Pages

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Nome aos bois, bodes e outros bichos


Detran: Polícia divulga nome dos acusados de fraudar 

emissão de CNHs

A Polícia Civil divulgou, na tarde de ontem (7), os nomes dos 37 acusados de participação em fraudes na emissão de Carteiras Nacionais de Habilitação em 18 municípios do Estado. Os suspeitos, detidos na operação ‘Blitz’, tiveram prisão temporária de cinco dias decretada e serão encaminhados ao sistema penitenciário do Pará. Do total de presos, 18 são servidores do DETRAN (Departamento de Trânsito do Pará), sendo 14 efetivos e 4 temporários. 
 
Os acusados foram autuados por corrupção ativa e passiva, peculato, falsidade ideológica e outros crimes. As investigações completam um ano no próximo dia 19, e iniciaram a partir de denúncias no município de Abaetetuba. A polícia ainda trabalha para executar 86 mandados de busca e apreensão e 69 pedidos de prisão preventiva. O que chamou a atenção da polícia foi a elevada quantidade de expedições de carteiras de habilitação no Pará. 'A cada 10 requerimentos de CNHs feitos no Brasil, apenas 4 são deferidos. No entanto, no Pará, a média era de 9 deferimentos para cada 10 solicitações de CNHs', esclareceu Milton Menezes, promotor de justiça que acompanhou o caso em Belém.  
 
Foram presos nesta terça-feira (7), os seguintes acusados:Alcyr Brito Dias, Bruno Moreira dos Santos Calumby, Carla Hortência Batista Dias, Carlos Jorge Almeida Brasil, Cenaje da Silva Lemes, Cleberson da silva Lemes, Cleberson Rodrigues Pantoja, Edilson Mamed da Costa Jr, Edjane Mamed da Costa, Elvis Nazareno da Silva Miranda, Eric Coelho Pereira, Francisco de Assis Lima Lopes, Iazonete Moreira Conde, Ilton Cardoso Miranda, Jesus Nazareno Veracruz Lobato, João Elias Ferreira Lopes, João Francisco Nunes da Fonseca, João Gustavo Ribeiro Maia, José Maria de Araújo Silva, José Maria Soares de Albuquerque, Luís Otavio da Silva Quaresma, Manoel Francisco da Costa Farias, Marcicleia Farias Vieira, Maria Antônia Jaques Pereira, Maria da Conceição Rodrigues Matias, Maria do Socorro Lima Brito, Milton Roberto de Oliveira Bentes, Nil Marcio Conceição Cutrim, Paulo Roberto Braga de Oliveira Bentes, Paulo Roberto Mileo de Oliveira, Rafaela de Paula Souza Lima, Rubetania Gomes Dias, Ruth Sueli Aires Passos de Carvalho, Samuel de Almeida da Luz, Valdinei dos Santos Carvalho e Willi Marinho Alvez. Os funcionários públicos envolvidos no esquema podem ser exonerados de seus cargos.  
 
Abrangência - A Polícia Civil ainda não divulgou o número de carteiras emitidas por fraude, mas adianta que Abaetetuba ocupa o primeiro lugar no ranking de municípios que mais cometeram a irregularidade; em segundo lugar está a capital paraense, de acordo com o delegado Marcos Miléo, que presidiu o inquérito em Abaetetuba. 'A prática, além de ser considerada fraudulenta, ainda gera efeitos secundários negativos, como o aumento de acidentes e o caos no trânsito, pois as pessoas não estão capacitadas para o manuseio de automóveis. No esquema existem pessoas que não conseguem sequer escrever o nome, ou que ainda apresentam problemas de visão. Estas terão a carteira de habilitação suspensas e ainda estão passivas à punição penal', explica o delegado. Ainda de acordo com ele, a ação era cometida por grupos isolados que atuavam nos municípios.  As investigações agora seguem para outra etapa, cujo a estratégia será definida a partir das provas colhidas da primeira fase, de acordo com o delegado Felipe Pinheiro, que presidiu o inquérito instaurado em Belém. Agora as investigações contarão com o auxílio do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves e do próprio DETRAN. Pariticiparam da operação a Polícia Civil, Ministério Público Estadual e Poder Judiciário. Ao todo, 300 policiais civis, divididos em 70 equipes, participarão das investigações.  (Portal ORM)

2 comentários:

Anônimo disse...

Ademir, o Detran de Marabá não foi investigado? O que mais se vê nessas auto-escolas daqui é isso. Admiro muito não haver nem menção no nome da cidade.

Anônimo disse...

Demir, por causa da Ciretran local e maracutaias diversas, já assassinaram gente conhecida(lembra do Marchão ?). Em 08.05.13, Marabá-PA.