Pages

sábado, 31 de março de 2012

PT + ladrões Metralha = Petralha

As peraltices praticadas em seu nome por filiados levou o PT a se tornar verbete na mais nova edição do Grande Dicionário Sacconi, professor Luiz Antônio Sacconi lançado em janeiro deste ano e recentemente atualizado.
A palavra “petralha”, criado pelo jornalista Reinaldo Azevedo, da Veja.com, para se referir aos políticos e simpatizantes do PT que estivessem envolvidos em casos de corrupção, no dicionário tem sentido amplamente pejorativo: “Que ou pessoa que, sem nenhum escrúpulo, não vacila em cometer todo e qualquer ato marginal à lei, como usurpar, mentir, extorquir, ameaçar, chantagear, roubar, corromper, ou que defende com ardor ladrões, corruptos, usurpadores, mentirosos, cínicos, extorsionários, chantagistas, etc. que, porém, posam de gente honesta e defensores intransigentes da ética”.
Para creditar a criação da palavra ao jornalista da Veja, o Dicionário Sacconi publica que Azevedo fez a junção de “petista” – em referência aos integrantes inescrupulosos da legenda – com “Irmãos Metralha” – gêmeos (criminosos e atrapalhados) que estão presentes em histórias em quadrinhos e animações produzidas pela Disney. O dicionário cita, além dos créditos ao surgimento do neologismo, que existem as categorias “jornalista petralha” e “jornaleco petralha”.

Um comentário:

Anônimo disse...

Dr. Adémir,
Não é privilegio só do PT, na gestão do pior prefeito de Marabá,Nagibinho do Vavá existiam os famosos irmãos Metralhas, ARTUR, CHICÃO E JANARY. O primeiro hoje é AGIOTA em Marabá, o segundo prorietário de uma Fazenda na região do Rio Preto, com mais de 10 MIL cabeças de Gado, o terceiro, por sinal o mais malandro, possui vários prédios comerciais, todos bem alugados, que lhes rendem 60 mil de aluguel mensal, e mais uma Marina Nautica : A LANCHA DE SUA PROPRIEDADE CUSTA A BACATELA DE 150 CENTO E CINQUENTA MIL REAIS. O que tá faltando nessa Cidade, são os promotores de Jústiça, atuarem, mais pelo que se sabe, é que todos, tem uma LANCHINHA lá na referida Marina do Janary. Que vergonha Dr. Adémir !