SÃO PAULO – O Corinthians foi considerado pela Forbes o time de futebol mais valioso fora da Europa. De acordo com uma matéria publicada nesta quarta-feira (17), o clube brasileiro embolsou US$ 358 milhões em 2012 - mais do que qualquer outro na América Latina.
Após conquistar a Copa Libertadores e o mundial FIFA Club World Cup no ano passado, o time paulista se consagrou na 16º posição entre os 20 clubes mais valiosos em 2012. É a primeira vez que um clube não-europeu entra na lista.
Diferentemente da maioria dos maiores clubes de futebol listados, a publicação lembra que o Corinthians não possui um estádio. Fato que está prestes a mudar, com a construção do “Itaquerão”, que abrigará um dos jogos da Copa do Mundo de 2014.
Fãs "um bando de loucos"
A publicação afirma que, apesar do título, o Corinthians não possui um grande número de fãs fora de seu país de origem, diferente dos demais listados pela revista norte-americana, e sugere que poderia crescer ainda mais nesse quesito. “Apesar da diáspora brasileira, o clube de futebol mais valioso da América Latina não tem um número considerável de fãs fora do Brasil”, acrescenta.
A publicação afirma que, apesar do título, o Corinthians não possui um grande número de fãs fora de seu país de origem, diferente dos demais listados pela revista norte-americana, e sugere que poderia crescer ainda mais nesse quesito. “Apesar da diáspora brasileira, o clube de futebol mais valioso da América Latina não tem um número considerável de fãs fora do Brasil”, acrescenta.
No entanto, fenômeno que não acontece no Brasil, ressalta a reportagem. Mesmo que o time não tenha muitos títulos nacionais e internacionais relevantes, em relação aos outros brasileiros, o Corinthians tem uma legião de fãs que qualquer outro clube do País gostaria de ter: cerca de 35 milhões de corintianos que o site classifica como “orgulhosos de serem leais” e que se autodenominam “um bando de loucos”.
Negócios
O time lançou em 2011 a TV Corinthians, primeiro canal de TV dedicado a um time de futebol no Brasil. O clube também fechou contrato de US$ 14 mil com a Caixa Econômica Federal. A Nike também é outro grande patrocinador.
O time lançou em 2011 a TV Corinthians, primeiro canal de TV dedicado a um time de futebol no Brasil. O clube também fechou contrato de US$ 14 mil com a Caixa Econômica Federal. A Nike também é outro grande patrocinador.
No ano passado, a empresa de consultoria BDO divulgou um estudo que afirma que o time valia cerca de US$ 500 milhões, ou cerca de R$ 1 bilhão. A consultoria e a Forbes não consideraram a transferência de atletas em suas avaliações.
Um comentário:
Dr. Ademir, penso que num cenario pós-Copa 2014, teremos uma gradual diminuição de público nos campeonatos Nacional e regional. Explico: Tivemos recentemente dois RE-PA e teremos mais um nesse final de semana. No primeiro, a renda(salvo engano) RS 1 milhão, no segundo, não chegou a RS 200 mil. No segundo jogo, deduzidas despesas houve saldo negativo. Foram/estão sendo construídos no país 12 estadios novos para as Copas(das Confed. e do Mundo). A exemplo do novo Mineirão, estreado pela Seleção ontem contra o Chile(2 x 2), são estadios considerados de primeiro mundo e, portanto, comparativamente com o Mangueirão, tem despesas muito maiores, encarecendo assim o valor final dos ingressos. Essas novas "arenas", em grande maioria, serão repassadas para a iniciativa privada explorar. Estarão "elitizando" tambem o nosso futebol domingueiro ? Em 25.04.13, Marbá-PA.
Postar um comentário