Pages

terça-feira, 19 de julho de 2011

Lamentável vício de um país emergente sem emergir

Há 500 anos, a forma de controle com que o país vem adotando com relação aos cartórios, é no mínimo medieval, se comparado aos avanços das demais instituições de comércio e serviços. Após exaustivos “500 anos”, criou-se a lei de que o individuo, não poderá permanecer mais do que 30 minutos a espera de atendimento em filas de instituições como: agencias bancárias, correios, etc. O mesmo não se aplica aos cartórios. Por que?
Recentemente estive nos cartórios de Marabá, (difícil saber quais seriam eles, são tantos, hehehe) afim de efetuar um serviço simples, e para minha surpresa, tive de esperar por mais de 1:46h (uma hora e quarenta e seis minutos) isso mesmo, quase 2h, de posse de uma senha, sem poder optar por um outro serviço de atendimento mais humano, pois, há 500 anos;
O cartel está formado,
O Brasil atolado,
E eu cansado de ficar calado.
Qualquer cidadão, dotado de um mínimo de raciocínio e conhecimento matemático, poderia observar que:
1 - Perdemos 2h horas de nosso dia de trabalho, em que poderíamos estar produzindo, mas por conta da ambição de terceiros fica tudo como está. Lembrando que em países onde a população raciocina, se paga por hora de trabalho.
2 - Se tivéssemos outros cartórios espalhados em cada bairro da cidade, o pobre lascado cidadão comum, não precisaria pagar 02 ou mais passagens de coletivo, táxi, metrô etc., para autenticar um documento de 3,00R$ assim sobraria mais dinheiro para seu orçamento. Nada muda, pois no bolso de quem faz parte desta "máfia dos cartórios" estão abarrotados de dinheiro.
3 - O custo dos serviços cartorários reduziria consideravelmente, e o interesse de quem sobrevivesse a este mercado disputadíssimo, seria de sempre melhor atender.
4 - Nãoargumentos de que não seria possível colocar "filiais" dos cartórios de Marabá, que estão há anos sem evoluir, pois da mesma forma com que as Agencias bancárias tem suas agencias em todos os bairros da cidade,  poderia ser feito com o banco de dados destes cartórios, interligando-os à matriz. 
Apela-se ao Ministério Público, aos Parlamentares e a população para que intervenham em nome da sociedade, para que requisitem mudanças urgentes nesse setor, pois, a esperar pelos cartorários, teremos de esperar mais 500 anos e, até estaremos todos bem velhinhos, ou não?
(Jacinto Pereira Filho Theo - Escritor e palhaço do Circo Brasil)

Um comentário:

Anônimo disse...

http://www.folhadopara.com/2011/07/prefeitura-de-maraba-no-para-realiza.html