O bispo Edir Macedo e outros três mentores da Igreja Universal do Reino de Deus , foram denunciados pelo Ministério Público Federal – São Paulo – sendo indiciados por acusação a formação de quadrilha e lavagem de dinheiro , o qual vem das ofertas dada pelos fiéis.
As investigações feitas apuraram que o grupo estaria usando dos serviços de uma casa de câmbio em São Paulo, para enviar dinheiro de forma ilegal para os Estados Unidos, entre 1999 e 2005.
O ex-deputado federal João Batista Ramos da Silva, o bispo Paulo Roberto Gomes da Conceição, e a diretora financeira Alba Maria Silva da Costa e o bispo Edir Macedo também estão sendo acusados por falsidade ideológica, pois incluíram composições societárias falsas nos contratos sociais de empresa do grupo da IURD.
“Os pregadores valem-se da fé , do desespero ou da ambição dos fiéis para lhes venderem a ideia de que Deus e Jesus Cristo apenas olham pelos que contribuem financeiramente com a Igreja e que a contrapartida de propriedade espiritual ou econômica que buscam depende exclusivamente da quantidade de bens materiais que entregam”. Relata o procurador da República Sílvio Luís Martins de Oliveira , que foi o autor da atual denúncia contra os líderes da IURD, ao utilizar fatos que foram levantados pela investigação do Ministério Público Estadual.
Os supostos crimes teriam ocorrido de 1995 a 2001 e 2006 a 2008, mas só descobertos em 2010, quando a promotoria apresentou uma acusação formal contra ela apresentando supostas provas . A denúncia foi considerada procedente pela justiça e o processo foi iniciado . Se condenada, a pena pode chegar a 30 anos de prisão . De acordo com a acusação as transações ilegais teriam chegado a 40 milhões de dólares americanos apenas com os empréstimos ilegais .
A tesoureira chegou a ser algemada, mas pagou a fiança estipulada em 10 mil dólares e não ficou presa . Ela se declara inocente .
A acusação tem relação com a investigação no Brasil contra a Igreja Universal também por lavagem de dinheiro e que envolve o Bispo Edir Macedo e outros 11 membros e ex-membros da cúpula principal da denominação . Esta investigação corre em segredo de justiça na Polícia Federal , por ser a nível internacional . (Fonte : Gospel+)
Nenhum comentário:
Postar um comentário