Pages

segunda-feira, 28 de abril de 2014

A natureza que se dane!

O CORREIO DO TOCANTINS publicou, na última terça-feira (22) com dados da Agência Câmara, que o diretor do Núcleo de Estudos Estratégicos de Energia do Ministério das Minas e Energia, Gilberto Hollauer, questionou a necessidade de atrelar a construção de edclusas para barcos à edificação de barragens hidrelétricas, como a que está sendo planejada para Marabá, a partir de 2015. E ainda acrescentou que mais de 90% dos rios nacionais “não são navegáveis”, o que só é possível com a construção de barragens.
O diretor de estratégia deveria ler matéria do G1 TO, com dados da TV Anhanguera do último 17 de abril, onde pescadores de Tocantinópolis, norte do Tocantins, afirmam que encontraram evidências de uma mortandade de peixes no rio Tocantins. Eles afirmam que a situação se repete anualmente desde 2010, época em que as obras da Usina Hidroelétrica de Estreito começaram a alterar o meio-ambiente local.
No último dia 16 de fevereiro, pescadores de Lajeado denunciaram a morte de milhares de peixes a poucos metros das comportas da Usina Hidrelétrica de Luís Eduardo Magalhães. Eles acusaram a empresa que administra a usina de ter feito uma operação que causou a mortandade. Após investigação, o Naturatins aplicou uma multa de R$ 2,5 milhões na Investco, considerada culpada pela mortandade
Em fevereiro recente, após a denúncia do aparecimento de milhares de peixes mortos próximo à barragem da Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães em Lajeado, a 50 km de Palmas, o superintendente do Ibama, Joaquim Henrique Montelo Moura, disse que os peixes ainda não entenderam a lógica da geração de energia: "A natureza não se adaptou ao mecanismo de barramento do rio".

É esse povo que integra o governo do País...

Nenhum comentário: