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terça-feira, 6 de julho de 2010

Liberados estudos para porto de Marabá

A empresa Laghi Engenharia recebeu sinal verde do governo do Pará para dar início à elaboração dos estudos ambientais e do projeto básico para implantação do Porto de Marabá.  O secretário de Integração Regional, André Farias, assinou, na semana passada, a ordem de serviço para o início dos trabalhos.  O estudo ambiental e o projeto básico estão orçados em R$ 5.579,472,57 e tem prazo de 180 dias para conclusão, a partir do dia 29 de junho até 29 de dezembro deste ano.
O novo porto está orçado em R$ 100 milhões e visa a interligação do futuro polo de verticalização mineral do Estado ao Porto de Vila do Conde, no município de Barcarena, para escoar toda a produção de Marabá e região, através da hidrovia Araguaia-Tocantins.  A plataforma será construída no Km 14 da rodovia Transamazônica, à margem esquerda do rio Tocantins, e ocupará uma área de aproximadamente 370 mil metros quadrados.
De total responsabilidade do governo do Pará e do Departamento Nacional de Infra-estrutura Terrestre (Dnit), o porto terá em operação quatro grandes terminais cargueiros para granéis sólidos, sendo um para transportar minérios, outro para produtos agrícolas e ainda dois terminais para granéis líquidos, sendo um para o acondicionamento de combustíveis e líquidos em geral e o outro para cargas diversas.
As primeiras visitas técnicas às obras ocorreram na primeira e segunda quinzena de maio deste ano, sendo que a concorrência pública se encerrou no dia 17 de junho.
O novo porto de Marabá ficará estrategicamente localizado na rodovia Transamazônica, no centro do Distrito Industrial de Marabá, sendo vizinho da indústria Aços Laminados do Pará (Alpa), que recentemente recebeu licença para instalação no município.  A ideia principal é turbinar e potencializar o setor industrial paraense, aproximando estados vizinhos, uma vez que o novo porto irá interligar a hidrovia Araguaia-Tocantins à Rodovia Transamazônica e também à Estrada de Ferro Carajás. (O Liberal)

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