Pages

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Só Sintepp aprovou parcelamento

No Correio do Tocantins:

18/02/2013
 Sintepp decide acatar proposta de parcelamento de dezembro
 
Muito quente e superlotado. Assim estava o Auditório “Eduardo Bezerra”, da Secretaria Municipal de Saúde, local onde aconteceu na tarde de ontem (15) a Assembleia do Sintepp (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública no Pará). Lá ficou acertado que os trabalhadores da Educação receberão em quatro vezes o salário de dezembro de 2012. A primeira parcela será paga no final deste mês, junto com o salário de fevereiro.Há três dias o Sintepp já estava negociando com Conselho do Fundeb, Conselho Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Planejamento e Ipasemar. Ontem a reunião durou cerca de três horas e, mesmo com a categoria dos professores se mostrando indignada, resolveu não fazer greve. “Por não haver mais saída e pelo fato de não querer mais arriscar em um processo de negociação via judicial, pois demoraria mais ainda para receber, acatamos a proposta do parcelamento”, afirma Wendel Lima Bezerra, coordenador do Sintepp.
Quanto aos vales-alimentação em atraso, que já estavam parcelados em 24 vezes, o pagamento continua dessa forma. “Este mês sairá um vale-alimentação e mais um vinte quatro avos dos vales-alimentação atrasados”, detalha o coordenador.
A respeito das outras mudanças propostas pelo novo governo, foi decidido que em vez de 20%, a gratificação para diretores ficou de 25% e 35%, dependendo do tamanho da escola. O piso nacional que a classe de educadores já deveria ter recebido a partir de janeiro receberá o retroativo do piso salarial em junho.
“Não dá para o sindicato aguardar o governo juntar dinheiro de forma integral, o sindicato está para negociar uma saída. Compreendemos que o servidor não tem culpa de estar recebendo parcelado, pois não trabalhou parcelado, mas por culpa da má administração do governo anterior tivemos de acatar”, justifica.
Wendel revela ainda que  a assembleia aprovou a iniciativa do sindicato de entrar com ação na Justiça para garantir que o governo municipal realmente pagará o salário de dezembro. Ademais, os três sindicatos (Sintepp, Sintesp e Servimmar), ainda segundo Wendel, entrarão com uma ação criminal contra o ex-gestor, Maurino Magalhães, solicitando o bloqueio dos bens dele. “O governo passado não pode ficar sem punição”, desabafa.
Prefeitura
O vereador Pedro Souza (PPS), líder do governo na Câmara Municipal, que estava presente na reunião, justificou o motivo da prefeitura pagar de forma parcelada. Segundo ele, do dinheiro que o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), disponibiliza em caixa, tirando as despesas com pagamento da folha de janeiro, sobrou R$ 1 milhão, mas a folha de dezembro equivale a R$ 11 milhões. “Não temos como pagar de uma só vez”, contabilizou o vereador.
“O governo escancarou as portas da Semed (Secretaria Municipal de Educação), tanto o conselho quanto o sindicato nunca tiveram acesso historicamente ao Fundeb à Folha de Pagamento, e nós disponibilizamos tudo. Eles pegaram as folhas de pagamento mais os recursos próprios, fizeram a soma e viram que não tinha condições de pagar integralmente”, ressalta Pedro Souza, explicando que, mesmo sem aceitar o parcelamento, o sindicato percebeu que essa era a única saída.
“No início foi um pouco dolorido, pois ainda aparecem alguns discursos fantasiosos, mas conseguimos provar com números que a impossibilidade do município efetuar o pagamento do salário de dezembro de uma vez só”.
Na votação, o governo municipal teve aprovação de 98%. Acrescido ao salário de fevereiro, além dos 25% do salário do mês de dezembro, a prefeitura promete pagar o vale-transporte de fevereiro, mais a diferença do vale-transporte que está atrasado.
Sendo assim, as datas para os pagamentos parcelados do mês de dezembro são: 28 de fevereiro, 30 de março, 30 de abril e 30 de maio. “Graças a Deus, a categoria acatou, a discordância é natural em um processo democrático, temos agora de honrar o compromisso que foi assumido e vamos honrá-lo”, finalizou o vereador. (Emilly Coelho)
--------
No Contraponto & Reflexão:


Desabafo de uma servidora!

Tati Mendes
Só para constar: Não concordo com o parcelamento do salário do mês de dezembro em quatro vezes! Os juros do banco, cartão de credito, prestações em loja, colégio de filhos... não esperam!
Embora a política de pão e circo seja necessária para alegrar o povo que padece a míngua, é necessário também a valorização e respeito com os servidores municipais.
Estamos vivendo uma política inteligente, profissionais competentes, no entanto, sacrificar os servidores diminui a credibilidade.

15 comentários:

Anônimo disse...

Está muito certo, não trabalhamos parcelado..muito pelo contrário no meu caso no mês de Dezembro trabalhei dobrado, e agora estou numa situação dificil...nem sei quando vai sair meu pagamento.....mas entendo o governo atual tem que começar no processo de enrequecimento né, tem que tirar o deles também....ai agente fica a mingua...

Anônimo disse...

eu gostaria que você Ademir perguntasse a atual prefeito e sua equipe se eles aceitam parcelar os seus salários tamém em sacrificio dos servidores com salários attasados...pergunte por favor..queremos respostas...

Anônimo disse...

O maior calote na historia do serviço publico municipal.
João sopapo,Pedro sousa e sintepp armaram um circo e colocaram os servidores para legitimar as medidas de arrocho contra os servidores da educação..,mas economizar o João não quer.continuou com a mesma estrutura onerosa do governo anterior . So para acomodar os afilhados politicos.

Anônimo disse...

O prefeito não conseguiu diminuir a folha de pagamento de janeiro,ele ta inchando de apadrinhados.

Um exemplo é a secretaria de cultura, alem dos servidores concursados, o novo secretário ja triplicou o numero de funcionarios, virou um cabide ou melhor um casino(joãozinho do joão grande,werbet paixão,nonatos drink!s,pedro testa de boi,o secretario adjunto jr dos teclados magico)ainda tem mais.Que dizer, a pratica não bate com os discursos do prefeito" governo austero".Na verdade o inicio do governo do sopapo virou um festival de portarias e nomeações.

Anônimo disse...

Na verdade foi isso mesmo.
So o sintepp aceitou o parcelamento.

Os servidores foram coagidos, com a ameaça de que o prefeito pagaria mediante autorização da justiça.

Foi uma armação do salame,pedro sousa ,toinha e sintepp.

estão confiscando nossos salários.

Anônimo disse...

O sintepp ja negocoio tudo.

parcelamento do salario,mexida no PCCCR,parcelamento do vale alimentação,adiamento do pagamento da avaliação de desempenho,aumento salaria de 2013, ninguém fala.

O servidor ta levando no r... com brita e seixo

Anônimo disse...

Prefeito João Salame teve cem mil pra gastar com carnaval, pra mim foi pouco pois o que ele ja cortou desse pessoal da educação, mais é como cantava Tim Maia: a vida é assim ums chora enqunto outros sorriem, Tatiana do sindicato apoiou a medida tomada emcima dos professores, ja esta Tatiane chora e reclama pois tiraram do seu.

Anônimo disse...

se a europa não recuperar sua economia a culpa é do maurino. se os 500 km de asfalto não sair, o hospital na cidade nova, as tres upas, as escolas de tempo integral, as centrais de ar das escolas do municipio, a culpa é do maurino. tudo agora é culpa do maurino. e não sabiam eles que a Terra já estava arrasada antes deles entrarem em cena?

Anônimo disse...

Não tô entendendo nada,a galera vai a reunião e diz amen pra tudo lá .e depois vem aqui pro confesionario do ademir emparedar a galera do simtep e companhia .por que não falaram na reunião ,falta de tempo não foi afinal a reunião durou três horas. agora é tarde .

Anônimo disse...

Anonimo das 13:46, vcs do sintep e da categoria dos professores não podem se queixar dos representantes que elegeram para representa-los na camara de vereadores, agora é suportar o fardo por 04 anos.Acho que vcs escolheram mal, mas cada povo tem os representantes que merecem...

Anônimo disse...

O SINTEP apadrinhou o então candidato João Salame em seu artigo publicdo no Blog do Hiroshi Bogéa, e agora aceitam a redução da gratificação de mestres e doutores da educação.

Onde está o pessoal do SINTEP que quando na UFPA diziam que iriam mudar forma de como o educador é tratado em Marabá.

Já era e a mascara caiu, porque está comprovado que são pelegos.

Anônimo disse...

Put.que.Pa..agora f....mas eu acho é bom pra esses bando de babacas, se com Maurino tava péssimo, agora é que vcs vão ver oque é inferno...O jão lorota é uma mistura de Barbalho, Miranda, ademir andrade e pra conpletar a corja do Pt...se preparem para os 4 piores anos da história de Marabá, se viram coisas feias nos últimos 4 anos, então se preparem...esse Ipócrita do João Mentira. disse que ia diminuir a folha e olha agora, a folha mais inchada dos ultimos anos.. cadê as promessas, vai passar os 4 anos e vai dizer que não cumpriu por causa do Maurino..essa é velha...de fora é outra coisa, depois que entra...parcela o salário dos teus seu.......

Anônimo disse...

Ca.....lho mano o Joaozinho mentira esta fu.......do com a vida do servidor. Usando como desculpa o PILANTRA anterior. Quem tambem esta usando o mesmo expediente e o Sintepp, para justificar as manobras recentes contra o servidor. NAO VAMOS TOLERAR MAIS. FICA A DICA !!!!!!

Anônimo disse...

Quero deixar registrado um "causo" que me contaram, sobre a sessão de ontem na camara municipal de Marabá... um dos veradores fez elogios ao Sr Dario Veloso sobre o trabalho frente a Secret. de Obras de Parauapebas e estendendo sua fala referiu que a referida secretaria do peba possui um orçamento de 350 milhoes aproximadamente, e que é maior que o orçamento da Prefeitura de Marabá inteira, veio outro e soltou essa perola: " e ele(Dário) já começou fazendo besteira, está fazendo ponte de concreto na Zona Rural"... e aí?? precisa dizer mais alguma coisa?? infelizmente nem sei quem é, mas a curiosidade é enorme. E tem gente que não vai entender...

Anônimo disse...

Bafão do carnaval.
O pau comeu no meio da praça são Felix.os foliões assistiram o telequete entre o secretario adjunto da secretaria de cultura e coordenador da mesma, o sr.werbeti paixão.O coordenador sendo um poço de arrogância não gosta de ser subalterno,desafiou a autoridade do adjunto jr do teclado magico.Foi dedo na cara, empurrões,xingamento.Não chegaram as vias de fato por que os "deixa disso" jogaram água na fervura.
"me respeite,eu sou a segunda pessoa depois do Claudio".