IHU On-Line – O que aconteceu na fazenda Rio Cristalino ?
Henri des Roziers – Essa fazenda , criada nos anos 1980, é um caso emblemático . Até essa época , só havia mata nessa região . Na época da ditadura o governo incitava muitas empresas a investir na Amazônia. Para facilitar , dava incentivo fiscal e entregava a preço muito barato imensas áreas . A fazenda Rio Cristalino tem 140 mil hectares de terra e faz parte desse “incentivo ”. Ela foi entregue à empresa Volkswagen, que , nos anos 1990, a vendeu. A situação atual é que , dos 140 mil hectares , 80 mil foram transformados em projeto de assentamento . Os 60 mil hectares que ainda não foram desapropriados abrigam 600 famílias .
Essa fazenda vem de uma situação muito complexa , porque dentro dela há muitos fazendeiros que passaram a criar gado lá dentro . Hoje , há grupos que estão pressionando as famílias para desocuparem a área e venderam as terras a outras pessoas . É um clima de guerra . Há, ainda , um grupo de extermínio , que fez uma lista de gente marcada para morrer . Desde maio têm quatro trabalhadores rurais que foram assassinados. Como se percebe, a situação atual é bastante crítica .
IHU On-Line – Quem são as pessoas assassinadas e as que estão na “lista ”?
Henri des Roziers – Estão pressionando vários ocupantes para sair da fazenda . O grupo está assassinando pouco a pouco os trabalhadores rurais . Criaram uma nova associação para se opor a esses trabalhadores .
IHU On-Line – O senhor pode nos contar como é e quem comanda a fazenda Rio Cristalino ?
Henri des Roziers – A fazenda pertence oficialmente a um proprietário , mas dentro dela há muitos ocupantes . Parte deles é de fazendeiros que criam o gado por todo lado , e outra é de famílias de posseiros . Esse pessoal está pressionando para haver uma desapropriação da área . Quando , em 2008, a área foi ocupada , o superintendente do Incra veio com um deputado federal e uma deputada estadual e prometeram que dentro de noventa dias a fazenda seria desapropriada e transformada em projeto de assentamento . O pessoal se animou e confiou na promessa . Passado esse prazo , nada aconteceu, até hoje . A situação é grave , porque , se a fazenda não for desapropriada, as pessoas serão despejadas por decisão judicial . Por enquanto se espera a decisão do Incra.
IHU On-Line – O que o senhor achou da Carta-Compromisso contra o Trabalho Escravo assinada por Dilma e mais 12 governadores ?
Henri des Roziers – Assinando compromisso a respeito da PEC 438 que trata do confisco e expropriação das fazendas ocupadas, penso que é muito importante a assinatura desse documento e que a PEC seja votada pelo Congresso . É fundamental que o futuro governo federal confirme o plano de Lula , se comprometendo a agilizar a votação da PEC para confiscar imediatamente qualquer fazenda flagrada pelo Ministério do Trabalho em situação de trabalho escravo . O confisco será destinado à reforma agrária , para assentamento de famílias rurais . Esse compromisso é muito importante , porque pode ajudar na luta contra o trabalho escravo .
IHU On-Line – As incidências de trabalho degradante na região sul do país eram mais raras, no entanto aumentaram ao longo dos últimos anos . O que isso significa?
Henri des Rosiers – Do ano passado para cá foram flagrados vários casos de trabalho escravo no Sul do Brasil. Em 2009 uma estatística apontou que o sul se tornava uma das regiões mais expressivas no trabalho escravo , em maior proporção até do que o norte . O crescimento do agronegócio no Sul é acompanhado de exploração a geração de trabalho escravo . Isso é preocupante.
IHU On-Line – Quais são os desafios e sinais de esperança hoje ?
Henri des Rosiers – Tem havido uma conscientização nos últimos anos , no Brasil inteiro , sobre a realidade e gravidade do trabalho escravo . Isso é fundamental . Acompanhei essa problemática desde os anos 1990. De lá para cá , tem sido feito um trabalho de denúncia à opinião pública , que tomou consciência dessa prática . Quando a sociedade civil se dá conta do crime grave que isso representa e passa a exigir mudanças, isso representa ares de esperança . (Fonte : IHU)
Nenhum comentário:
Postar um comentário