Pages

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Marabá: transporte escolar em situação precária

No Diário do Pará desta terça-feira. Reportagem de Chagas Filho.

Estudantes da rede municipal de ensino que precisam usar os veículos que fazem o transporte escolar em Marabá estão praticamente arriscando a vida. Os ônibus – pelo menos a maioria – estão em situação precária, sem manutenção, e são um perigo para a vida dos alunos. O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp), subseção de Marabá, encaminhou denúncia ao Ministério Público Federal (MPF) em Marabá, que está investigando essa situação.
O DIÁRIO teve acesso às imagens de alguns desses ônibus, que transportam crianças e adolescentes em situação que passa longe de ser segura. Caso dos três caminhões pau de arara que atuam no PA Patauá, a 98 km de Marabá, levando alunos das localidades Sítio Novo, Jatobá e Pau Preto até a escola Rachel de Queiroz.
Mas o transporte dos alunos no PA Cabaceiras talvez seja o mais preocupante de todos. O extintor de incêndio do veículo está vencido, as barras de segurança das poltronas não mais existem e as lanternas estão quebradas. Além disso, o ônibus está geralmente todo sujo. E isso não é tudo: o pneu de estepe está solto dentro do ônibus, e os alunos só sentam na parte de cima das poltronas, porque todas estão sujas.
Caso Josiane
Essa situação de insegurança já fez uma vítima em Marabá, a estudante Josiane Rodrigues Bezerra, que se acidentou quando voltava para casa, na vila Murumuru, dois anos atrás. Até hoje ela tem problemas na perna esquerda e quase toda semana busca medicamentos no Hospital Municipal de Marabá para diminuir as dores.
Segundo denúncia do Sintepp, na época do acidente, a família de Josiane teria sido procurada por Antônio Disney Almeida de Souza e Rosicleide Maurício de Melo, funcionários do alto escalão da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Os dois teriam pedido que a família não procurasse a imprensa e autoridades para denunciar o fato. Em troca, teriam dado à família R$ 100 e cestas básicas - com a data de vencimento ultrapassada.
A “visita” aguçou a curiosidade do Sintepp, que desconfiava do envolvimento dos dois servidores na contratação dos ônibus para o transporte escolar no município. Com isso, o caso foi parar no MPF.
O Ministério Público cobrou explicações da Semed e recebeu a resposta de que os ônibus estão contratados por processo licitatório desde a gestão do antigo prefeito de Marabá, Tião Miranda, não havendo nenhuma coerência na denúncia formulada.
Em razão do ponto facultativo dos servidores públicos municipais no dia de ontem, o DIÁRIO conseguiu ouvir os dois servidores citados na denúncia do Sintepp. (Chagas Filho, Diário do Pará)

6 comentários:

Adir Castro disse...

É extremamente necessário expulsarmos a todas essas pessoas, que ontem e hoje governaram e governam essa cidade. Enquanto eles estiverem no controle, será esse o tratamento que nos dispensarão.

E a única maneira de fazermos isso é mudando o rumo de nosso voto.

Haverá bons nomes para o legislativo, nomes de pessoas que não tem o rabo preso com grupos políticos e econômicos.

Vamos excluir a todos esses vereadores que até hoje não disseram a que vieram, dá chance para novos nomes.

Vereador não tem que ser oposição nem situação. Ele tem que ser é fiscal do povo, cobrar do executivo, apresentar projetos visando a melhoria na qualidade de vida dos municípies, e nessa qualidade de vida inclui-se bons hospitais, boas escolas, infraestrutura e oportunidades de trabalho.

Vereador não tem que ficar fazendo politicagem não, ele não foi eleito para isso.

E no executivo basta NÃO votar nesses nefastos de ontem e de hoje que tem compromissos firmados com grupos políticos e econômicos e que depois de eleitos esquecem da população, ficando ricos eles, os amigos e financiadores.

Fazendo assim a mudança começará a acontecer.

Anônimo disse...

Ninguém sabe que na época do Tião os ]õnibu locados para transporte escolar eram do próprio "5M"? Claro que a empresa está em nome de terceiros ou seja laranja.

Anônimo disse...

Euuuuuuuuuuuu é que nao sei de nada!
bico calado não entra mosquito.

Anônimo disse...

Aquí na Mba. Pioneira, diáriamente, entre 06:30 e 07:00 hs, tem um caminhão 3/4, da Prefeitura (logomarca adesivada), com carroceria aberta, sem nenhuma proteção, que circula pela Av. Mal. Deodoro (Orla), passa à frente do restaurante Quero Mais, estaciona entre a feirinha e a antiga Câmara Municipal, com dezenas de alunos de varios colegios próximos. É muita sorte que ainda não tenha acontecido acidente com esse tipo de transporte (inadequado). Em 28.10.11, Marabá-PA.

anônimo,por ser funcionário disse...

Adir castro,você tá corretíssimo em falar que vereador não foi eleito pra ser oposição e nem situação,e sim fiscal do povo,quando estão em periodo eleitoral o POVO é tudo pra eles,más quando se elegem o POVO é simplesmente um mero detalhe.
Se esses vereadores cumprissem realmente seu papel,eles já teriam afastado o desprefeito MAUrino,pois aquela casa tem poderes pra isso,porque motivo não falta!
Mudando de assunto,eu me lembro que quando o MAUrino fez o primeiro pedido de autorização de empréstimo,e os vereadores aprovaram,mais fiquei impressionado foi com a reação de alguns vereadores,eles vibraram,se abraçaram comemoraram a aprovação do empréstimo como se o dinheiro fosse pra eles,portanto eu acho que eles recebem uma porcentagem desse dindim,por isso é que eles os "VEREADORES", parecem ser SECRETARIOS DO MAUrino...!

Anônimo disse...

Ademir o transporte escolar de maraba é um caso de policia.
Quem controla os contratos e o dinheiro é Rosicleide Mauricio, a toda poderosa da semed.
A mulher ta rica, ela é destemida não tem medo e nem vergonha de fazer qualquer tipo de manobra para tirar dinheiro da educação.
Agora recentemente ela comprou um apartamento em goiania, ja tinha comnprado um outro em fortaleza.
O secretario de finanças so autoruza pagamento de alguma nota, so se ela autorizar, e todas tem 20%.
Ela é proprietaria de varios onibus com contrato com a semed, todos no nome do marido ,que antes de tomarem posse da educação era moto taxi.
Outro que tem uma fatia grande no tranporte escolar é o secretario adjunto disney, ele é dono de varias linhas que serve a zona rural, e claro tambem tem contrato de uma l200,que so ele dirije, um micro onibus na saude e mais um fiesta sedan na semed.
Ademir, não é possivel que o mpf e a pf estão segos e surdos e aleijados para não pararem com esta sangria do dinheiro da educação.
obs;recentemente teve maior pau entre rosicleide e nei.Ele se recusou a assinar um cheque trazindo pela toda poderosa,e sem nehuma justificativa do gasto, e se a despesa foi mesmo da educação.
Mas ela venceu, o secrtario nei não aguenta as ameaças da MANDA CHUVA .
vcs precissam frequentar a secretaia de educação, para assistirem as tantas BAIXARIAS QUE ACONTECEM NAQUELES CORREDORES.