À margem dos negócios da alma e da salvação eterna , algumas igrejas atiram-se às migalhas profanas da militância política e partidária de resultados francamente anti-cristãos. E não se furtam, sequer , nesse metier, a multiplicar mentiras , injúrias e malquerenças .
A internet está cheia desse lodo sórdido , que é reproduzido por pessoas sem discernimento suficiente para verificar a veracidade do que ajudam a disseminar nos e-mails de amigos , colegas , simples conhecidos (ou não ).
A CNBB já afirmou que não indica nenhum candidato e que “a escolha é um ato livre e consciente de cada cidadão ”.
“Como entidade identificada com o rigor da crítica e da autocrítica , desejamos expressar nosso descontentamento com a manipulação de imagens e de informações retalhadas, organizadas como apelo emocional e ideológico que mais falseia a realidade do que a apreende ou a esclarece. Textos , vídeos , e outros recursos de comunicação de massa , devem ser criteriosamente avaliados. Os discursos difamatórios tais como os que se dirigem agora contra o PT quase sempre se caracterizam por exemplos isolados recortados da realidade . Quase sempre , tais exemplos não são representativos da totalidade dos grupos e das ideologias envolvidas. Dito de forma simples : uma das armas prediletas da difamação é a manipulação , que se dá quase sempre pelo uso de falas e declarações retiradas do contexto maior de onde foram emitidas. Em lugar de estratégias como essas, que consideramos como atentados à ética e à inteligência das pessoas , gostaríamos de instigar aos pastores , igrejas , demais grupos eclesiásticos e civis, o debate franco e aberto , marcado pelo respeito e pela honestidade , mesmo que resultem em divergências de pensamento entre os participantes.pode ser conferido, abaixo , na íntegra .”
Da questão maior , contudo , quanto ao futuro deste País doente a ser gerido por qualquer dos presidenciáveis remetidos ao segundo turno , ninguém trata .
-------
A candidata Marina Silva, uma evangélica da Assembléia de Deus , até onde se sabe sem qualquer mancha em sua biografia , também não saiu ilesa . Várias denominações evangélicas antes fervorosas defensoras de um "candidato evangélico " a presidência da república simplesmente ignoraram esta assembleiana de longa data .
De fato Marina Silva afirmou (desde cedo na campanha , diga-se de passagem ) que "casos de alta complexidade cultural, moral , social e espiritual como esses , (aborto e maconha ) deveriam ser debatidos pela sociedade na forma de plebiscito " [3], mas de fato não disse que uma vez eleita ela convocaria esse plebiscito .
O mais surpreendentemente , porém foi o absoluto silêncio quanto ao candidato José Serra . O candidato tucano foi curiosamente poupado. Somente a campanha adversária lembrou que foi ele , Serra a trazer o aborto para dentro do Sistema Único de Saúde (SUS) [4]. Enquanto ministro da saúde o candidato do PSDB assinou em 1998 a norma técnica do SUS ordenando regras para fazer abortos previstos em lei , até o 5º mês de gravidez [5]. Fiquei intrigado que nenhum colega pastor absolutamente contra o aborto tenha se dignado a me avisar desta "barbaridade ".
A única postura coerente seria então pregar o voto nulo , branco ou ainda a ausência justificada. Se tivessem realmente a coragem que aparentam em suas bravatas televisivas deveriam convocar um boicote às
Termino dizendo que não deixarei de votar nestas eleições .
Votarei consciente de que os temas aqui mencionados (união civil de pessoas do mesmo sexo , descriminalização do aborto , descriminalização de algumas drogas entre outras polêmicas ) não serão resolvidos pelo presidente ou presidenta da república . Como qualquer pessoa informada sobre o tema , sei que assuntos assim devem ser discutidos pela sociedade civil , pelo legislativo e eventualmente pelo judiciário (como foi o caso da lei de biossegurança) [8] com serenidade e racionalidade .
Votarei na pessoa que acredito representa o melhor projeto político para o Brasil levando em conta outras questões (aparentemente esquecidas pelos lideres evangélicos presentes na mídia ) tais como distribuição de renda , justiça social , direitos humanos , tratamento digno para os profissionais da educação , entre outros temas . (Ver Mateus 25: 31-46) Estas questões até podem não interessar aos líderes evangélicos e cristãos em geral que já ascenderam à classe média alta , mas certamente tem toda a relevância para nossos irmãos mais pobres .
______________________
[1] As afirmações que faço ao longo deste texto estão baseadas em informações públicas e amplamente divulgadas pelos meios de comunicação . Apresento os links dos jornais e documentos utilizados
[2] http://www.hospitaldalma.com /2010/07/o-cristao-verdadeiro-nao-deve-votar-na.html
[3]http://ultimosegundo.ig.com .br/eleicoes/marina +rebate +declaracoes+de+pastor +evangelico+silas+malafaia/n1237789584105.html
[4]http://blogdadilma.blog.br/2010/09/serra-e-o-unico-candidato-que-ja-assinou-ordens-para-fazer-abortos-quando-ministro-da-saude-2.html
[5] http://www.cfemea.org.br/pdf/normatecnicams.pdf
[6] http://www.gazetadopovo.com .br/vidaecidadania/conteudo.phtml?tl=1&id =856843&tit=FHC-e-intelectuais-pedem-legalizacao-da-maconha
[7] http://www1.folha .uol.com .br/poder /754484-serra-se-diz-a-favor-da-uniao-civil-e-da-adocao-de-criancas-por-gays.shtml
[8] http://www.eclesia.com .br/revistadet1.asp?cod_artigos =206
3 comentários:
Valeu Ademir(pagão),
Vc continua incrível, escrevendo sempre com muita lucidez e inteligencia, parabéns pelo texto.
Pena que os interesses dos hipócritas estão acima do bem e do mal, eles querem é se dar bem financeiramente.
Um abraço. Gilvandro
Grande parte da população não é, nem mesmo, estimulada a pensar por si, há uma enorme reprodução de discursos e referências sem a menor criticidade.
Vindo de lideranças religiosas e pessoas que sabem utilizar muito bem o dom da oratória, é um prato cheio para a alienação...
E ai de alguem questionar, afinal muitos são "inspirados por Deus", nessa condição vc se atreveria a questionar? Pra quem não possui mais a menor confiança no Homem e espera que o Divino nos traga todas as benção e a terra prometida no céu, enquanto "aqueles" permanecem aqui pela Terra usufruindo- e muito bem-dos benefícios que poderiam ser de todos.
Parabéns pelo texto. Abçs
Você me lembra, Ser, a sensatez que encontrei, aqui mesmo na net, em raros cristãos preocupados com a abordagem que as igrejas vem dando aos interesses meramente mundanos.
Postar um comentário