Com as eclusas, será possível retomar o contato e o comércio com cidades do Baixo Tocantins, como no passado |
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugura amanhã (30/11) à tarde as eclusas da hidrelétrica de Tucuruí, obra que deveria ter sido construída há 30 anos , juntamente com a barragem do rio Tocantins. Como recorda O Estado de S. Paulo, as eclusas foram ignoradas por “sete presidentes da República e 21 ministros dos transportes ”.
Leia, na íntegra , a reportagem de Renée Pereira , de O Estado de S.Paulo, sob o título “Após 30 anos , eclusas de Tucuruí viram realidade ”:
A inauguração será na tarde de terça-feira , com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Neste começo de operação , a eclusa passará por uma série de testes . O primeiro deles ocorreu na quinta-feira , com cargas de material de construção usado na obra . Entre hoje e amanhã , novos testes serão feitos para evitar problemas durante o evento oficial .
No total , o governo gastou R$ 1,6 bilhão no empreendimento iniciado em 1981, sob as regras da ditadura do presidente João Figueiredo. De lá pra cá , o projeto teve capítulos intermináveis de falta de recursos no orçamento público , suspensão das obras por denúncia de irregularidade - que durou 32 meses - e várias invasões do canteiro pelos integrantes do Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB).
A cada contratempo , o governo emitia uma série de portarias , termos de compromisso e repactuação de contratos . Isso sem contar o prejuízo de ter de refazer estudos técnicos que ficaram defasados com o decorrer dos anos . "A obra sofreu os efeitos e solavancos da economia e, durante muito tempo , andou no stop and go (para e anda ). Mas o presidente Lula assumiu a responsabilidade de tocar essa obra de grande força para o setor ", afirmou o ministro dos Transportes , Paulo Sergio Passos .
Matopiba
A coordenadora-geral de infraestrutura rural e logística do Ministério da Agricultura , Maria Auxiliadora Domingues de Souza, destaca que a inauguração das eclusas beneficiará uma região agrícola que tem crescido muito nos últimos anos . Trata-se da área conhecida como Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e oeste da Bahia). "Hoje , os produtores dessas áreas não têm muita alternativa para escoar a safra . O Rio Tocantins é uma excelente opção ", diz ela , destacando que o potencial de transporte nessa região é de 22 milhões de toneladas .
Maria Auxiliadora acredita que no primeiro semestre de 2011 as eclusas estarão operando com uma quantidade razoável de carga . Mesma opinião tem o coordenador do Movimento Pró-Logística de Mato Grosso , Edeon Vaz Ferreira , que comemorou a inauguração das obras de Tucuruí. Na avaliação dele, mesma sem todas as condições adequadas, os produtores já vão usar as eclusas , que reduzirão em até 15% o valor do frete .
No futuro , quando outras eclusas (de Estreito e Lajeado ) ficarem prontas e a derrocagem (retirada de pedras ) de cerca de 50 km de corredeiras for concluída, serão 1,5 mil km de rios navegáveis, diz o ministro dos transportes . Edeon acredita que a navegabilidade permitirá ainda o aumento da produção de soja nas regiões de Porto Alegre do Norte e Santa Cruz do Xingu (MT), onde há áreas de pastagem . "Será um grande avanço para o agronegócio."
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