Pages

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Inovação educacional



É possível criar-se numa escola uma sala de leitura sem livros? Em Marabá, o desgoverno de Maurino Magalhães tornou isto possível.
Há dez ou doze anos passados, ao Fundação Casa da Cultura criou e instalou onze bibliotecas públicas em salas de escolas conveniadas, inclusive no Caic. Com o decorrer do tempo e a seqüência de administrações que não privilegiaram nem a leitura nem a cultura, esses núcleos de saber passaram, primeiro, para a alçada de uma secretaria (de Cultura, não estou certo), depois por um processo de agonia e desmanche até sobrar apenas a Biblioteca Ilan Jadão, na escola municipal José Mendonça Vergolino.
Em abril deste ano, o então secretário interino de Educação Antônio Disney Almeida de Souza oficiou à FCCM que, a pedido da direção da escola (vice-diretora Lucília Nascimento), fosse recolhido o acervo “a fim de que o espaço seja utilizado como sala de leitura”.
Dito ofício foi reiterado em 28 de setembro por outro secretário interino de Educação, Nells Claudjan Nascimento, acrescentando que o acervo “será encaixotado e ficará à disposição para fins de recolhimento pela Fundação.”
Agora, em novembro, a Fundação recebeu os livros da biblioteca. Sem nenhum encaixotamento ou cuidado eles foram jogados de qualquer forma num caminhão e despejados na Casa da Cultura.
Agora, lá na EMEF José Mendonça Vergolino tem uma sala novinha de leitura sem um único livro.

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro Ademir gosto muito dos seus comentários,mais com relação a essa situação dessa renomada Escola,posso dizer que a direção jamais iria cometer tal irresponsabilidade de mandar os livros fora das caixas.É importante que antes de publicar qualquer assunto a gente procure saber primeiramente dos fatos.Conheço a direção da profª Maria Aparecida e da vice Lucília Nascimento.

Ademir Braz disse...

Se você não acredita (e, por isso, se dá ao luxo de querer consertar o que não viu nem sabe, vá dar uma olhada nos livros que estão jogados na FCCM da maneira que lá chegaram.
Quanto à veracidade da informação tenho todos os documentos que antecederam o fechamento da biblioteca para a instalação de uma "sala de leitura" sem livro.
Vocês tem a mania de ver má fé em toda a imprensa, mesmo não conhecendo a credibilidade de quem escreve.