Pages

sábado, 7 de agosto de 2010

Lambanças reais

Do blog Chagas Filho de Marabá, postado ontem:

"Intriga da oposição”

“Intriga da oposição”. Nunca mais eu tinha ouvido essa expressão, mas ontem num telefonema inusitado do prefeito Maurino Magalhães ele desatou essa pérola que jazia empoeirada nas prateleiras do mundo político.
Será que é mesmo intriga da oposição o fato de que alguns servidores grevistas tiveram os salários simplesmente decapitados?
Será que é mesmo intriga da oposição as cópias de cheque de empresários de Parauapebas que sustentam a existência de Caixa 2 na campanha eleitoral de 2008, que desastrosamente empurrou Marabá para o picadeiro de quinta onde se encontra hoje?
Será que é mesmo intriga da oposição os quase 90 milhões de reais que a prefeitura começou a contrair de empréstimos desde que o homem da folha caída acostou-se no trono da municipalidade?
Afinal de contas, de que oposição o prefeito Maurino está falando?
A verdade ficou clara esta semana: na hora de comparecer às barras da Justiça para se explicar, Maurino adoeceu, mas teve súbita melhora para participar de um evento que reuniu mais de mil pessoas de baixa renda atendidas por um programa do governo federal, que vem sendo propagandeado como se fosse da prefeitura.
Mas não é a primeira vez que isso acontece, pois todos se lembram das propagandas oficiais na TV e no rádio, onde a prefeitura enumerava entre suas obras a duplicação da Transamazônica (dinheiro federal) e a realização da Expoama e a construção de um shopping em Marabá. Essas duas últimas “obras” eu não vou nem comentar."
-------

4 comentários:

Goreth Valério da Costa disse...

Tirei essa do blog do Bráulio-SINTEPP (brauliosintepp.blogspot.com)
Demagogia e Senso Crítico - Jota Moura
Continuando nossas postagens para contribuição da formação política e sindical da categoria.
"Demagogia no sentido lato, é a arte de conduzir o povo. O termo, com o passar do tempo, veio adquirindo sentido pejorativo significando a habilidade de enganar o povo. Segundo o Dicionário Aurélio, Demagogia é a simulação de modéstia, de pobreza, de humildade, de desprendimento, de tolerância, etc.,…” O demagogo político é aquele que faz demagogia com o povo simples. Quase sempre é bem falante, usando as falsas promessas como principal argumento, para conseguir os seus intentos eleitoreiros. Geralmente suas promessas correspondem às aspirações do povo, sendo impossíveis de realizá-las na prática. A demagogia é encarnada por falsas lideranças e, por isso, constitui a grande ameaça contra a democracia. Onde existe a demagogia institucionalizada, os verdadeiros líderes, aqueles que de fato buscam o bem do povo, dificilmente conseguem eliminar a influência dos demagogos, que usam de armas desleais para conquistar o poder.
O demagogo nunca tem em vista o bem público, mas abusa da credulidade popular, para satisfazer os seus interesses econômicos e carreiristas. No fundo, o demagogo é um cínico, que promete preponderância do povo na forma do governo, abusando da democracia pela dominação tirânica das facções populares.
Só um povo politicamente maduro consegue defender-se da demagogia dos demagogos. A demagogia chega a se tornar um vício tão terrível como o jogo de azar. Para evitá-lo, é indispensável que, desde a juventude, todos se exercitem numa liderança autêntica, na dedicação aos interesses da comunidade e na luta para a realização dos verdadeiros objetivos sociais. Só assim, se habituarão a distinguir o verdadeiro do falso líder, aprenderão a execrar o tipo demagógico, a descobrir suas manobras ardilosas, a preparar-se para, purificar a democracia de suas contrafações políticas."

Anônimo disse...

Quem é oposição ao governo Maurino em marabá?
Se fomos levar as manifestações das ruas, poderemos afirmar que 80% da população da cidade é contra ao governo, ou melhor a falta de ação, ao abandono da cidade,a situação da saúde,as demissões, as perseguições aos servidores,as denuncias de desvio de recurso.

Anônimo disse...

Caro Ademir, procede a explanação da Goreth sobre demagogia. Na eleição que se aproxima, infelizmente, o cenario, pouco ou nada mudará, haja visto a despolitização da flagrante maioria do eleitorado. A outra faceta do processo, é que não estará em cena, o desenvolvimento/futuro do "Estado" como um todo. O eleitor terá que buscar outra motivação ao se dispor em participar do ato circense armado. Os politi(cos)(queiros)levaram a efeito acordos, traindo e sendo traidos - segundo suas lógicas - que o humilde eleitor, se confundirá no meio desse emaranhado processo que, só atende aos anseios pessoais dos postulantes aos cargos eletivos. Em 08.08.10, Marabá-PA.

Anônimo disse...

De um sujeito que toma o santo nome de Deus em vão (2º mandamento da lei de Deus) à cada manifestação em público, e a quem não consegue subornar, busca destruir perseguindo, humilhando, expondo ao vexame, pode-se esperar qualquer coisa. E para ele só a justiça divina, pela qual o inferno lhe será pequeno, memo porque, ele vai arrastar um monte consigo. (J.A.C.)