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quarta-feira, 8 de junho de 2011

Educação moderna

Alguém me mandou e repasso para que nossos professores nos digam alguma coisa.

Antigamente se ensinava e cobrava tabuada, caligrafia, redação, datilografia. Havia aulas de Educação Física, Moral e Cívica, Práticas Agrícolas, Práticas Industriais e cantava-se o Hino Nacional, hasteando a Bandeira Nacional antes de iniciar as aulas. 
Mas os tempos mudaram, e muito disso caiu em desuso...
Leia agora o relato de uma Professora de Matemática:

Semana passada, comprei um produto que custou R$ 15,80. Dei à balconista R$ 20,00 e peguei na minha bolsa 80 centavos, para evitar receber ainda mais moedas. A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina registradora, aparentemente sem saber o que fazer.
Tentei explicar que ela tinha que me dar 5,00 reais de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la.
Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e ela aparentemente continuava sem entender.
Por que estou contando isso?
Porque me dei conta da evolução do ensino de matemática desde 1950, que foi assim:

1. Ensino de matemática em 1950:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda.
Qual é o lucro?

2. Ensino de matemática em 1970:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda ou R$ 80,00. Qual é o lucro?

3. Ensino de matemática em 1980:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é R$ 80,00.
Qual é o lucro?

4. Ensino de matemática em 1990:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é R$ 80,00.
Escolha a resposta certa, que indica o lucro:
(  )R$ 20,00 (  )R$ 40,00 (  )R$ 60,00 (  )R$ 80,00 (  )R$ 100,00

5. Ensino de matemática em 2000:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. 
O custo de produção é R$ 80,00.
O lucro é de R$ 20,00.
Está certo?
(  )SIM (  ) NÃO

6. Ensino de matemática em 2009:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é R$ 80,00.
Se você souber ler, coloque um X no R$ 20,00.
(  )R$ 20,00 (  )R$ 40,00 (  )R$ 60,00 (  )R$ 80,00 (  )R$ 100,00

7. Em 2010 vai ser assim:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é R$ 80,00.
Se você souber ler, coloque um X no R$ 20,00.
(Se você é afro descendente, especial, indígena ou de qualquer outra minoria social não precisa responder).
(  )R$ 20,00 (  )R$ 40,00 (  )R$ 60,00 (  )R$ 80,00 (  )R$ 100,00

E se um moleque resolver pichar a sala de aula e a professora fizer com que ele pinte a sala novamente, os pais ficam enfurecidos, pois a professora provocou traumas na criança.
- Essa pergunta foi vencedora em um congresso sobre vida sustentável:


“Todo mundo está 'pensando' em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que se 'pensará' em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"

6 comentários:

Anônimo disse...

Nossos governantes, responsáveis pela educação pública com qualidade e seriedade, conseguiram provar que Darwin estava errado.

Anônimo disse...

Demir, é verdade. A educação começa - ou pelo menos deveria - em casa.Em 08.06.11, Marabá-PA.

Anônimo disse...

Educação, saneamento básico e saúde não dá voto. O que dá voto é recapagem mal feita em ruas anteriormente também mal feitas, é obras superfaturadas e mal feitas, é logradouros para o lazer do povo feliz, sadio, próspero e culto. Maurino, assim como Tião, agora já pela metade de seu governo está anunciando as "obras", que também serão mal feitas e eleitoreiras. Essa é a MARCA DO TRABALHO deles. A de maior impacto, no atual governo e que superará a Orla, sem dúvida nenhuma será o novo estádio, obra essa que poderá manter a esse governo no poder por mais 4 anos, haja visto a quantidade de apaixonados pelo futebol. Diante de uma obra dessas, que pode render uma reeleição, pra quê se preocupar com educação, saúde, saneamento básico...? O povo adora esse tipo de obra e retribui sorrindo e estendendo tapete vermelho. É só depois da festança que vem a tormenta. Além do mais, quanto mais desinformado o cidadão, mas fácil lhe tirar o voto.

Anônimo disse...

Infelizmente Ademir muitos gestores não estão preocupados com a qualidade da educação apenas com os resultados das estatisticas e pressionam diretores e coordenadores que por sua vez pressionam professores para fabricar resultados.Conheço muitos professores , e até alguns diretores , que têm firmeza e desafiam tais gestores mas infelizmente coragem para desafiar não é para qualquer e existe uma pratica de se aprovar por aprovar.Quando pedimos condições de trabalho nas reinvidicações inclui-se ai condições de fabricar resultados de aprendizagem concreto e não apenas estatistica para justificar os milhões gastos sem seriedade na educação.

Anônimo disse...

Eu também sou do tempo em que a tabuada era cobrada. Se o aluno não acertasse,e o outro colega desse a resposta correta, este daria "um bolo" na mão de quem errou. Num instante a turma aprendia e não mais esquecia. Sou do tempo também em que a professora colocava uma paisagem bem grande, e mandava que os alunos escrevesse o que viam. Era a famosa Dissertação, que na realidade, era um exercício em que se corrigia a letra, a idéia, e ajudava o aluno a pensar. A turma desse tempo, está aí, inteirinha, sem traumas, e certamente são ótimos profissionais. Hoje, se o professor olha para o aluno e fala mais um pouco ríspido, o mundo vem abaixo. O coitadinho vai ficar traumatizado. É por isso que o ensino está deste jeito, não se respeita mais o professor. É uma pena.

Anônimo disse...

Como o professor vai cobrar tabuada do aluno se ele mesmo não sabe as quatro operações.
Como o professor vai cobrar do aluno gosto pela leitura se este professor não gosta de ler.
Eu discordo do anônimo das 22:44, quando diz que eles são forçados a fabricar resultados, qual é o papel da escola?, o professor esta sendo pago(mal) para fazer o que?

No meio da guerra que existe dentro da escola, ta o aluno que são penalizados pela falta de compromisso de muitos que se dizem professor, que na verdade não tem nenhum compromisso com a aprendizagem, com o desenvolvimento desta criança.
Eu sei que todos os problemas da escola não pode ser jogado no colo do professor, mas a escola é um grupo formado por diretor,coordenador pedagógico,orientador educacional,o estagiário que tá na sala com o professor.

Os profissionais da educação devem deixar de usar o aluno como refém.