Pages

terça-feira, 7 de maio de 2013

Chega de ser lembrado só em 5 de abril: O Cabelo Seco pede socorro!

A denúncia que recebo é muito grave e se não forem tomadas as providências necessárias e a situação, que já vem de longa data, só tente a piorar.
Refiro-me à insegurança no Bairro do Cabelo Seco, rebatizado Francisco Coelho, e que mantém sua tradição de comunidade ligada a atividades de criação artística, agora reconfiguradas com o excelente trabalho do Sr. Dan Baron, que lhe deu dimensão internacional.
Todo esse trabalho do Sr. Baron, contudo, pode vir a ser inviabilizado, desperdiçado ou tornado inútil em razão da violência que se espalha na comunidade, inclusive com a morte de jovens. 
O Cabelo Seco é o bairro mais antigo de Marabá e o mais desassistido também. Basta ver as condições de vida da comunidade.
Hoje, recebo a informação  de um leitor (que deixarei no anonimato, por questão de segurança dele), de arrepiar cabelos e mentes.
Diz o leitor que "aqui no Bairro Cabelo Seco a situação da violência e do tráfico de drogas esta alarmante. 
Precisamos mais do que nunca da sua ajuda como jornalista para pedir por nós a intervenção de verdade das policias. Estes traficantes estão usando nossas crianças como aviões do trafico, e o bairro mais antigo da cidade está impotente diante de tanto menino armado até os dentes trocando tiros."
Ligado ao Cabelo Seco desde minha infância distante, desde o tempo do digno Cabo Acácio, que lá residia e impunha respeito no bairro, lamento esta situação desesperadora e apelo ao prefeito e seus secretários ligados à segurança pública; às polícias civil e militar, ao Ministério Público, sempre atento ao interesse da cidadania.
Precisamos urgente resgatar a paz e a dignidade do Cabelo Seco! 

Foto: Jordão Nunes


5 comentários:

Anônimo disse...

Demir, lá mora uma viuva de um primo, e volta e meia ela nos relata sobre tiroteios inclusive na Barão do Rio Branco. Não só no Cabelo Seco, a polícia militar sabe das bocas de fumo e nestas, pega dinheiro pra não fechar as bodegas, como tambem, tenho ouvido de camelôs da Pça. Duque de Caxias e Antonio Maia que comercializam CD´s/DVD´s piratas, que toda semana policiais passam "recolhendo" a grana referente à "licença" para não serem incomodados. 07.05.13, Marabá-PA.

Anônimo disse...

AMIGO, EU TAMBÉM TENHO MEDO, NASCÍ NO CABELO SECO, E HOJE MORO NA NOVA MARABÁ QUE NÃO É MUITO DIFERENTE NESSA QUESTÃO, É SÓ VER OS NOTICIÁRIOS,E A RAZÃO DISSO TUDO CHAMA-SE, CRACK.
MAS O CRACK DE QUEM EU FALO, NÃO É DO ZÉ DE BOMBA(BANGU)SACÍ(GREMIO)DICININ(BANGU)GAMITO(ACROB)CATEBA(MARABÁ)NONATO CABEÇÃO(BANGU)E OS MORADORES ILUSTRES,, MIGUELZINHO,MANDUCA MARAVILHA, MUNDICO CARREGADOR,SEU TENÓRIO, QUE SAUDADES DESSE TEMPO, E VARIOS OUTROS QUE ENCHERAM O CABELO SECO DE ORGULHO.
ENQUANTO QUE ESTE CRACK ATUAL SÓ NOS TRAZ TRISTEZAS E LÁGRIMAS, ANTIGAMENTE OS FILHOS LEVAVAM OS PAIS PARA SEREM ENTERRADOS QUANDO A IDADE NAO MAIS LHES PERMITIA A VIDA;E AGORA OS PAIS ESTÃO TENDO QUE ENTERRAR SEUS FILHOS QUE ESTÃO MORRENDO DE FORMA VIOLENTA DEVIDO A ESSA DROGA.
TENTAMOS GRITAR, VERIFICAR SE ALGUÉM DAS AUTORIDADES CONSTITUIDAS PARA ESTAS SITUAÇÕES ESTÃO TOMANDO ALGUMA PROVIDENCIA,LIGO A TV E ME DEPARO COM OS DOIS SENADORES, JADER BARBALHO E MARIO COUTO DESTE ESTADO SE DEGLADIANDO UM CHAMANDO O OUTRO DE LADRÃO, E O PIOR DE TUDO COM PROVAS... E A JUSTIÇA ONDE ESTÁ? SERÁ QUE ESTÁ NO MESMO LUGAR QUE ESTAVA QUANDO O EX PREFEITO MAURINO MAGALHÃES CONJUNTAMENTE COM A MAIORIA DE VEREADORES FORMARAM UMA VERDADEIRA QUADRILHA E DESAPARECERAM COM O DINHEIRO QUE PODERIA ESTAR SENDO INVESTIDO NO FUTURO DESTES JOVENS?
É BOM QUE SE DIGA QUE O SER HUMANO ELE TEM UM LIMITE; NA REVOLUÇÃO CHINESA, O ÓDIO CONTRA AS ELITES DOMINADORAS ERA TANTO NO MEIO DOS REVOLTOSOS, DEVIDO AS INJUSTIÇAS PRATICADAS CONTRA ELES NO PASSADO, QUE CHEGARAM A PRATICAR CANIBALISMO COMO VINGANÇA.
CUIDADO!

Anônimo disse...

Dr. Ademir, o Cabelo Seco é só um exemplo. Nada se faz com a legião de drogados que "vivem/moram/comem e dormem" na Pça. Duque de Caxias e Orla marítima. Alguem banca e distribui as drogas por eles usada. As autoridades transitam e veêm o fato, porém, fazem de conta que não é com eles. As polícias militar e civil sabem quem é quem nesse mundo das drogas, mas tambem fazem vista grossa. A atual Lei que norteia(?) não diferencia quem é traficante e quem é usuario. A nível nacional, o que se vê, é o constante aumento da criminalidade e o Estado sem estrutura para enfrentar o caos instalado. Ou se interna(compulsoriamente ?) para tratamento(cadê os hospitais ?), (a Saude está na UTI) ou se prende por vadiagem(onde estão as casas penais ?) O Sistema Penal está falido. O tema é polêmico. Em 08.05.13, Marabá-PA.

João Dias disse...

Caro Dr. Ademir,

É merecedora de lembranças e elogios a pessoa de cabo Acácio. Um verdadeiro Xerife pacificador.
Que eu me lembre, nunca fez uso do revólver, nem disparou um só tiro.

Vivíamos em plena paz e harmonia com todos os vizinhos, inclusive, de outros bairros como Sta. Rosa e Amapá.

Aproveito a oportunidade para lembrar nomes de muito orgulho e saudades, como os de Zeni Rocha, Zé Maria, Ambrósio Pau Preto, Maria Pretinha, Dona Peda, Maria Carajá, Benjamim, Cateba, Adevando, Kilindô, Seu Cossini, Seu Sandoval, Seu Terto, Maria Raimunda, Maria Paraense, Maria Dias, Seu Anacleto, Seu Raimundo boca de cachorro, Pedro Muriçoca, Dona Joana, Sebastião Miranda, Manduca Maravilha, Miguel Cunha e tantos outros, que residiram nesse bairro chamado Cabelo Seco que, ao meu ver, merece mais respeito e atenção das autoridades constituídas

Nesse bairro eu cresci, vivi, estudei e deixei muitos amigos e colegas. Espero que a paz volte a reinar, ainda que, sem a presença do nosso saudoso CABO ACÁCIO.

Anônimo disse...

Ademir,
O problema,é queo Simão Jatene, também conhecido como Simão Preguiça, não está nem aí para porra nenhuma. enquanto isso, a criminalidade, toma conta de Marabá.

Fabio Teles