Pages

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Saberes da Terra



O Prof. Evandro Medeiros, do campus da Universidade Federal do Pará em Marabá, abordou nesta quinta-feira (02/12) a importância e o significado da Medalha Paulo Freire com que o Ministério da Educação premiou o Programa Saberes da Terra da Amazônia Paraense - 2006 a 2008. Além de Marabá, o programa alcançou também os municípios de Breves, Concórdia do Pará, Igarapé-Miri, Ipixuna do Pará, Juruti, Medicilândia, Moju, Paragominas, Portel, Santa Luzia, S. Sebastião da Boa Vista, Viseu, Uruará e Xinguara, atendendo inicialmente a 760 jovens agricultores. “A premiação é o agraciamento por esta história e atuação da UFPA na Educação do Campo, o reconhecimento de sua liderança, competência  e compromisso como universidade envolvida na construção de uma sociedade mais justa e sustentável no contexto da Amazônia”, disse Medeiros.
A cerimônia de entrega aconteceu no último dia  29 de novembro, em Brasília, durante a  II Semana da Educação de Jovens e Adultos, organizada pelo MEC, Comissão Nacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos e Fóruns de Educação de Jovens e Adultos e estiveram presentes, além de Evandro Medeir5os,  também os professores Romier Souza [Campus de Castanhal/ IFPA], Edinaldo Feitosa  (Diretor Geral do Campus de Castanhal/IFPA), o prefeito de Moju, Iran Lima, e a presidente da Undime no Pará, Sandra Helena Ataíde.
A UFPA desenvolve projetos de Educação do Campo, numa ação integrada com movimentos sociais, desde 1998, através de cursos de graduação (Pedagogia, Agronomia e Letras), cursos de ensino médio (magistério, técnico agropecuário e técnico de saúde), cursos de ensino fundamental e alfabetização, financiados pelo Programa Nacional de Reforma Agrária (Pronera) e realizados em diversos campis, mobilizando diferentes Faculdades e também o NPI. Além disto, a universidade possui uma licenciatura especifica para formar educadores do campo (Licenciatura Plena em Educação do Campo) e organiza cursos de especializações sobre Educação do Campo em Belém e Marabá.
Tem sido a UFPA juntamente com a Escola Agrotécnica Federal de Castanhal (hoje IFPA), a principal instituição na organização de iniciativas pedagógicas em educação do campo e na mobilização dos debates sobre a necessidade de uma política publica que atenda as demandas de escolarização dos povos do campo, se colocando a UFPA como uma das instituições coordenadoras do Fórum Paraense de Educação do Campo.
Como uma ação constituída a partir de uma rede de parcerias, o Programa teve como coordenadores os professores Jacqueline Serra Freire [ICED/UFPA], Evandro Medeiros [FACED/UFPA Marabá], Evanildo Estumano [ICED/UFPA] e Romier Souza [EAFC/IFPA].
Entre seus vários objetivos, o programa forma jovens agricultores em nível de ensino fundamental, qualificação social e profissional inicial para atuar junto às suas comunidades no que se refere à diversificação das atividades da agricultura familiar; qualificá-los social e ambientalmente, a fim de valorizar e fortalecer o modo de vida do campo e buscar a melhoria da qualidade de vida das famílias camponesas, potencializando assim a pluralidade de seus saberes e dos conhecimentos técnicos e científicos.

Nenhum comentário: