Pages

terça-feira, 6 de julho de 2010

Insegurança pública...

Imprensa de Belém noticiou no mesmo dia, 28 de junho, que uma pessoa não identificada baleou um e matou dois assaltantes na manhã de quinta-feira durante assalto a ônibus em Icoaraci. Noutro caso, no bairro de Val-de-Cans, dois ladrões foram mortos a tiros ao invadirem a casa de um policial no domingo de manhã.
Postadas na edição on line, onde os leitores podem se manifestar, os comentários refletem o ânimo da população:
1."Menos dois pilantras na sociedade. O governo tem que verificar quem é (o “herói do povo); se for militar, promovê-lo; se for um civil, a policia deve contratá-lo por ser um bom atirador, defendendo a população sem colocar-los em risco e eliminando os pilantras." 2. "Graças, menos dois vagabundos nas ruas. Sinto uma alegria muito grande quando leio essas notícias. Quem dera que todos os dias morressem 4 bandidos, só assim a sociedade estaria livre dessas pragas ambulantes. É isso que a sociedade tem que fazer mesmo, já que a policia não está dando conta, tem que fazer justiça com as próprias mãos e matar tudo que é bandido que encontra pela frente. Não tenho pena desses vagabundos não. Tenho pena só das pessoas que tem que fazer isso. Mas alguém tem que fazer o serviço. E se eu encontrar um vagabundo desses pela frente eu vou mandar chumbo também.”
"Vamos exterminar essa bandidagem. O lema é: matem esses criminosos. Sem pena, sem piedade.”
"Fiquei feliz em saber que o policial tenha reagido, são dois a menos, parabens policial. Essa é a policia que queremos."
"Esse policial é o cara!!!! Continue assim, quando ver bandido pode atirar pra matar. Não tem que refrescar não. Numa dessas eles não iam pensar duas vezes em matar você ou seus familiares. Graças a Deus menos dois vagabundos na face da terra. E é isso que a população tem que fazer também, justiça com as próprias mãos."
"Felizmente, foi na casa de um policial que pode andar armado e è preparado,se fosse na casa de um de nos que alem de não podermos ter armas para nossa defesa ainda temos que conviver com esta corja de vagabundos armados."

15 comentários:

SER PROF É 10 disse...

Só estou sentindo falta das imagens psicodelicas!

Adir Castro disse...

A FERRO E FOGO

A violência está dominando a cidade. As pessoas, sem exceção, estão amedrontadas, trancadas em casa e em seus locais de trabalho. Sair às ruas portando algum objeto de valor é um risco enorme de perdê-lo para um assaltante. Já não compensa frequentar locais públicos, antes locais para o lazer. Os prejuízos das vítimas dos constantes crimes são inúmeros, vai do bem material à saúde. E ninguém é ressarcido do dano, nem mesmo, quando ele é material.

Fosse eu administrador da cidade, não sei se faz parte das atribuições do cargo, convocaria a todas as autoridades do município e decretaria algumas medidas antipáticas, mas que serviriam enormemente para minimizar esse estado de violência que impera na cidade.

Essas são algumas das medidas a serem tomadas, ou então lavar as mãos:

Regularização (Alvará) de todos os bares, independente do tamanho e das posses de seu proprietário. Definição do horário de funcionamento dos mesmos, impondo fiscalização rigorosa por parte da Polícia, do Conselho Tutelar e de representantes do Juizado da Infância e Adolescência. Multas quando fosse encontrado menor de idade nesses espaços;

Exigir que proprietários de oficinas de motos, carros e bicicletas, solicitem de seus clientes a apresentação do documento de propriedade e o preenchimento de um pequeno cadastro, constando RG, CPF, telefone e endereço do cliente. No caso de descumprimento, fechamento da oficina até o pagamento da multa. A mesma medida também seria aplicada para quem faz consertos em celulares, computadores e eletroeletrônicos;

Remover de sobre as praças a todos os estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas. No entorno da praça não seria problema, desde que os clientes desses estabelecimentos não levassem bebidas para dentro da praça. Multa para o transgressor: no caso de reincidir, mais multa e prestação de serviços comunitários em troca da prisão. Colocar mais gente dentro das cadeias só pioraria, sem contar que acabariam fazendo escola;

Fazer um cadastro imobiliário para saber quais imóveis são de aluguéis e determinar por parte do senhorio o pedido de informações sobre seu inquilino. O senhorio preencheria um pequeno formulário com os dados do inquilino, incluindo aí a cópia de RG e CPF, e os levaria até o departamento responsável por essa verificação. Somente após aprovação da pesquisa sobre o inquilino é que o imóvel seria liberado para locação. Multa para o senhorio que descumprisse a norma;

Exigir de todos os hotéis e hospedarias da cidade, a comunicação imediata da entrada de novos hóspedes ao órgão responsável por essa fiscalização, bem como o cadastro contendo toda a documentação do hóspede e de seus acompanhantes.

Uma leve triagem em quem chega e em que sai da cidade também não é de se descartar. Inibiria em muito as segundas intenções de quem vive à margem da lei, que vem ou passa pela cidade.

São medidas que deveriam ser adotadas por tempo indefinido, até que as pessoas tomassem consciência do quanto é importante se viver dentro de um estado de ordem, paz, segurança e tranquilidade.

Agora, para o administrador fazer isso tem que ter muita coragem e não se preocupar com as críticas que surgirão e muito menos com a provável perda de votos, que é disso que o político tem medo. Com o passar dos tempos, a grande maioria que vive coagida e vítima da violência, entenderia e aplaudiria as medidas.

Ademir Braz disse...

Escritores da Deuzuita:
Parabéns, gente. É bom saber que temos jovens se dedicando à literatura em Marabá. Pertenço à academia de Letras do Sul e Sudeste Paraense e me sinto feliz em saber da existência de vocês.
Tenho uma psicodélica do maior barato que vou postar pra vocês.

Ademir Braz disse...

Mural de Marabá, gostei de suas idéias e propostasa admministrativas. Elas demonstram respeito para com o cidadão.
Valeu

Anônimo disse...

Respeito? Isso ai é praticamente viver em estado de sitio. Que tal proibir que as pessoas frequentem a praia do Tucunaré também? Triagem em quem chega e quem sai da cidade? Fala sério agora... É mais fácil cancelar o trem de passageiros da VALE. O que precisamos é de educação e cumprimento das leis, precisamos que o sistema de inteligência da polícia funcione. O resto é coisa de americano.

Ademir Braz disse...

De novo, das 10:51? Olha, nessas questões de segurança pública, bandido é bandido e xiita é xiita.É assim lá nos Esteites? então funciona, ora...

Anônimo disse...

Denovo, pô. Tenho culpa se gosto de postar aqui?

Anônimo disse...

Mas tu acha certo impor esse toque de recolher? Essa triagem para entrar na cidade funcionaria como, suspeito da meia volta?

Adir Castro disse...

Anônimo das 10:51, é bom a gente rever nosso conceito sobre liberdade e direitos.

Já estamos vivendo sob o Estado de Sítio faz um bom tempo. Note as grades nas janelas e portas das residências; note que as senhoras e senhores não sentam mais na calçada de suas casas para "tricotar"; note que ao chegarmos nalguns estabelecimentos comerciais temos que esperar o atendente destravar a porta; note as casas rodeadas de cercas elétricas e câmeras (somente para os mais abastados).

Nossas leis são boas sim. Veja o ECA, por exemplo. Ele diz que um menor não pode frequentar lograudoros públicos, tais como estádios, shows, bares. Por acaso essa lei é respeitada? A lei diz pra não se estacionar sobre as calçadas. Essa lei é observada? A lei diz que se deve vender bebida alcóolica para menores. A lei é cumprida?

Quanto se gasta nesse país para se fazer campanhas educativas sobre essas questões? Tem surtido resultados?

Falando em EUA, me lembro de quando eles sediaram a copa do mundo. Em Atlanta, sede da nossa seleção, uma brasileira saiu a pé rumo a praia. Não andou muito e foi abordada por um policial que intencionava levá-la para delegacia para devida autuação por atentado violento ao pudor. Foram em cima e foram embaixo. Diziam que era brasileira e que não conhecia as leis deles, quer dizer, procurando um jeitinho brasileiro. O policial continuava irredutível, pessoas se aglomeravam em volta da cena... foi quando chamaram ao superior do policial para tentar resolver a situação sem causar problemas, já que eles estavam sediando a copa, pra não pegar mal, por assim dizer. O policial depois de muita conversa ouvida de seu superior liberou a brasileira sob uma condição: que ela voltasse ao hotel e colocasse uma saída de praia.

Na inglaterra, país de primeiro mundo, uma criança a partir dos 10 anos de idade é condenada caso cometa algum delito ou crime. Tô colocando delito como sendo leve e crime como sendo algo grave. Teve o caso daquelas duas crianças que assassinaram a uma outra nos trilhos do metrô de lá. As câmeras flagraram algumas cenas deles: pegaram prisão perpétua.

Na verdade, medidas assim não tira direitos. Pelo contrário: resgata ao cidadão de bem, o trabalhador, honesto, a sua liberdade já perdida.

Interessante é que brasileiro quando vai morar no exterior, aceita numa boa as leis e os costumes daquele país, sem reclamar.

Ademir Braz disse...

Em Campos de Jordão (SP) quando os migrantes chegam são recebidos no terminal rodoviário por uma equipe de assistência social que indaga deles se têm parentes na cidade, se estão só de passagem ou o que.
Se dizem que foram "arriscar", recebem uma cesta básica e passagem de retorno, porque a administração acha que já tem desempregado demais por lá. De sorte que lá não tem invasão urbana, é baixo o índice de criminalidade, nem se fala em adolescentes armados assaltandonas ruas.
É a informação que tenho.
Pessoalmente, contudo, não acho justo que devamos resolver os problemas sociais do Maranhão ou do Haiti.

Adir Castro disse...

Tenho duas crenças:

Se todos vão bem, também vou bem.

Se todos vão mal, aí corro perigo.

Anônimo disse...

Mural, então a questão é cumprirmos as leis que já temos.

Ademir Braz disse...

uqrem saber? Acho que precisamos todos deboas armas automáticas. Pei, Pei pei!

Anônimo disse...

E coletes.

Ademir Braz disse...

É isso - coletes. E máscaras contra gases porque, dizem, o chefe peida cada vez mais podre!No dia das vaias a coisa fedeu.