Pages

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

GEM: 21 Anos de sucesso



O Grupo Espeleológico de Marabá – GEM, sediado na Casa da Cultura de Marabá, comemora dia 08 de agosto 21 anos de sua criação. Ele foi fundado em 1989 com objetivo de descobrir, explorar, documentar e preservar as cavidades geológicas naturais, além de cachoeiras e estruturas runiformes da região.
 O GEM é membro da Sociedade Brasileira de Espeleologia e possui larga experiência em prospecção e documentação de cavernas naturais. Hoje, o grupo conta cerca de 40 integrantes que se reúne duas vezes ao mês para discussão e troca de experiências sobre a atividade.
De acordo com Noé von Atzingen, presidente da Casa da Cultura, o GEM já descobriu cerca 2.200 cavernas no Sul do Pará e estados vizinhos do Tocantins e Maranhão, sendo considerado um dos mais atuantes do Brasil e da América Latina. Com recursos adequados - cordas especiais de rapel, capacetes luminosos, macacões próprios para o uso em expedições e outros – seus  integrantes encaram os desafios de novas descobertas. 
Em virtude do seu aniversário, a Casa da Cultura e o próprio grupo realizam a exposição “Mundo Subterrâneo”, com a reprodução de uma caverna artificial, onde os visitantes poderão conhecer de perto o trabalho desenvolvido pelo grupo na região. 

Nenhum comentário: