Pages

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Justiça manda Ibama devolver bens

A Justiça Federal no Pará determinou que o Ibama devolva máquinas e equipamentos da madeireira M.P.Torres, uma das 12 empresas fechadas pelo órgão ambiental na semana passada em Nova Ipixuna, no sudeste do Pará. A informação e da Folha.
A operação foi montada após o assassinato do casal de extrativistas José Claudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo. Eles viviam num assentamento do município.
Segundo o Ibama, todas as madeireiras da cidade cometeram ilegalidades, como venda e exploração de madeira ilegal.
A madeireira entrou com ação na Justiça e conseguiu uma liminar na terça-feira (5). A decisão que determina a devolução das máquinas, no entanto, não permite que a empresa volte a operar.
Na decisão, o juiz federal Hugo Sinvaldo da Gama Filho diz que a madeireira não teve o direito de defesa respeitado. Caso descumpra, o Ibama fica sujeito a multa diária de R$ 1.000. Cabe recurso à decisão.
A M.P.Torres havia sido multada três vezes anteriormente. De acordo com o Ibama, a madeireira ocupava o mesmo endereço e usava o mesmo maquinário de outra empresa que está embargada desde 2007 e tem nove multas, que passam de R$ 280 mil.
Ainda segundo a autarquia, na última inspeção os fiscais identificaram corte de madeira sem autorização e desrespeito a condições da licença ambiental.
Folha.com

Um comentário:

Anônimo disse...

Por falar em IBAMA,qual o destino da madeira que se encontra no pátio da SEMA de Marabá,pq entra prefeito e sai prefeito a justificativa dos secretários do meio ambiente é sempre a mesma de que nao pode doar a madeira para familias q nescessitam e nem para instituiçoes filantrópicas pq é de responsabilidade do IBAMA e que o MP ta fiscalizando,acredito que está justificativa "tira de tempo" alguns e beneficia os dirigentes deste orgao municipal, vamos vigiar pra saber a verdade, mas alguém tem que investigar se ta havendo ou nao desvio de madeira sem autorizaçao do IBAMA.Muito cuidado que o atual secretário da SEMA é muito esperto,ou pelo menos se acha...