Pages

segunda-feira, 23 de abril de 2007

Emperrou de vez

A comarca de Marabá - 1a e 2a Entrâncias - possui três varas cíveis (1a, 2a e 3a), duas penais (4a e 5a), uma da Infância e da Juventude (6a), uma vara agrária, um Juizado Cível Especial e outro Criminal Especial. Hoje, a situação é a seguinte: a única titular da comarca, dra. ana Patrícia foi embora. Ela ocupava a 2a Vara, o juizo eleitoral, a administração do fórum. Ficaram apenas três juízes substitutos: Dr. Marcelo Andrei, cumulando a 1a cível e uma criminal; dr. Cleitoneu, respondendo pelas 5a e 6a varas, mais o a da Infância e da Juventude. Dra. andreia, que veio substituir dr. Líbio na Vara Agrária, mal chegou saiu de férias. No Ministério Público Estadual (MPE), segundo um advogado, há duas semana não se tem promotor criminal. Os promorotes Edvaldo, Lucinery e Antônio Maurício estão de férias. Dr. Daniel, que veio cobrir ausência e acumula duas promotorias, está de portaria para curso em Belém e ao retornar, semana que vem, passa direto para Santana do Araguaia.

6 comentários:

Anônimo disse...

Então Caro-Nobre, é só fecharmos as portas de nossas humildes budegas e armar a rede no aupendre pra tirar um cochilo toda tarde... Pra comer a gente se inscreve no Bolsa Família e pesca uma piabinha nos nossos maravilhosos rios!!!

Ademir Braz disse...

Falaste pela boca de um profeta, caro anônimo. Ei, estou pensando em reflorestar a nova marabá, recompor o castanhal público que havia aqui nos anos 40 e que o João Anastácio de Queiroz, o patriarca, transformou em propriedade privada (e bote privada nisso). vou precisar dos seus préstimos, em seguida, para transformar em área de preservação ambiental particular. Depois a gente pede emprestados uns indios da Vale do Rio Doce e tchan!, chama as ONGs para a gente lutar contra a construção de hidrelétrica na grota Criminosa.
Vamos ficar ricos com o ouro de Moscou!

Anônimo disse...

os advogados de Xinguara foram muito mais aguerridos na hora de protestar
Marcelo Andrei ainda acumula a direção do forum e a 3a Cível
E ainda há o Juizado Especial Ambiental junto à Vara Agrária
são apenas três juízes agora
uma vergonha!
impossível dar conta de tantas funções
devemos ir ao conselho de justiça pois é inadmissível que se fique posando instalando vara da infância quando não existe juiz para sequer responder numa cidade do porte de marabá
o conselho aceita denuncia anônima se a Subseccional daqui continuar a contemporizar como vem fazendo
enquanto isso o forum vai caindo aos poucos e nada se faz
aquilo foi feito com dinheiro público
também o conselho deveria dar uma olhada
ademir cadê a sub da OAB?

Ademir Braz disse...

Caro anônimo:
O presidente da sub, Haroldo Jr., seguiu (ou ficou de seguir) nessa terça-feira para Belém, itinerar atrás de solução para o que se agrava há cada ano.
Por mim, também, ele iria logo ao Conselho Nacional de Justiça, até porque a falta de juizes, promotores e defensores públicos ocorre em todo o sul e sudeste do Estado. Na Defensoria, aqui, existem apenas 3 defensoras: duas no cível e uma, umazinha e sozinha, que atende 235 processos dos 350 presos de Justiça.
É notório que sobre as mesas dos nossos magistrados existem até 7000 processos carecendo de encaminhamento. Nem a vida toda um dele levará para sentenciar tanto!
trabalhar nessas condições é estressante e pouco produtivo.
é verdade, também, que o novo Fórum está rachando de cima abaixo e o piso afundando (há portas que sequer fecham). O conjunto de prédios foi construído sobre um aterramento de lixo. Como você vê, em tudo que se mexe em Marabá tem um erro que vem de berço e sobre o qual se constroem castelos de barro.

Anônimo disse...

agradeço a atenção pela resposta e franqueza
e essa questão de que a falta de juízes, promotores e defensores é em toda a região é muito interessante
o problema é bem maior que pensava:
a Justiça não existe!! dá pra levar até a OEA o estado do Pa'ra por denegação de Justiça.

Ademir Braz disse...

Caro anônimo:
O Diário da Justiça de 25 de abril trouxe novidades: nomeações de juízes substitutos (nenhum titular). Já é alguma coisa. Leia a notícia que estou postando no Quaradouro.