Pages

domingo, 16 de setembro de 2012

O buraco do tatu



A Fifa já registrou o desenho do animalzinho no site de patentes europeias (o nome será escolhido por votação na internet) e o tatu-bola será realmente o mascote da Copa do Mundo de 2014.
A ideia de adotar o tatu-bola nasceu no Ceará e foi apresentada em fevereiro. De acordo com a ONG Associação Caatinga, idealizadora da ideia, o mascote (Tolypeutes tricinctus) seria ideal por ter a habilidade de curvar-se sobre seu próprio corpo para se defender de alguma ameaça, formando assim uma bola. Com o registro, a Fifa tem o direito de explorar a imagem do mascote em produtos oficiais pelos próximos dez anos.
No Brasil, o tatu está entre as carnes silvestres mais consumidas.
O problema é que o tatu transmite a lepra, segundo pesquisa de 2009, publicada na revista National Geographic deste mês.
Após anos de trabalho, diz a revista, equipe internacional de cientistas parece ter solucionado um estranho enigma médico por que dezenas de americanos contraem lepra todos os anos, sem terem viajado a regiões onde a doença é comum. No sul dos Estados Unidos, o sequenciamento genético revelou que os seres humanos e os tatus compartilham uma bactéria em forma de bacilo que causa a hanseníase.
“Até pouco tempo, acreditava-se que a infecção – que pode ficar incubada durante anos antes de se manifestar – era transmitida de uma pessoa a outra. Mas pesquisas atuais indicam que mamíferos com carapaça, cuja temperatura corporal (32ºC) faz deles hospedeiros ideais: podem contaminar quem os manipula e cozinha. Para Richard Truman, do Programa Nacional da Doença de Hansen (EUA), há muito se desconfiava de um vínculo entre a lepra e os tatus. O risco às pessoas é reduzido – só 5% dos seres humanos são geneticamente suscetíveis à enfermidade – mas Truman recomenda cautela”, diz a revista.


Um comentário:

Anônimo disse...

Demir, contagem regressiva para a Copa 2.014 no Brasil : -Faltam 1 ano e 10 meses, 12 estadios, uma Seleção (brasileira), um técnico (para a Seleção brasileira), 30 hotéis, 14 aeroportos, 120.000 km. de Rodovias, 2.000 km. de metrô, 6(seis)trens-bala, 115 favelas pacificadas, 33.000 soldados preparados, 2.000 restaurantes e 150.000 motoristas de táxi falando inglês. SEJAMOS MUITO OTIMISTAS, FALTA POUCO, muito pouco, não ? Em 15.09.12, Marabá-PA.