Pages

segunda-feira, 4 de março de 2013

Nas tetas do Estado

No Parsifal Pontes:

Mateus, primeiro os teus


Convalescendo da implantação de um stent, o governador Simão Jatene (PSDB-PA) foi apanhado, ainda no Hospital do Coração (SP), na manhã de ontem (03), por uma desagradável matéria da “Folha de S. Paulo” reportando que “ao menos sete familiares, além da ex-mulher e da ex-cunhada” de Jatene exercem cargos de confiança no Executivo, no Legislativo e no Judiciário do Pará.
A reportagem declara que, somados, os salários dos familiares do governador “ultrapassam R$ 100 mil mensais”.
Shot007
> Sem incidência de nepotismo
As averiguações já foram matérias em blogs locais. Quando me foi perguntado se feriam a Súmula 13 do STF (nepotismo), opinei que não, o que foi agora ratificado pela reportagem da “Folha” que, ouvindo “especialistas” declarou que os “casos não se enquadram diretamente na súmula vinculante do STF”.
Nenhum dos parentes ou afins relacionados pela “Folha” está a cargo de órgãos vinculados ao executivo estadual e a matéria não demonstra a existência de cargos ocupados, no Poder Executivo, por parentes ou afins de mandatários do Poder Legislativo ou Judiciário, afastando o nepotismo cruzado. Portanto, do ponto de vista legal, o governador não incorre em irregularidades.
> Impacto moral é volumoso
Resta o impacto moral da revelação e a constatação de que, do ponto de vista político, a prática é temerária, pois destarte a regularidade jurídica, é vista pelo eleitor como insidiosa, ao se constatar o favoritismo dos cargos à influência que o chefe de Poder Executivo exerce sobre os órgãos do Estado, na mais perfeita tradução da condição que todos condenam quando estão fora mas fazem quando estão dentro: “Mateus, primeiro os teus!”.   
Abaixo, o infográfico da “Folha de S. Paulo”.



Laços de família

Shot005
Shot006
Infográfico elaborado pela “Folha de S. Paulo”.

5 comentários:

Anônimo disse...

Enquanto não for totalmente proibida a contratação desses assessores eles fazem a festa. Pesquisem quantos assessores do governador são parentes de juizes,deputados e senadores e quantoS dos DASS NO ESTADO SÃO OCUPADOS POR SERVIDORES PÚBLICOS CONCURSADOS. É vergonhoso!

Anônimo disse...

Eles fazem a festa...veja o que está acontecendo em Marabá, muda-se até a lei pra beneficiar parentes...é vergonhoso!!!

Anônimo disse...

Jatene e familia vampirizam o estado.E tomara que pare nas 2,pro prejuizo aos cofres publicos ficar por ai.Parece praga.

Anônimo disse...

SE GRITAR PEGA LADRÃO,/ NÃO FICA UM MEU IRMÃO,/ SE GRITAR PEGA LADRÃO,/ NÃO FICA UM....

CEBINHO

Anônimo disse...

Dr. Parsifal me responda uma coisa, ei fiz uma denuncia ao MP sobre a festa do nepotismo a maior da história até o momento aqui em Marabá, festa esta comandada pelo atual gestor sr. Salame. O MP sisplesmente respondeu que é permitido o prefeito colocar seus irmãos e os parentes de sua esposa nos cargos de assessoria e secretariado, os chamados cargos de confiança.. sou acadêmico de direito e confesso que ainda fico confuso contudo isso, afinal pode ou não pode, me passo por favor a resposta na lei...ainda vejo essa matério sobre o governador dizendo que é nepotismo, ai embaralha tudo...