Pages

domingo, 21 de abril de 2013

Ecos do Pessach - a travessia


ITAGUATINS: Balsa de buriti passa por Correnteza de São Sebastião

Balsa nas proximidades de Itaguatins
Balsa nas proximidades de Itaguatins
A população de Itaguatins recebeu, no final desta tarde de sexta-feira, 19,  a balsa de buriti, que partiu na quinta-feira, 18, de Estreito-MA, com destino a Marabá-PA, retratando a viagem original que resultou na fundação de Marabá.
A recepção calorosa à balsa ocorreu no porto principal da cidade, com  moradores ribeirinhos saudando os viajantes e demonstrando enorme curiosidade em saber detalhes da viagem que refaz o mesmo percurso dos desbravadores do Tocantins, no início do século XX.
Ao partir de Estreito, o vice-prefeito de Marabá, Luiz Carlos Pies, e a presidente da Câmara Municipal de Marabá, Júlia Rosa, foram recepcionados pelo prefeito daquele município,  Cícero Neco Morais, o “Cicin, juntamente com outras autoridades locais.
Na oportunidade, o prefeito de Estreito entregou a Luiz Carlos Pies a bandeira daquele município (foto acima) para ser hasteada, na balsa, ao lado das bandeiras de Marabá, Carolina e as demais representações de municípios que serão aportados pela balsa.
Neste sábado, 20, pela manhã, a balsa deixou Itaguatins com destino a Imperatriz.
Correnteza de São Sebastião assusta
Quando a balsa chegou à correnteza São Sebastião, em frente a cidade de Itaguatins, a força das águas do rio assustou os doze integrantes da balsa.
Momento de tensão durante travesia na correnteza São Sebastião
Momento de tensão durante travesia na correnteza de São Sebastião
Como nas últimas 72 horas o nível do rio baixou bastante no entorno daquela região, a correnteza estava mais forte do que supunha a tripulação.
Para que a balsa descesse com total segurança, uma pequena lancha conduziu a embarcação de buriti pelo canal mais apropriado. (Com informações de Hiroshi Borgea/Fotos:Helder Messias)

Nenhum comentário: