A inauguração , marcada para hoje (18/6), assinala o movimento inverso do que se observou no mercado nos últimos tempos . Antes , pressionadas pelos reajustes de preços e desejosas de ter autonomia em relação à matéria-prima , algumas siderúrgicas apostaram na exploração de suas própria jazidas de minério de ferro . A CSN, com a Casa de Pedra , e a Usiminas são os exemplos mais lembrados. Agora , é a vez da Vale entrar no terreno de seus clientes , e operar sua própria usina . Mas até que ponto ser dona de uma siderúrgica é bom para a maior produtora de minério de ferro do mundo ?
"A Vale e a Thyssen lucrarão nas duas pontas , tanto com redução de custos , quanto com reajustes de preços ", afirma Alcides Leite , professor de economia da Trevisan Escola de Negócios , "Sem contar que isso as protege do risco de um desequilíbrio de oferta entre mineradoras e siderúrgicas no futuro ". Quando o projeto foi anunciado, em 2006, a Vale participaria com 10% dos investimentos . Em julho do ano passado , porém , foi assinado um acordo ampliando a fatia da mineradora para 26,87%, mediante um novo aporte de capital de 965 milhões de euros .
A CSA chega em um momento de aquecimento econômico , o que permitirá que a Vale lucre tanto como fornecedora de minério , quanto como produtora de aço . Apesar do fim dos incentivos fiscais adotados pelo governo no ano passado para conter a crise , a demanda por veículos e aparelhos da linha branca continua forte . A exploração do pré-sal também reativou a indústria naval brasileira . A construção civil é impulsionada pelo crédito . E, no mercado externo , o apetite chinês por insumos não arrefeceu. "Com a usina , as companhias garantem uma margem maior de lucro e também estarão menos sujeitas à variação da taxa de câmbio ", diz José Eduardo Balian, professor de economia da ESPM.
A demanda da China foi uma das responsáveis pelos fortes reajustes do minério de ferro nos últimos anos . O valor começou a ser revisado trimestralmente pelas mineradoras, entre elas a Vale , e ajustado a preço spot (à vista ). A cotação no mercado spot subiu de 65 dólares a tonelada no primeiro trimestre deste ano para 100 dólares a tonelada atualmente , de acordo com relatório de Pedro Galdi, analista chefe da SLW Corretora . "A demanda no mercado de minério atualmente é tanta que não há problema de a Vale ser concorrente direta de seus clientes ", diz Leite , da Trevisan. "Há demanda para todos que atuam no setor e isso deve durar um bom tempo ." Para aproveitar a demanda externa , a CSA deve exportar 40% da produção .
Instalada em Santa Cruz (RJ), próximo ao porto de Sepetiba, a CSA é apenas a primeira das quatro siderúrgicas nas quais a Vale participa. A mineradora também está construindo a Companhia Siderúrgica de Pecém (CSP), no Ceará, em parceria com a coreana Dongkuk. A usina terá capacidade para produzir 3 milhões de toneladas de aço por ano , podendo crescer para 6 milhões numa segunda etapa . A primeira fase tem um orçamento previsto de 4 bilhões de dólares. A fatia da Vale é estimada em 49%, mas o percentual final pode variar em função do investimento total feito pelas parceiras. Sua inauguração é prevista para 2013.
O projeto que está mais embrionário é o da Companhia Siderúrgica de Ubu (CSU), no Espírito Santo . A Vale ainda procura um sócio majoritário para a empreitada , e espera obter a licença ambiental ainda neste ano . A planta teria capacidade de 5 milhões de toneladas de placas por ano . Sua inauguração é esperada para 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário