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terça-feira, 16 de novembro de 2010

Eclusas, o fim de uma longa espera

No próximo dia 18 serão inauguradas as eclusas de Tucuruí, cujo objetivo é transpor o desnível de cerca de 69m criado pela construção da hidrelétrica de Tucuruí e dar continuidade à navegação em trecho de rio interrompido pela barragem. As eclusas serão quase do tamanho do Canal do Panamá e abrirão grandes portas de acesso ao Pará. A Universidade Federal do Pará (UFPA) integra os projetos de aproveitamento hidroviário e de derrocamento de pedrais do rio Tocantins, sob coordenação do professor Hito Braga de Moraes, da Faculdade de Engenharia Naval.
A conclusão das obras e a eliminação do conjunto de pedras permitirão a operacionalização da Hidrovia do Tocantins, um antigo sonho dos paraenses. A inauguração das eclusas I e II constitui, assim, um marco socioeconômico no Estado e no Brasil. “Ao interligar o sul do Pará e o centro-oeste brasileiro ao Porto de Vila do Conde, em Barcarena, surgirá uma importante alternativa de transporte de produtos na região”.
Segundo ele, produtos como a soja, o minério, o carvão poderão ser levados, via hidrovia, até o porto de Barcarena, barateando o frete e tornando os insumos mais competitivos no mercado internacional. Cabe destacar que o custo por quilômetro da hidrovia é duas vezes menor que o da ferrovia e seis vezes mais baixo que o da rodovia.
De acordo com o especialista, os impactos positivos socioeconômicos e ambientais serão vários. “O Pará tem a ganhar. A construção das eclusas trará mais investimentos das iniciativas privada e governamental. Haverá grande geração de emprego e renda, representando umboomeconômico na nossa região”, ressalta. A diminuição do consumo de óleo diesel para o transporte, promovendo redução de custos e menor emissão de poluentes, é outro benefício apontado.
O pesquisador ilustra a relação custo-benefício da hidrovia com dados numéricos. “Uma balsa pequena, com capacidade de carga de 2 mil toneladas, ‘retira’ da rodovia o equivalente a 67 caminhões”. O que significa dizer que, entrando em operação, a Hidrovia do Tocantins, que será trafegada por comboios com capacidade de até 18 mil toneladas, desafogará bastante as rodovias que interligam o Estado do Pará ao restante do país. A economia com combustíveis no transporte de minérios e grãos das regiões Norte e Centro-Oeste pode chegar a R$ 10 milhões por dia.
Transporte
Assim que as duas eclusas estiverem funcionando será possível transportar pelo rio Tocantins o minério de ferro a partir de Marabá, os grãos do centro do Brasil, o ferro-gusa e outros produtos da siderúrgica que a Vale construirá em Marabá. O Porto de Vila do Conde não suportará o aumento do volume de carga. Por isso, a construção do terminal II do Porto de Vila do Conde é outro projeto no qual a UFPA encontra-se inserida.
A conclusão das obras de Tucuruí, o projeto do novo porto, o investimento em novas hidrovias e a construção de hidrelétricas com eclusas indicam as potencialidades da Engenharia Naval na nossa região. O setor vive seu melhor momento na atualidade, porém aindacarência de profissionais qualificados no mercado. O professor Hito Braga explica que muitos dos engenheiros aqui formados, vão trabalhar no sul e sudeste do país, mas a expectativa é que a região Norte passe também a empregar grande parte desses profissionais. (Diário do Pará)
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Veja o esquema de uma eclusa:



Um comentário:

Anônimo disse...

QUEM FISCALIZA? Há locais ao lado da Colonia de Pesca Z-30 na Mab. Pioneira, que estão comercializando variedade de pescada com ovas em seu interior. Se estamos na piracema tá errado. Em 19.11.10, Marabá-PA.