terça-feira, 15 de dezembro de 2009
O boi peidão...
"Estimativa de Emissões Recentes de Gases de Efeito Estufa pela Pecuária no Brasil", estudo que será apresentado hoje (12) na Conferência do Clima, em Copenhague, estimou a quantidade de emissões de carbono associada à pecuária no Brasil e põe na alça de mira, entre outras coisas, fermentação entérica do gado – ou seja, a quantidade de bufas soltas pela manada no país.
De acordo o documento, o setor – somado ao desmatamento para formação de pastagens e queimadas de pastagem - é responsável por metade das emissões de gases do efeito estufa no Brasil.
A pecuária da Amazônia, diz o estudo, emitiu entre 449 e 775 milhões de ton CO2e, e a do Cerrado, entre 229 e 231 milhões de ton CO2e. No resto do país, foram emitidos entre 84 e 87 milhões de ton CO2e pela pecuária. Ou seja, o boi amazônico é campeão de bufas poluidoras. E esses valores ainda seriam conservadores, já que não calcula emissões complementares da atividade, como as oriundas do transporte de gado, por exemplo. No caso do Pará, 5º maior rebanho brasileiro de bovinos, com 18,5 milhões de cabeças, a contribuição desses gases deve pesar significativamente na balança de exportação.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário