Pages

domingo, 4 de agosto de 2013

Começam as obras da S11D


A construtora mineira Andrade Gutierrez deu início, nesta semana, às obras de terraplenagem e fundações do platô que vai abrigar a usina de tratamento de minério de ferro desenhada para atender ao megaprojeto S11D da Vale em Canaã dos Carajás, sudeste do Pará. Com orçamento de US$ 19,7 bilhões (com base no câmbio de R$ 2 por dólar), o empreendimento é considerado o maior em implantação na indústria mineral de ferro no mundo, contemplando a maior mina em capacidade inicial de produção do planeta, planejada para 90 milhões de toneladas por ano, diz reportagem de Marta Vieira, convidada especial da Vale.
As também mineiras Usiminas e Usiminas Mecânicas trabalham nas obras já iniciadas de montagem eletromecânica fora dos limites da Floresta Nacional de Carajás. Os valores dos contratos não foram divulgados. O primeiro canteiro de obras emprega 5.200 pessoas de um contingente que deverá chegar a 9 mil pessoas em 2015, ano de pico da construção de início dos testes da operação. A nova reserva inaugura a mineração na porção Sul da Serra de Carajás, com uma estimativa de 10 bilhões de toneladas em reservas provadas e recursos ainda a ser confirmados. O projeto contempla mina, plantas de processamento, expansão da Ferrovia de Carajás e do porto de São Luís (MA).
Segundo a Bloomberg News, o projeto S11D, o maior da história da Vale e da mineração, prevê a exploração de apenas uma parte das 45 formações de minério de ferro que compõem a cordilheira Serra Sul, em Carajás. Serra Sul, que integra a Serra Nacional dos Carajás, tem potencial maior do que a vizinha Serra Norte, onde já está localizada a maior mina de ferro do mundo.
"O S11 é o maior dos corpos de minério que identificamos em Serra Sul. Vamos começar pela área que justifica o investimento", afirmou o executivo responsável pelo projeto, Jamil Sebe, explicando que a letra "D" representa uma área dentro do corpo 11 da Serra Sul.
O corpo 11, como é chamada a formação de minério que dará lugar a mina com capacidade de produção anual de 90 milhões de toneladas --quase o que a Vale já produz em toda a Serra Norte--, possui 30 quilômetros de extensão e uma reserva estimada em 10 bilhões de toneladas.

Para retirar tanto minério, serão necessários pelo menos 40 anos de exploração, segundo a companhia.

Nenhum comentário: