Há 500 anos , a forma de controle com que o país vem adotando com relação aos cartórios , é no mínimo medieval , se comparado aos avanços das demais instituições de comércio e serviços . Após exaustivos “500 anos ”, criou-se a lei de que o individuo, não poderá permanecer mais do que 30 minutos a espera de atendimento em filas de instituições como : agencias bancárias, correios , etc. O mesmo não se aplica aos cartórios . Por que ?
O cartel está formado,
O Brasil atolado,
E eu cansado de ficar calado .
1 - Perdemos 2h horas de nosso dia de trabalho , em que poderíamos estar produzindo, mas por conta da ambição de terceiros fica tudo como está. Lembrando que em países onde a população raciocina, se paga por hora de trabalho .
2 - Se tivéssemos outros cartórios espalhados em cada bairro da cidade , o pobre lascado cidadão comum , não precisaria pagar 02 ou mais passagens de coletivo , táxi , metrô etc., para autenticar um documento de 3,00R$ assim sobraria mais dinheiro para seu orçamento . Nada muda , pois no bolso de quem faz parte desta "máfia dos cartórios " já estão abarrotados de dinheiro .
3 - O custo dos serviços cartorários reduziria consideravelmente, e o interesse de quem sobrevivesse a este mercado disputadíssimo, seria de sempre melhor atender .
4 - Não há argumentos de que não seria possível colocar "filiais " dos cartórios de Marabá , que estão há anos sem evoluir , pois da mesma forma com que as Agencias bancárias tem suas agencias em todos os bairros da cidade , poderia ser feito com o banco de dados destes cartórios , interligando-os à matriz .
Apela-se ao Ministério Público , aos Parlamentares e a população para que intervenham em nome da sociedade , para que requisitem mudanças urgentes nesse setor , pois , a esperar pelos cartorários, teremos de esperar mais 500 anos e, até lá estaremos todos bem velhinhos, ou não ?
(Jacinto Pereira Filho Theo - Escritor e palhaço do Circo Brasil)
Um comentário:
http://www.folhadopara.com/2011/07/prefeitura-de-maraba-no-para-realiza.html
Postar um comentário