Pod.'. Ir.'. Ademir, e estimado Sob.'. Giordano Bruno, pela classificação no vestibular! Foi bom, muito bom, Giordano, ver seu nome no listão publicado pelo "Correio do Tocantins"! "O SENHOR te abençoe e te guarde" (Nm 6.24).
Alegro-me com vocês.

Anônimo disse...

Com certeza ademir. Vou me apresentar pessoalmente a vc!!!
Abraços.