Pages

sexta-feira, 23 de março de 2012

AMAT ou deixe-a? Eleição ainda causa insatisfação


A escolha da nova diretoria da Associação dos Municípios do Araguaia-Tocantins (Amat-Carajás), continua a render descontentamento.  A eleição de 13 de fevereiro em Marabá resultou no empate de 17 votos, embora 35 prefeitos tenham ido à urna. Levado o imbróglio para resolução em Belém – ignora-se por que motivo – a escolha recaiu sobre o prefeito de Tucumã, Celso Lopes, o mais idoso, embora não exista no Estatuto da associação qualquer previsão desse critério.
A mais recente contrariedade foi manifestada no começo de março (3) por oito prefeitos desta região, que assinaram e divulgaram uma carta que considera “inadequada” a intervenção do governador Simão Jatene na Amat, “por ferir de morte alguns princípios da democracia, como a legitimidade do processo, a equidade entre as partes envolvidas processo eleitoral, extrapolando o Governo do Estado sua função republicana, colocando em dúvida a legitimidade do Processo Eleitoral, oferecendo “Pacotes de bondades” aos municípios, cujos prefeitos apoiassem o seu Candidato, o Prefeito de Tucumã, Celso Lopes Cardoso.”
Leiam a Carta:   
A eleição da Nova Diretoria da AMAT para o exercício de 2012, que culminou num empate, foi marcada por um processo conturbado e por um desfecho suspeito. Contudo, após quinze dias, o candidato Celso Lopes toma posse ao arrepio do estatuto da entidade e da legislação em vigor e com a gravidade de ter sumido um voto, sem que fosse apurado tal fato e sem o respaldo do conjunto dos prefeitos da área que compreende a circunscrição de atuação da AMAT. Diante dessa situação inusitada e obscura, vimos, de público, esclarecer o seguinte:
Inscreveram-se duas chapas para a disputa eleitoral da AMAT, uma apoiada pelos prefeitos capitaneados pelo Governo Jatene e outra por aqueles que primam pela autonomia e gestão independente da instituição. Consideramos uma intervenção política inadequada a do Governador Simão Jatene na AMAT, por ferir de morte alguns princípios da democracia, como a legitimidade do processo, a equidade entre as partes envolvidas processo eleitoral, extrapolando o Governo do Estado sua função republicana, colocando em dúvida a legitimidade do Processo Eleitoral, oferecendo “Pacotes de bondades” aos municípios, cujos prefeitos apoiassem o seu Candidato, o Prefeito de Tucumã, Celso Lopes Cardoso.
O processo de eleição da AMAT apresenta fortes indícios de fraude, uma vez que 35 prefeitos votaram e só apareceram 34 votos. Mesmo com esta situação de empate, sem que o houvesse qualquer iniciativa para resolver o problema o Prefeito Celso tomou posse à revelia do Estatuo da AMAT, da Legislação em vigor e do conjunto dos prefeitos da região.
O Governador interveio na Associação dos Municípios do Araguaia e Tocantins tentando mudar sua imagem demasiadamente desgastada do pós-plebiscito de 11 de dezembro de 2011. Usando de ardis para convencer prefeitos da região a votarem no seu candidato, pessoas ligadas ao governo lançam mão de promessa de benefícios e ameaças aos que não se alinhassem à proposta da chapa de Celso. Quanto ao Governador Jatene, em vez de reunir com as forças políticas da região do Carajás para re-compactuar as ações concretas do Governo (recuperando, assim, sua credibilidade), age ardilosamente para tentar encabrestar a principal instituição cuja principal bandeira é a luta pelo Estado de Carajás.
Diante do impasse, a posse de qualquer um dos candidatos a presidente, nas mesmas condições, deveria se dar pelo consenso ou pela estrita legalidade. Ora, a via do consenso fora rejeitada uma vez que o próprio Idelfonso, Prefeito de Abel Figueiredo, propôs abrir mão da Cabeça de Chapa vindo a ser o vice-presidente de Celso, o que não aconteceu. Pela legalidade, deveria acontecer nova eleição e não houve, portanto o fato da posse do Prefeito Celso, carece de legitimidade e de admissibilidade legal.
Ainda é preciso considerar que o exercício do poder do “Presidente Celso” está viciado e afetado pela forma manobrista e intervencionista do Governo do Estado: ou o “Presidente Celso” atuará para garantir as vantagens àqueles que o elegeram, como demonstram os fatos ou agirá republicanamente em prol de todos os Municípios? Ora, se não cumprir com os compromissos, estará em maus lençóis com os “Pacotes de Bondades” ofertados a um grupo de prefeitos; caso contrário, estará agindo com uma entidade para apenas um grupo, perdendo, assim, a credibilidade da Instituição que deveria ser pra todos. Em síntese, a AMAT fora “entregue na bandeja’ ao Governo, perdendo sua característica republicana. Como fica a principal bandeira da AMAT, que é a Luta pela emancipação do estado de Carajás, com um Presidente encabrestado pelo Governador Jatene?
Diante de tudo isso, declaramos nossa indignação com o processo e o desfecho dos fatos que marcaram a eleição de nossa instituição que, mais do que nunca, precisaria gozar de autonomia, legitimidade, independência e credibilidade para dar continuidade a luta pela nossa Bandeira que jus ao nome AMAT CARAJAS.
Carajas, 03 de março de 2012.
Prefeitos: Darci Lermen ( Parauapebas ), Benjamim Tasca ( Itupiranga ), Álvaro Brito ( Conceição do Araguaia ), Dino Altoé ( Jacundá ), Sidney Moreira de Souza ( Bom Jesus do Tocantins), Genival Diniz ( Eldorado dos Carajás), Manoel Josino ( Sapucaia ) e José Davi Passos ( Xinguara).

6 comentários:

Anônimo disse...

ISSO SIMPLESMENTE SIGNIFICA O FIM DA AMAT, PORQUE, COMO PODE SOBREVIVER UMA ENTIDADE QUE NÃO OBSERVA OU PASSA POR CIMA DO SEU ESTATUTO? ACEITAR OPINIÃO DO GOVERNADOR, O TREM NÃO FUNCIONA ASSIM ASSIM!

Anônimo disse...

Adémir,
Pura hipocrizia, todos os signatários desse manifesto, já estão perambulando por Belém, procurando padrinhos do atual Governo, que possam lhes dá apoio junto aos Tribunais de Contas dos Municipios e do Estado.Pois, seus mandatos expiram dia 31 de Dezembro. Em 2013, todos os alcaides hipocritas, começaram a terem suas contas bisbilhotadas.Se voce fizer uma avaliação de cada um, o resultado, é que todos são iguais. PILANTRAS E CORRUPTOS ! MPF e POLICIA FEDERAL NELES !!!

Anônimo disse...

Dr. Adémir,
O imbróglio, criado com a eleição da AMAT, serviu para expor o cinismo do quase eterno sec. executivo Sr.Josenir. Pois, partiu dele toda a articulação pra tentar emplacar um nome que lhe permitisse continuar MAMANDO nas finanças, dessa, que é considerada a mais poderosa de todas as associações de Municipios. Os recursos repassados para a AMAT, provém de um pecentual do ICMS dos 38 municipios que formam a entidade. Ora, é simples se entender a loucura que causou no Josenir, ele deixou de administrar um orçamento de fazer inveja a qualquer prefeito de um municipio como por exemplo ( ABEL FIGUEIREDO ). Taí, o desespero do sujeito considerado de um conceito pessimo, de traidor, falso, mentiroso e acima de tudo, metido a saber mais que todos. Aliás, todos os presidentes com quem ele trabalhou, após o mandato, se diziam arrependidos por não terem demitido o tal elemento. Agora, surge uma oportunidade de passar a AMAT a limpo abrindo sua CAIXA PRETA. Portanto, cabe ao atual Presidente Dr. Celso, conhecido pela sua postura séria, no trato da coisa pública, pedir uma auditória, com a participação do Ministério Público, para prestar contas ao POVO do Pará, e em especial aos SULPARAENSE de como eram usados os recursos PUBLICOS, desviando por completo seu objetivo. Fica uma pergunta: Pra que serve a AMAT ? No meu entendimento, é para auxiliar as prefeituras, elaborando projetos e prestando outros serviços. Portanto, não compete a mesma, usar dinheiro PÚBLICO, para promover essa, ou aquela campanha politica. Fica evidente o désvio de finalidade, apenas enriquecendo aqueles que a muito tempo detinham seu dominio. Seria bom, se os seguinatários, que assinaram o manifesto, pedissem ao TCM uma analize urgênte nas contas da AMAT. Aí, amigos, voces iriam ver a maior CORRUPÇÃO com desvios do meu, do seu, do nosso dinheiro.

Anônimo disse...

Anônimo das 18:38,
Sua crônica foi perfeita ! Parabéns !

Anônimo disse...

Caro das 18:38

A AMAT serve apenas para ser cabide de emprego de luxo como o do Josenir e da eterna amante do Faisal, a Teresa . Na verdade ela já teve um papel importante agora pelos motivos que você bem expor, deixou de sua finalidade.
Ademir favor apure a ação da AMAT e escreva sobre isso.

Bjs

Anônimo disse...

A AMAT não estava servindo para nada, era apenas um cabide de empregos. Um povo viciado em não fazer absolutamente nada. Tem que mudar para ver se melhora, com apoio do Governo talvez traga algum beneficio para a região que a AMAT representa...antes não trazia beneficio algum, só emprego para alguns mamarem.