Pages

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Briga de foice na Amat. E Salame perdeu

Por 25 votos favoráveis, o prefeito Sancler Ferreira, de Tucuruí, foi eleito presidente da Amat Carajás, em pleito encerrada há pouco em hotel de Marabá. A outra chapa, encabeçada por João Salame (também do PPS), contabilizou apenas 11 sufrágios, o que levou o prefeito de Marabá a afirmar que vai retirar este município da associação. Para Salame, as intervenções de Jatene na Amat a tornaram "subserviente".

A eleição da Amat envolveu interesses e influências bastante nítidos. No apoio a Sancler, o deputado federal Wandenkolk Gonçalves, com aval do governador Simão Jatene, agiu nos bastidores secundado pelo secretário de Obras do Estado, Joaquim Passarinho.
Do lado de João Salame, o lobby de Helder Barbalho, suposto candidato do PMDB à sucessão de Jatene, e do deputado federal Asdrúbal Bentes.
A presença de Passarinho ratificou a denúncia do Blog do Zé Dudu de que houve cooptação de eleitores na eleição anterior que elegeu o prefeito de Tucumã, Celso Lopes.
Ano passado, diz o blog, a eleição de Celso Lopes “foi cercada por absurdos políticos e jurídicos que valem a pena recordar. Politicamente houve denúncia por parte da chapa derrotada de que o governo do estado, através do vice-governador Helenilson Pontes, interferiu no resultado final, já que teria autorizado o candidato Celso Lopes Cardoso (PSD) a oferecer alguns quilômetros de asfalto aos municípios em troca do apoio a sua chapa, ou à chapa do interesse do governo Jatene”.
Zé Dudu comprovou a denúncia com imagens da agenda pessoal de Celso Lopes onde há anotações da quantidade de asfalto que seria repassada a cada prefeito.


7 comentários:

Anônimo disse...

Quase fui LINCHADO pelo pessoal que comenta no face do Frede Silveira por ter postado o texto abaixo, exprimindo minha opinião a respeito da AMAT e sua eleição.
____________

Se estamos numa democracia, e assim democraticamente esses 37 prefeitos foram eleitos, eles democraticamente elegeram seu representante na AMAT, também pelo direito de exercerem suas escolhas.

Os prefeitos que elegeram o novo presidente da AMAT, pelo que consta são aqui da região. Eles foram eleitos pelo voto dessa região. Se eles votaram assim, é porque entenderam estarem defendendo os interesses do povo e região.

Ademais, o prefeito de Marabá (o prefeito de Tucurui deveria fazer o mesmo em sua cidade) tem mais é que cuidar dos problemas dessa cidade, mostrar a que veio, do que ficar preocupado em gerir a AMAT apenas para contrariar seu ex-aliado, que pode vir novamente e a qualquer momento, coisas da politicagem, virar seu aliado. Ou vocês estão considerando que Salame nunca mais se aliará a Jatene?

Vamos às alianças inimagináveis: Lula-Sarney; Lula-Paulo Maluf; Lula-Jader; Lula-Collor; Jader-Ana Julia Carepa; Ana Julia Carepa-Almir Gabriel (in memorian); outra aliança inimaginável até uns 3 anos atrás: Salame-Ana Julia Ana Júlia Carepa... E por aí segue o cortejo.

Os dois perderam uma grande oportunidade de ficarem fora dessa disputa, deixando que algum prefeito de alguma cidade pequena da região assumisse a AMAT, como já ocorreu quando um prefeito da Palestina-PA dirigiu essa entidade.
____________
Adir Castro

Anônimo disse...

E a turma do Salame fez biquinho e ameaças.
Aí foram todos chorar no blog do capataz do governo, Hiroshi Bogea.
Não sabem perder!

Anônimo disse...

Ate parece que o João Salame ganhou a eleição sem a cooptação de votos pelos ministros do PT.
Bem feito ele deveria estar preocupado era com a falta de merenda escolar no municipio, eco sua promessas dos quinhentos quilometros de asfalto.

Anônimo disse...

Adir castro dessa vez vc acertou.Fez uma leitura da situação.

Na verdade o João ta com ego na lua, ainda resultado da eleição.O super homem por ter derrotado Tião Miranda/jatene juntos na eleição passada.concordo contigo, pra quer concorrer na amat? se não ta dando conta de resolver os problemas que herdou em marabá.

Anônimo disse...

Ademir
O joão salame, parece que cedo, achou que é uma grande liderança na região, esqueceu que foi eleito, por uma união de esforços, que por sinal não estavam nem foram convidados a participar dessa eleição(voo solo), formada pelo PT, com Lula, Ana Julia, , etc, PDT da Julia Rosa, Geovane Queiros, do PV , do PSL etc, que por sinal não estavam lá(menos PMDB),portanto meu caro Ademir, o João tem que baixar o facho, administrar Marabá, que não está dando conta ainda, pois na SEMED, tá uma zona não se sabe quem manda, agricultura, maeio ambiente, saúde, abras, está tudo como antes, inoperantes, portanto, é melhor ouvir as lideranças que o elegeram ou senão , vamos no caminho que o Maurino escreveu. tem que parar de pedir 10% com a desculpa de limpar a cidade, pois dinheiro não contabilizado é inicio de roubo, não podemos falar um discurso moralista e fazer , tudo igual aos outros, votei no João pela mudança, mas parece que os métodos , sao todos os mesmo,.

Anônimo disse...

Meu caro Ademir, o João Salame,realmente deu um salto além de suas pernas,e depois soltou uma carta tentando justificar a derrota,como descendente de árabes devia seguir o ditado: "nunca se justifique,seus amigos não precisam e seus inimigos não acreditam",mas não ! É a soberba.O blog comprado,do nosso conterrâneo,tem muito à fazer. Obrigado pelo espaço democrático.

Anônimo disse...

Aqui sim existe um espaço democrático meu caro Ademir...deveriamos juntos fazer uma campanha para tirar o capataz do salame do ar, o sr. Comprado Portaria Bogea da Silva...é indgnante oq ele faz, vamos acabar com isso em Marabá, ta na hora de vivermos uma nova era na imprensa, pelo amor de Deus...vamos protestar...só se bublica oq for de interesse....quando isso vai acabar?