Nota distribuída por familiares se José Cláudio:
A polícia civil de Nova Ipixuna requereu ao Juiz Murilo Lemos da comarca de Marabá , a prisão preventiva de três irmãos de José Claudio, sob a acusação de que eles , em companhia de José Cláudio, teriam participado do assassinato do colono Odilon Ribeiro , conhecido por Pelado , crime ocorrido no interior do Assentamento no dia 18 de setembro de 2009.
Analisando as provas que a polícia conseguiu produzir em relação à acusação , chegou-se a conclusão de que há indícios fortes de se tratar de uma armação orquestrada por José Rodrigues, mandante da morte do casal extrativista, contra a família de José Cláudio. A suspeita se funda nos fatos seguintes :
O crime teve como testemunha Manoel Ribeiro irmão de Odilon. De acordo com entrevista dada , logo após o crime , publicada na edição de 19 a 21 de setembro de 2009 do Jornal Correio do Tocantins, Manoel afirmou que “ouviu um tiro e seguiu para o local do barraco onde estava o irmão . No meio do caminho , deu de cara com dois homens desconhecidos e fortemente armados, os quais ao perceberem sua presença , apontaram armas em sua direção e o questionaram se ele seria irmão de Pelado ”. Após essas informações prestadas pelo irmão da vítima , um ano e dois meses se passaram sem que a polícia de Nova Ipixuna fizesse qualquer tipo de investigação sobre a morte de Pelado .
No dia 16 de novembro de 2010, José Rodrigues Moreira (preso por seu um dos mandantes da morte de José Cláudio e Maria), procura a delegacia de polícia civil de Nova Ipixuna e acerta com os investigadores uma operação ilegal de retirada de três famílias que ocupam lotes no interior do assentamento , onde José Rodrigues diz agora ser dono . Um dos ocupantes é Edvaldo, conhecido por Marabá , irmão de José Cláudio. As três famílias foram expulsas dos lotes e um dos barracos foi queimado por ordem de José Rodrigues. Dias depois as famílias retornam para os lotes apoiados por José Cláudio, o que irritou José Rodrigues.
No dia 10 de dezembro de 2010, José Rodrigues Moreira comparece na delegacia de polícia civil de Nova Ipixuna e prestada declaração acusando José Cláudio, Claudemir e Marabá , como sendo os autores da morte de Odilon. Junto com José Rodrigues encontra-se a testemunha Manoel, irmão de Pelado , que também presta depoimento no mesmo dia e passa a contar outra versão do crime : que os autores do homicídio não seriam mais duas pessoas desconhecidas, mas seriam José Cláudio, Claudemir e Marabá , depoimento igual ao de José Rodrigues. Acrescenta ainda que quem apontou a armar para sua cabeça e o ameaçou para que nada dissesse foi Claudemir.
José Rodrigues se apresenta com a testemunha Manoel à polícia de Nova Ipixuna justamente no período em que ele tentava expulsar as três famílias dos lotes que tinha ilegalmente comprado e que José Cláudio impediu que ele se apossasse das terras . Os investigadores que participaram da operação ilegal juntamente com José Rodrigues estão sendo investigados pela corregedoria da polícia civil .
Nenhum comentário:
Postar um comentário