Pages

domingo, 26 de junho de 2011

Divino da Serra das Andorinhas

Três produtores culturais - Evandro Medeiros, Fábio Oliveira e Waarlen Lourenço – juntaram suas afinidades e criaram a LaBour Filmes, que já a algum tempo vem produzindo vídeo-documentários sobre a realidade regional. O trabalho mais recente é sobre o Festejo do Divino Espirito Santo na Serra das Andorinhas, a partir de compromisso firmado junto aos camponeses e romeiros participantes do festejo no ano de 2010 em retornar em 2011 com imagens que registrassem a beleza de sua fé e festa.
Isto ocorreu, segundo os produtores, quando a equipe havia visitado a Serra das Andorinhas para entrevistar alguns personagens da região que foram testemunhas do episódio da Guerrilha do Araguaia, sendo que na oportunidade eles subiram a serra até a Casa de Pedra, local do festejo, para conversar com "Seu Beca", organizador do festejo, romeiro, camponês e sobrevivente da época da Guerrilha do Araguaia. Tanto a entrevista como as imagens do festejo compõem outro documentário em produção: Araguaia Campo Sagrado.
Assim, mais que registrar em clipe o festejo, o trio também se propôs produzir um pequeno documentário (Divino, Beleza e Fé Popular em Festa na Serra das Andorinhas] que socializasse ao mundo a fé, beleza e vida em festejo na Serra das Andorinhas.
O documentário foi apresentado em uma sessão de cinema [com telão e tudo mais] no penúltimo dia do Festejo do Divino, dia 18 de junho, lá no alto da Serra das Andorinhas, sob majestoso céu estrelado e diante de um público de olhar atento e brilhante e semblante carregado de um discreto sorriso, orgulhoso e feliz, por sua fé e festa, camponeses romeiros, homens, mulheres, jovens, idosos e crianças, gente simples que sobe 6 km de serra a pé para encontrar-se com algo que palavras são incapazes de definir, um momento Divino.
Agora, dividido em três partes, o vídeo está disponível no Youtube.

Nenhum comentário: