Reproduzo artigo do cineasta estadunidense Michael Moore, intitulado "Porque estou dando dinheiro para pagar fiança de Julian Assange". O texto foi traduzido Miguel Leite , do blog "Te bloga!", e eu copiei do site de Altamiro Borges:
Fomos levados à guerra do Iraque por uma mentira . Centenas de milhares estão mortos . Imaginem se os homens que planejaram esse crime de guerra em 2002 tivessem um WikiLeaks para lidar com eles . Eles poderiam não ter sido capazes de consumá-lo. A única razão que os levava a pensar que poderiam fugir da verdade era porque tinham um manto de sigilo garantido. Esse manto foi rasgado, e eu espero que eles nunca sejam capazes de operar em segredo novamente .
* Senador Joe Lieberman diz que WikiLeaks “violou a Lei da Espionagem ”.
* George, da The New Yorker Packer, Assange chamadas “super-espião, de pele fina , [e] megalomaníaco.”
* Sarah Palin diz ser “um agente anti-americano com sangue nas mãos ” a quem devemos perseguir “com a mesma urgência com que buscamos a Al Qaeda e líderes do Taliban”.
* Democrata Bob Beckel (gerente de campanha de Walter Mondale em 1984) disse sobre Assange na Fox: “Um homem morto não pode vazar coisas … só há uma maneira de fazê-lo:. Ilegalmente atirar no filho da puta”.
* Mary Matalin, republicano, diz que “ele é um psicopata , um sociopata … Ele é um terrorista ”.
* Rep. Peter A. King chama WikiLeaks uma “organização terrorista ”.
E de fato eles são ! Eles existem para aterrorizar os mentirosos e belicistas que trouxeram a ruína de nossa nação e para os outros . Talvez a próxima guerra não seja tão fácil , porque as regras foram mudadas – e agora é Big Brother que está sendo vigiado… por nós !
WikiLeaks merece os nossos agradecimentos e que se jogue luz sobre tudo isso . Mas alguns na imprensa hegemônica têm rejeitado a importância do WikiLeaks (“eles já lançaram pouco que há de novo !”). Ou os está pintando como simples anarquistas (“WikiLeaks libera tudo , sem qualquer controle editorial !”).
WikiLeaks existe, em parte , porque a grande mídia não conseguiu fazer jus à sua responsabilidade . Os donos das empresas têm dizimado redações , tornando impossível para bons jornalistas fazerem seu trabalho . Não há mais tempo ou dinheiro para o jornalismo investigativo. Simplificando, os investidores não querem essas histórias expostas. Eles gostam de seus segredos … como segredos .
Peço-lhe para imaginar o quanto o nosso mundo diferente seria se WikiLeaks existisse a 10 anos atrás . Dê uma olhada na foto . Este é o Sr. Bush prestes a receber um documento “secreto ” em 6 de agosto de 2001. Seu título dizia: “Bin Laden determinado em atacar nos EUA”. E nessas páginas disse que o FBI descobriu “os padrões de atividade suspeita neste país em conformidade com os preparativos para atentados .” Bush decidiu ignorá-la e foi pescar pelas próximas quatro semanas .
A abertura , transparência – estas estão entre as poucas armas dos cidadãos para se protegerem dos poderosos e dos corruptos . E se dentro poucos dias depois de 04 de agosto de 1964 – após o Pentágono mentir que nosso navio foi atacado pelos norte-vietnamitas no Golfo de Tonkin – tivesse havido um WikiLeaks para dizer ao povo americano que a coisa toda era armação ? Eu acho que 58 mil dos nossos soldados (e 2 milhões de vietnamitas) poderiam estar vivos hoje .
E essa é a melhor coisa que o site fez. WikiLeaks, Deus os abençoe, vai salvar vidas , como resultado de suas ações . E qualquer um de vocês que me acompanhem ao apoiá-los estarão cometendo um verdadeiro ato de patriotismo .
Nenhum comentário:
Postar um comentário