Várias entidades ligadas à defesa dos Direitos Humanos envidaram esforços para acompanhar o julgamento do fazendeiro e ex-deputado estadual Osvaldo dos Reis Mutran, o Vavá Mutran. O julgamento , que estava marcado para o próximo dia 9 de junho , em Belém, foi suspenso, por força de uma Medida Liminar dada pelas Câmaras Criminais Reunidas do Tribunal de Justiça do Estado .
Vavá Mutran é acusado de assassinar a criança David Ferreira de Abreu, de 08 anos de idade , que jogava bola com amigos , próximo à residência do acusado em Marabá , no ano de 2002. O tiro certeiro na cabeça e o posterior chute na criança constituíram uma das cenas mais repugnantes vivenciadas pela sociedade de Marabá e, por conseguinte , da sociedade paraense .
No primeiro julgamento , em 2005, mesmo diante de fartas provas , o júri popular absolveu Vavá Mutran. Decisão que logo foi cassada pelo Tribunal de Justiça , uma vez que era gritante a disparidade da decisão com as consistentes provas contidas nos autos do processo .
O novo júri foi então marcado para o dia 07 de abril , e poderia ser realizado sem a presença do acusado, não fosse a Justiça ter acatado o pedido da defesa de adiamento , alegando ter o réu restrições de saúde , além do seu interesse de participar pessoalmente do júri para prestar contas à justiça .
O Júri remarcado para o dia 09/06 foi alvo de pedido de adiamento , tendo a defesa alegado a insanidade mental do réu Vavá Mutran. O Juiz da 1ª Vara do Júri negou o adiamento , pois entendeu tratar-se de uma medida que ira protelar o processo . Não conformada, a defesa buscou o Tribunal de Justiça .
No último dia 07/06, a dois dias do julgamento , a defesa entrou com pedido de Habeas Corpus e o Tribunal de Justiça concedeu liminar no mesmo dia , suspendendo o julgamento do dia 09. A SDDH buscará remediar a situação da família , que há 09 anos espera uma resposta do judiciário paraense . O próximo caminho será denunciar o Estado para a Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA), e o caso entrará como mais um , dentre tantos , para o rol da impunidade .
2 comentários:
O que querem agora? Canonizá-lo? Precisamos fazer alguma coisa. Iguais a este (que já foi pro inferno), outros monstros estão soltos, ameaçando a vida de todos.
JUSTIÇA JÁ!
eu sabia que essa kza ia cair fazia farra com o dinheiro da saude tem que pagar pela sua sujeira
Postar um comentário