Pages

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

CHURRASCO DE URUBU!? NEM PENSAR!!!

E mais: Maurino, o Cascão, quer que você ame seu lixo!

CORREIO DO TOCANTINS:
20/12/2011
Prefeito convida para "churrasco no aterro sanitário"

Conhecido por discursos que vez por outra levantam polêmica, criticados por adversários como falácia ou coisas impossíveis de serem cumpridas, o prefeito Maurino Magalhães acaba de lançar mais uma proposta que promete dar o que falar nas ruas. Visivelmente irritado com as críticas que o seu governo tem recebido quanto ao lixo da cidade, ele agora acaba de convidar a população em geral para um churrasco no aterro sanitário, ocasião em que, segundo ele, as pessoas poderão conferir o trabalho modelo feito ali.
Fo no último sábado, dia 17, durante discurso proferido por ele no 3º Prêmio Josineide Tavares, que valoriza os educadores da rede municipal. Após agradecer aos professores pela atuação no ano letivo de 2011, Maurino começou a fazer um longo balanço de sua gestão, até chegar à terceirização da coleta de lixo e ao trabalho que a empresa Sempre Vivos, contratada pela Vale, realiza no Aterro Sanitário local.
Maurino lembrou que quando assumiu a Prefeitura de Marabá havia mais de 8 mil urubus no aterro sanitário e que a Justiça Federal tentava por tudo interditar o local para depósito de lixo, que fica dentro da área de pousos e decolagens de aeronaves.
De fato, aos poucos, o aterro sanitário está obedecendo aos critérios de referência nacional de resíduos sólidos, a partir de um trabalho que a empresa Sempre Vivos realiza através de um contrato assinado com a Vale. As mudanças que estão sendo implementadas fizeram com que a empresa inscrevesse o projeto “Cidade Limpa Vale Saúde” em um prêmio promovido pela Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais). O projeto do aterro de Marabá ficou em terceiro lugar, atrás de Rio Branco (AC) e Tibagi (PR).
O prefeito convidou os presentes ao prêmio dos educadores para irem a um churrasco que será realizado no Aterro Sanitário de Marabá no dia 17 de janeiro de 2012. Para o evento, segundo ele, virá o secretário nacional de Meio Ambiente, Júlio Barbosa. “Está vindo gente de todo País para ver o nosso aterro sanitário”, comemora Maurino.
O gestor conclamou a todos para uma relação de amor com o lixo que se produz na cidade. “Precisamos amar o lixo. Quando nós o amamos temos uma boa coleta e uma cidade limpa. Quando a gente ama uma pessoa, a gente cuida dela. Da mesma forma, quando a gente ama o lixo, a gente cuida dele”, disse Maurino, em uma paráfrase meio estranha do escritor Içami Tiba no livro “Quem ama, educa”.
O lixo, segundo o prefeito, será tema de uma nova disciplina nas salas de aula da rede municipal para que os professores realizem com os alunos um trabalho de educação ambiental. “Vamos levar nossos alunos para uma visita ao aterro, porque eles vão aprender muita coisa”, destacou.
No dia 25, Natal, vai completar oito meses que a Leão Ambiental assumiu o serviço de coleta de lixo de Marabá. A empresa havia pedido dois meses para resolver o problema da coleta de lixo na cidade, enquanto o gestor ampliou o prazo e concedeu 90 dias. Passados 240 dias, apenas o aterro sanitário mudou para melhor. A coleta continua tão ruim quanto antes, com vários lixões espalhados nas esquinas da cidade. Os minúsculos contêineres quase sempre transbordam e o lixo espalhado no chão atrai urubus e cães.

7 comentários:

Anônimo disse...

Amigo,séria bom, se não comico, se a (Leão Ambiental)coletasse esse corpo podre do desprefeito e jogasse lá onde séria o Pará remanescente(LIXÃO do AURÁ) em Belém. Ahi com certesa nos iriamos ficar livre deste verme.MP nele!

Anônimo disse...

Lixo se joga no lixo.Portanto pelo amor de DEUS joguem o desprefeito no lugar dele(LIXO).

Anônimo disse...

Vamos convocar a população de Marabá,e solicitar ao MP, que nos consiga um caminhão coletor de lixo,de preferencia da Leão ambiental,para de uma só carrada mandarmos para o aterro sanitário os seguintes elementos: desprefeitomaurino,despresidentenagibdovavá,desveredormiguilito(miguilito mesmo,aliás nem nome tem). Se isto vier a ocorrer a população agradece.2012 vem ahi, seus maufeitores e pilantras.

Anônimo disse...

Mostre a cara vereadora coragem, e denuncie o desprefeito e os maus vereadores.Ainda acreditamos em vc Ver. VÂNDA AMÉRICO, CPI neles!

ANdre disse...

Ridiculo, Dr Ademir.
O trabalho do lixao(aterro sanitario) que é serio, não tem nada a ver com a coleta de lixo nas vias publicas.
A empresa Leao Ambiental, somente deposita o lixo no aterro que é coordenada por um tecnico de excelencia, funcionario de uma empresa terceirizada da Vale. Conheci este profissinal no CREA de Marabá e lá ele fez uma abordagem ao assunto onde estavam no recinto varios engenheiros de Marabá. Fiquei aliviado com a solução dada pelo profissional.
Agora eu queria é que o prefeito viesse dar um churrasco era na minha rua.

Raimundão disse...

Lixo é um problema Nacional

Ademir Braz disse...

O Maurino também, Raimundão.