Pesquisa realizada pela Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas, para medir o Índice de Confiança na Justiça (ICJBrasil), constatou que só 33% dos entrevistados disseram confiar nos tribunais. Essa parcela só é maior do que as de brasileiros que confiam no Legislativo (28%) e nas agremiações partidárias (21%).
"Essa é a grande novidade do trabalho: a comparação do patamar de confiança no Judiciário e em outras instituições públicas e privadas. O resultado chama
muito a atenção. “A Justiça só ganha do Congresso e dos partidos", assinala Luciana Gross Cunha, professora da FGV e coordenadora do ICJBrasil.
A apuração foi feita com entrevistas a 1.550 pessoas de diversas faixas de renda e de escolaridade, entre abril e junho. E aponta outras sete instituições mais prestigiadas do que o Congresso, os partidos e a Justiça. As Forças Armadas lideram a tabela com 63% de aprovação; depois, seguem grandes empresas (54%), governo federal (43%), emissoras de TV (42%), imprensa escrita (41%), polícia (38%) e Igreja Católica (34%).
Para os responsáveis pela pesquisa, a avaliação da Justiça continua negativa porque mantém características anacrônicas: é lenta, cara e pouco acessível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário