Pages

quinta-feira, 17 de março de 2011

Rastros da destruição

Recorte da edição extra do Correio do Tocantins, dessa quarta-feira, 17 de março 2011:


MP vê cenário de guerra no Hospital Municipal 

Uma comissão do Ministério Público Estadual encerra hoje, quarta-feira, uma inspeção em três hospitais e 12 centros de saúde de Marabá. Ontem, terça-feira, a promotora Mayanna de Sousa Queiroz, o médico Allan Henrique Rendeiro, a assistente social Láudia Paixão e o oficial de Justiça Geismário Silva dos Santos percorreram o Hospital Materno Infantil (HMI) e o Hospital Municipal de Marabá (HMM). Entre o primeiro e o segundo, uma diferença impactante que incomodou o médico do MPE, que veio de Belém para realizar a inspeção.
A promotora Mayanna Queiroz informou que a inspeção foi necessária desde que foi aberta uma Portaria no Ministério Público no mês de janeiro deste ano para investigar a situação do setor de saúde do município. Após o “arrastão” nos centros de saúde, a promotora pretende manter uma reunião com o Centro Operacional do próprio MPE, em Belém, para discutir as necessidades de adequações. Em seguida, será marcada uma reunião com representantes da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Estado de Saúde, quando deverão ser discutidas as medidas necessárias para solucionar os problemas atuais.
Ainda segundo a promotora, ao final da reunião será produzido um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), com itens a serem cumpridos tanto pelo município quanto pelo Estado. “Caso não sejam cumpridos, então vamos à última instância, ingressando com uma Ação Cível Pública na Justiça, responsabilizando os entes públicos”, observa a promotora.
A vistoria iniciou pelo Hospital Materno Infantil, onde a equipe observou problemas como fungos, macas inadequadas e outras pequenas alterações que deverão fazer parte de um relatório a ser discutido com a secretária de Saúde, Joelma Sarmento.
Já no Hospital Municipal, o cenário encontrando pela equipe foi parecido com um hospital de guerra, com o Pronto Socorro superlotado e uma multidão do lado de fora tentando entrar. No PS, aliás, por falta de macas, vários pacientes tomavam soro sentados em cadeiras. O médico Allan Rendeiro ficou perplexo com o fato de haver pacientes tomando soro nos corredores do hospital e chegou a conversar com pacientes para saber qual o problema de saúde.
Usando uma máscara, a promotora percorreu junto com a equipe técnica todos os setores do HMM e ficou espantada com as condições de higiene dos banheiros que os pacientes utilizam. Eles também verificaram os medicamentos que faltavam, insumos hospitalares, material de expediente, de limpeza, entre outros produtos de manutenção da casa de saúde.
Ouvida pela reportagem, a diretora administrativa do Hospital Municipal, Solange, disse que a equipe do MP teve acesso a todos os setores da casa de saúde, porque não há interesse do município em mascarar a realidade existente naquela repartição. Ela reconheceu a necessidade de adequação, principalmente transferindo os ambulatórios (consultórios) para os centros de saúde, o que ajudaria a desafogar aquela casa de saúde. “Nos centros de saúde, os médicos têm horário limitado e aqui as pessoas sabem que podem encontrar médico a toda hora. Com isso, nossa demanda aumentou muito nos últimos meses, com cerca de 450 pacientes atendidos por dia”, observa.

6 comentários:

Ulisses Silva Maia disse...

E, segundo a Edição de hoje do Correio do Tocantins, o (des)prefeito Maurino Magalhães ainda sugere a terceirização.
Se a terceirização da merenda escolar não atingiu os objetivos (não funciona mesmo!), imagine da saúde pública!!!!!!

Anônimo disse...

Essa ideia do alcaide 6M sugerir a terceirização dos serviços do HMM, demonstra imcompetencia e, caso ocorra, será mais uma forma de sumiço de dinheiro público e fuga de responsabiilidade do município. Têm gente interessada por baixo dos panos. Espero que a CMM não fique omissa nessa questão. Afinal, que diabo de prefeito é esse que não consegue administrar com eficiencia 1 (hum)hospital municipal ? Em 17.03.11, Marabá-PA.

Anônimo disse...

A terceirização da merenda nunca deu certo tem ate escola que já recebeu o aviso da secretaria de educação que a merenda vai agora a ser feito pelos antigos funcionários traduzindo voltar como era antes isso a pmm não divulga mais a noticias que 6M esta entre 20 melhores do BRASIL isso eles fazem.As autoridades deveriam era fiscalizar pra onde esta indo toda o dinheiro que vem do governo federal para a saúde de Marabá.Estão desviando o foco com essa baboseira de terceirização.Ele ainda disse do correio de Tocantins não mim importo de pagar mais quero que a população de marabá tem um bom atendimento olha tem dinheiro pode pagar mais porque o secretario de saúde não faz

Anônimo disse...

Caros amigos,
É de se espantar o comportamento do MP, pois, como todos sabem, essas informações já são de conhecimento da população inteira. Não precisa fazer essa festa midiática. Será que é para tirar o deles da reta? Esses TACs e nada são a mesma coisa. Onde estão os TACs do inicio da administração Maurino? Algum foi concluído e respeitado? Essa promotora está querendo se promover! Não é de se duvidar que ela venha candidata a alguma coisa.
Mas vamos lá, onde estão os TACs da limpeza pública, da licitação na saúde, da adequação do HMM e de muitos outros? Essa história é antiga e nem MP, Prefeitura e Câmara fazem nada, apenas teatro e de péssima qualidade. Parece uma novela mexicana.
O povo, pobre coitado, assiste isso esperançoso, mas não acreditando mais em solução.

A tragédia daqui vai ser pior que o Tsunami do Japão.

Goreth Valério da Costa disse...

Quando nós funcinários públicos municipais fizemos greve por melhores condições de trabalho teve gente torcendo o nariz e achando que era preguiça de trabalhar. Tá ai o MP precisou investigar pra descobrir o que tinhamos denunciado para toda a sociedade. Espero que não pare na saúde porque lá a morte é física na educação a morte é intelectual.

Anônimo disse...

Ainda bem que a hora do voto se aproxima, será o verdadeiro momento da mudança para todos nós marabaenses. Voto cabeça galera! Vamos fazer as devidas mudanças!