No próximo dia 18 serão inauguradas as eclusas de Tucuruí, cujo objetivo é transpor o desnível de cerca de 69m criado pela construção da hidrelétrica de Tucuruí e dar continuidade à navegação em trecho de rio interrompido pela barragem . As eclusas serão quase do tamanho do Canal do Panamá e abrirão grandes portas de acesso ao Pará . A Universidade Federal do Pará (UFPA) integra os projetos de aproveitamento hidroviário e de derrocamento de pedrais do rio Tocantins, sob coordenação do professor Hito Braga de Moraes , da Faculdade de Engenharia Naval .
A conclusão das obras e a eliminação do conjunto de pedras permitirão a operacionalização da Hidrovia do Tocantins, um antigo sonho dos paraenses . A inauguração das eclusas I e II constitui, assim , um marco socioeconômico no Estado e no Brasil. “Ao interligar o sul do Pará e o centro-oeste brasileiro ao Porto de Vila do Conde , em Barcarena, surgirá uma importante alternativa de transporte de produtos na região ”.
De acordo com o especialista , os impactos positivos socioeconômicos e ambientais serão vários . “O Pará só tem a ganhar . A construção das eclusas trará mais investimentos das iniciativas privada e governamental . Haverá grande geração de emprego e renda , representando um ‘boom ’ econômico na nossa região ”, ressalta. A diminuição do consumo de óleo diesel para o transporte , promovendo redução de custos e menor emissão de poluentes , é outro benefício apontado.
O pesquisador ilustra a relação custo-benefício da hidrovia com dados numéricos. “Uma balsa pequena , com capacidade de carga de 2 mil toneladas , ‘retira ’ da rodovia o equivalente a 67 caminhões ”. O que significa dizer que , entrando em operação , a Hidrovia do Tocantins, que será trafegada por comboios com capacidade de até 18 mil toneladas , desafogará bastante as rodovias que interligam o Estado do Pará ao restante do país . A economia com combustíveis no transporte de minérios e grãos das regiões Norte e Centro-Oeste pode chegar a R$ 10 milhões por dia .
A conclusão das obras de Tucuruí, o projeto do novo porto , o investimento em novas hidrovias e a construção de hidrelétricas já com eclusas indicam as potencialidades da Engenharia Naval na nossa região . O setor vive seu melhor momento na atualidade , porém ainda há carência de profissionais qualificados no mercado . O professor Hito Braga explica que muitos dos engenheiros aqui formados, vão trabalhar no sul e sudeste do país , mas a expectativa é que a região Norte passe também a empregar grande parte desses profissionais . (Diário do Pará )
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Veja o esquema de uma eclusa:
Um comentário:
QUEM FISCALIZA? Há locais ao lado da Colonia de Pesca Z-30 na Mab. Pioneira, que estão comercializando variedade de pescada com ovas em seu interior. Se estamos na piracema tá errado. Em 19.11.10, Marabá-PA.
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